Palavra é brinquedo : a rima da cultura popular brasileira no desenvolvimento da consciência fonológica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/255160 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo identificar como as rimas da cultura popular brasileira em suas diversas expressões (cantigas, brincadeiras, textos, manifestações populares, etc), colaboram no desenvolvimento da consciência fonológica, e levantar quais são as brincadeiras populares que aparecem como potencialidade pedagógica e cultural. Neste estudo, o significado de brinquedo ultrapassa o sentido de objeto para o brincar e recebe definição ampliada baseada em Lydia Hortélio (2015). O procedimento metodológico utilizado na pesquisa foi a Revisão Sistemática de Literatura. A coleta de dados foi realizada nos bancos de dados Google Acadêmico, Sistema de de Teses e Publicações e Periódicos CAPES, utilizando os descritores Consciência Fonológica, Cultura Popular Brasileira, Rima, Brincadeira Popular, Cantiga Popular, Manifestações Populares e Alfabetização. Nesta busca foram encontrados 39 trabalhos científicos publicados entre 2012 a 2022. A análise dos dados foi estabelecida a partir de 3 categorias: 1 - Cultura Popular Brasileira no desenvolvimento da Consciência Fonológica da rima nos Anos Iniciais, 2 - Cultura Popular Brasileira no desenvolvimento da Consciência Fonológica da rima na Educação Infantil e 3 - Cultura Popular Brasileira como Prática Cultural e para a Educação das Relações Étnico-raciais. Os trabalhos foram categorizados considerando a metodologia utilizada; a consciência fonológica; a brincadeira, cantiga ou texto da cultura popular; e os resultados obtidos. Pode-se considerar que a palavra é brinquedo quando é apresentada para as crianças na Educação Infantil ou Anos Iniciais em quadrinhas, cantigas, brincadeiras, cirandas, manifestações populares, adivinhas, oportunizando a criança a vivenciar o brinquedo através do corpo, dos sons, dos ritmos, das interações, e do sentimento de alegria e pertencimento. Ao mesmo tempo em que a criança desenvolve a habilidade de consciência fonológica da rima brincando com a cultura popular, torna-se sujeito ativo no processo de aprendizagem e forja sua identidade brasileira. |
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Goulart, Caroline de LimaScherer, Ana Paula Rigatti2023-02-28T03:22:59Z2022http://hdl.handle.net/10183/255160001162978A presente pesquisa tem como objetivo identificar como as rimas da cultura popular brasileira em suas diversas expressões (cantigas, brincadeiras, textos, manifestações populares, etc), colaboram no desenvolvimento da consciência fonológica, e levantar quais são as brincadeiras populares que aparecem como potencialidade pedagógica e cultural. Neste estudo, o significado de brinquedo ultrapassa o sentido de objeto para o brincar e recebe definição ampliada baseada em Lydia Hortélio (2015). O procedimento metodológico utilizado na pesquisa foi a Revisão Sistemática de Literatura. A coleta de dados foi realizada nos bancos de dados Google Acadêmico, Sistema de de Teses e Publicações e Periódicos CAPES, utilizando os descritores Consciência Fonológica, Cultura Popular Brasileira, Rima, Brincadeira Popular, Cantiga Popular, Manifestações Populares e Alfabetização. Nesta busca foram encontrados 39 trabalhos científicos publicados entre 2012 a 2022. A análise dos dados foi estabelecida a partir de 3 categorias: 1 - Cultura Popular Brasileira no desenvolvimento da Consciência Fonológica da rima nos Anos Iniciais, 2 - Cultura Popular Brasileira no desenvolvimento da Consciência Fonológica da rima na Educação Infantil e 3 - Cultura Popular Brasileira como Prática Cultural e para a Educação das Relações Étnico-raciais. Os trabalhos foram categorizados considerando a metodologia utilizada; a consciência fonológica; a brincadeira, cantiga ou texto da cultura popular; e os resultados obtidos. Pode-se considerar que a palavra é brinquedo quando é apresentada para as crianças na Educação Infantil ou Anos Iniciais em quadrinhas, cantigas, brincadeiras, cirandas, manifestações populares, adivinhas, oportunizando a criança a vivenciar o brinquedo através do corpo, dos sons, dos ritmos, das interações, e do sentimento de alegria e pertencimento. Ao mesmo tempo em que a criança desenvolve a habilidade de consciência fonológica da rima brincando com a cultura popular, torna-se sujeito ativo no processo de aprendizagem e forja sua identidade brasileira.The present research aims identify howtherhymes of Brazilian popular culture in its various expressions (songs, games, texts, popular manifestations, etc.), collaborate in the development of phonological awareness, and to raise which popular games appear as a pedagogical and cultural potentiality. In this study, the meaning a toy goes beyond thesense of object for play and receives an expanded definition based on LydiaHortélio (2015). The methodological procedure used in the research wasthe Systematic Literature Review. Data collection have been performed out in the Google Academic, Thesisand Publications System and CAPES Periodicals data bases, using the descriptors Phonological Awareness, Brazilian Popular Culture, Rhyme, Popular Play, Popular Song, Popular Manifestations, and Literacy. In this search thirthy-nine scientific paper published between 2012 to 2022. The data analysis has been set from 3 categories: 1 - Brazilian Popular Culture in the development of the phonological awareness of rhyme in the Early Years, 2 - Brazilian Popular Culture in the development of the phonological awareness of rhyme in Early Child hood Education, and 3 - Brazilian Popular Culture as Cultural Practice, and for the Education of Ethnic-Racial Relations. The papers were categorized considering the methodology used; phonological awareness; the popular culture play, song, ortext; and the results obtained. One can consider that the wordis a toy when displayed toth students to children in Kinder gartenor Early Childhood Education in rhymes, songs, games, games circle, popular manifestations, andriddles, giving the child the opportunity to experience the toy through the body, the sounds, the rhythms, the interactions, and the feeling of joy and belonging. Ordinarily time that the child develops the skill of phonological awareness of rhy me playing with popular culture, hebe comes a nactive subject in the learning process and forges his Brazilian identity.application/pdfporConsciência fonológicaRimaCultura popular : BrasilPhonological awarenessBrazilian popular cultureRhymePalavra é brinquedo : a rima da cultura popular brasileira no desenvolvimento da consciência fonológicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162978.pdf.txt001162978.pdf.txtExtracted Texttext/plain122093http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255160/2/001162978.pdf.txtea0fc79bfb60dbeb38c042d4aeb7a438MD52ORIGINAL001162978.pdfTexto completoapplication/pdf580306http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255160/1/001162978.pdfe18d91f58d8c9ec9b0b0777b160448bbMD5110183/2551602023-03-22 03:23:41.106088oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255160Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-22T06:23:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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