O enunciado do analfabetismo funcional no discurso midiático: contribuições ao debate sobre a alfabetização de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Júlio César de Lima
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27269
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar o discurso midiático sobre o analfabetismo funcional. O referencial teórico conceitual desta pesquisa está estruturado em consultas a artigos, livros, dissertações e teses. Do ponto de vista teórico-conceitual este estudo apropria-se das contribuições conceituais de Soares (2003), Ribeiro et. al. (2002), Unesco (2008) e fundamenta-se na Análise Arqueológica do Discurso, em Michel Foucault (2008, 2022), com base nos conceitos de discurso e enunciado. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa são baseados em três etapas, a saber: 1) mapeamento dos documentos, 2) escavação da zona do discurso e 3) análise e descrição dos enunciados (ALCANTARA e CARLOS, 2013). Com base nos achados arqueológicos do discurso, constatou-se a centralidade e evidência da função demográfico-estatística do analfabetismo funcional. Este estudo contribuiu, para o mapeamento da rede discursiva midiática sobre o analfabetismo funcional, composta por relação de causa e efeito, diferentes posições de sujeito em diferentes gerações, como objeto de política pública e como problema epistemológico-classificatório.
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Este estudo contribuiu, para o mapeamento da rede discursiva midiática sobre o analfabetismo funcional, composta por relação de causa e efeito, diferentes posições de sujeito em diferentes gerações, como objeto de política pública e como problema epistemológico-classificatório.This research aimed to analyze the media discourse on functional illiteracy. The theoretical-conceptual framework of this research is structured based on consultations of articles, books, dissertations, and theses. From a theoretical-conceptual perspective, this study initially appropriates the conceptual contributions of Soares (2003), Ribeiro et al. (2002), UNESCO (2008), and is grounded in the Archaeological Analysis of Discourse, by Michel Foucault (2008, 2022), based on the concepts of discourse and statement. The methodological procedures of this research are based on three stages, namely: 1) mapping of documents, 2) excavation of the discourse zone, and 3) analysis and description of statements (ALCANTARA and CARLOS, 2013). Based on the archaeological findings of discourse, it was found that the demographic-statistical function of functional illiteracy is central and evident. This study contributed, therefore, to the mapping of the media discursive network on functional illiteracy, which is composed of cause-and-effect relationships, different subject positions in different generations, as an object of public policy, and as an epistemological-classificatory problem.Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-06-28T14:44:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JCLS20062023.pdf: 1039558 bytes, checksum: 7d12379bcfd17a649c00bba6a34ca7db (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-28T14:44:37Z (GMT). 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