Palavras são palavras, rimadas ou aliteradas: análise da relação da complexidade das propriedades da palavra no desempenho de crianças nas tarefas de detecção de rima e aliteração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Émille Burity
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26924
Resumo: O presente estudo versa sobre as tarefas de rima e aliteração, consideradas pela literatura como algumas das tarefas que acessam a consciência fonológica. Diversos estudos preconizam que ocorre uma correlação positiva entre consciência fonológica e aprendizado da leitura, estudos atuais consideram também a consciência fonológica como uma competência preditora da aquisição da leitura. Ao visitar o imenso cabedal teórico existente sobre a temática questionou-se as tarefas de rima e aliteração considerando as propriedades da palavra (extensão, frequência e regularidade). Neste sentido, para compreender a possível relação entre as propriedades da palavra e os resultados obtidos pelas crianças em tarefas de rima e aliteração, foi realizada a presente investigação. Teve como objetivo central analisar o desempenho de pré-leitores e leitores iniciantes nas tarefas de rima e aliteração, desempenho observado através da resposta dada ao item (acerto/erro) e o tempo de reação para execução, teve-se como variáveis as propriedades da palavra: extensão, frequência e regularidade. A amostra foi composta por 149 crianças, dividida em grupos de pré-leitor e leitor iniciantes, advindas de escolas públicas e particulares de João Pessoa-PB. Para auxílio da coleta de dados foi utilizado o Teste de Habilidade Preditoras da Leitura – THPL, que é informatizado e adaptativo, o instrumento permite uma análise individualizada da criança, considera o nível de dificuldade do item, o poder discriminativo do item e a possibilidade do acerto casual. OTHPL analisa a resposta da criança item a item e permite que o aplicador posso vislumbrar as propriedades da palavra de cada item respondido pela criança. A análise dos dados coletados foi feita a partir de técnicas estatísticas descritivas – médias e desvios padrões e inferenciais – correlações e diferenças entre grupos. Observou-se que a extensão, frequência e regularidade exercem influência sobre o desempenho de pré leitores e leitores iniciantes em tarefas de rima e aliteração de diferentes formas.
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Teve como objetivo central analisar o desempenho de pré-leitores e leitores iniciantes nas tarefas de rima e aliteração, desempenho observado através da resposta dada ao item (acerto/erro) e o tempo de reação para execução, teve-se como variáveis as propriedades da palavra: extensão, frequência e regularidade. A amostra foi composta por 149 crianças, dividida em grupos de pré-leitor e leitor iniciantes, advindas de escolas públicas e particulares de João Pessoa-PB. Para auxílio da coleta de dados foi utilizado o Teste de Habilidade Preditoras da Leitura – THPL, que é informatizado e adaptativo, o instrumento permite uma análise individualizada da criança, considera o nível de dificuldade do item, o poder discriminativo do item e a possibilidade do acerto casual. OTHPL analisa a resposta da criança item a item e permite que o aplicador posso vislumbrar as propriedades da palavra de cada item respondido pela criança. A análise dos dados coletados foi feita a partir de técnicas estatísticas descritivas – médias e desvios padrões e inferenciais – correlações e diferenças entre grupos. Observou-se que a extensão, frequência e regularidade exercem influência sobre o desempenho de pré leitores e leitores iniciantes em tarefas de rima e aliteração de diferentes formas.The present study deals with the tasks of rhyme and alliteration, considered by the literature as some of the tasks that access to phonological awareness. Several studies claim that there is a positive correlation between phonological awareness and reading acquisition, current studies also consider phonological awareness as a predictor of competence acquisition of reading. When visiting the huge leather on the existing theoretical thematic questioned whether the rhyme and alliteration tasks considering the properties of the word (length, frequency and regularity). Therefore, to understand the possible relationship between the properties of the word and the results obtained by children in tasks of rhyme and alliteration, this research was conducted. Aimed at examining the performance of pre-readers and beginning readers in the tasks of rhyme and alliteration, observed performance through the answer to part (hit / error) and reaction time for execution, had as varying the properties of the word : extent, frequency and regularity. The sample consisted of 149 children, divided into groups of pre-reader and beginners, coming from public and private schools in João Pessoa-PB. To aid in data collection test was used for predictors of Reading Ability - THPL, which is computerized and adaptive, the instrument allows an individual analysis of the child, considering the difficulty level of the item, the discriminating power of the item and the possibility of settlement casual. OTHPL analyzes the response of the child item to item and allows the applicator can discern the properties of word of each item answered by the child. The data analysis was made from using descriptive statistics - means and standard deviations, and inferential - correlations and differences between groups. It was observed that the length, frequency and regularity influence on the performance of pre readers and beginning readers in rhyme and alliteration tasks in different ways.Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-05-11T13:42:45Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EBD11052023.pdf: 1270513 bytes, checksum: c4e017fbb07093b76515715a47aa6580 (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-11T13:42:45Z (GMT). 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