O realismo maravilhoso no romance sombras de reis barbudos: formas de silenciamento e de opressão em tempos de ditadura militar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27796 |
Resumo: | No Brasil, o Realismo Maravilhoso não alcançou o mesmo status que os demais países latinoamericanos. Mesmo assim, a crítica literária reconhece a importância do escritor brasileiro José J. Veiga como um dos maiores representantes do gênero insólito. Dentre as obras do autor, selecionamos para este trabalho monográfico o romance Sombras de reis barbudos (1972), publicado no período de ditadura militar. Nessa obra, a manifestação do Realismo Maravilhoso é convertida em situações absurdas que colaboram para o surgimento de uma atmosfera violenta e opressora, que se desenvolve a partir de um golpe instaurado na pequena e fictícia cidade chamada Taitara. Nosso objetivo é analisar os elementos insólitos como possíveis elementos alegóricos que podem ser relacionados ao contexto histórico ditatorial brasileiro, que teve início em 1964. A metodologia deste projeto está centrada em uma pesquisa de caráter bibliográfico. No que diz respeito às pesquisas que tiveram como foco investigar o modo como a censura operava no período ditatorial, consultamos os estudos das pesquisadoras Sandra Reimão (2011) e Regina Dalcastagnè (1996-2001). No que se refere aos teóricos citados a fim de conceituar o Realismo Maravilhoso, recorremos aos textos de Irlemar Chiampi (1980), Alejo Carpentier (1985), Maria Eugènia Pereira (2005) e David Roas (2014). Para melhor compreender as características da literatura de José J Veiga, recorremos aos pesquisadores Gregório Dantas (2002), Anderson Pires (2016), Leonice Carvalho (2017) e Eleone Assis (2014). Após a análise, identificamos que o espaço criado pelo autor contribui com uma esfera Real Maravilhosa caracterizada pela opressão, que exprime a violência do contexto ditatorial. Por exemplo, os muros erguidos na cidade é um símbolo que causa divisão, isolamento, opressão e medo. Além disso, observamos que a invasão e aceitação dos urubus que vigiam o lugarejo mantêm o teor Real Maravilhoso, outras marcas presentes no romance identificadas remetem de maneira mais clara ao golpe militar, por exemplo: a instauração de um golpe, as torturas, e a censura. |
id |
UFPB-2_cceb38e763712b554f43038e84a1809a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/27796 |
network_acronym_str |
UFPB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-08-15T18:29:09Z2023-08-15T18:29:09Z2023-06-06https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27796No Brasil, o Realismo Maravilhoso não alcançou o mesmo status que os demais países latinoamericanos. Mesmo assim, a crítica literária reconhece a importância do escritor brasileiro José J. Veiga como um dos maiores representantes do gênero insólito. Dentre as obras do autor, selecionamos para este trabalho monográfico o romance Sombras de reis barbudos (1972), publicado no período de ditadura militar. Nessa obra, a manifestação do Realismo Maravilhoso é convertida em situações absurdas que colaboram para o surgimento de uma atmosfera violenta e opressora, que se desenvolve a partir de um golpe instaurado na pequena e fictícia cidade chamada Taitara. Nosso objetivo é analisar os elementos insólitos como possíveis elementos alegóricos que podem ser relacionados ao contexto histórico ditatorial brasileiro, que teve início em 1964. A metodologia deste projeto está centrada em uma pesquisa de caráter bibliográfico. No que diz respeito às pesquisas que tiveram como foco investigar o modo como a censura operava no período ditatorial, consultamos os estudos das pesquisadoras Sandra Reimão (2011) e Regina Dalcastagnè (1996-2001). No que se refere aos teóricos citados a fim de conceituar o Realismo Maravilhoso, recorremos aos textos de Irlemar Chiampi (1980), Alejo Carpentier (1985), Maria Eugènia Pereira (2005) e David Roas (2014). Para melhor compreender as características da literatura de José J Veiga, recorremos aos pesquisadores Gregório Dantas (2002), Anderson Pires (2016), Leonice Carvalho (2017) e Eleone Assis (2014). Após a análise, identificamos que o espaço criado pelo autor contribui com uma esfera Real Maravilhosa caracterizada pela opressão, que exprime a violência do contexto ditatorial. Por exemplo, os muros erguidos na cidade é um símbolo que causa divisão, isolamento, opressão e medo. Além disso, observamos que a invasão e aceitação dos urubus que vigiam o lugarejo mantêm o teor Real Maravilhoso, outras marcas presentes no romance identificadas remetem de maneira mais clara ao golpe militar, por exemplo: a instauração de um golpe, as torturas, e a censura.In Brazil, realism wonderful undershoots likewise status the to Latin American countries. Even so, literary criticism recognizes the importance of Brazilian writer José J. Veiga one the greatest representatives of the genre. Among the author's works, we selected for this mono graphic work the novel Sombras de reis Barbados (1972), published during the military dictatorship. In this work, the manifestation of Wonderful Realism is converted into absurd situations that collaborated to the emergence of a violent and oppressive atmosphere, which develops from a coup instituted in the small and fictional city called Taitara. Our objective is to analyze the unusual elements as possible allegorical elements that can be related to the Brazilian dictatorial historical context, which began in 1964. The methodology of this project is centered on bibliographical research and, concerning the research that had focused to investigate how censorship operated during the dictatorial period, we consulted the studies of researchers Sandra Reimão (2011) and Regina Dalcastagnè (1996-2001). Concerning the theorists cited to conceptualize wonderful Realism, we resorted to texts by Irlemar Chiampi (1980), Alejo Carpentier (1985), Maria Eugènia Pereira (2005), and David Roas (2014). To better understand the characteristics of José J Veiga's literature, we turned to researchers Gregório Dantas (2002),Anderson Pires (2016), Leonice Carvalho (2017), and Eleone Assis (2014). After the analysis, we identified that the space created by the author contributes to a Real wonderful sphere characterized by oppression, which dialogues with the dictatorial context. For example, the walls erected in the city are a symbol that causes division, isolation, oppression, and fear. In addition, we observe that the invasion and acceptance of the vultures that watch over the village maintain the Real wonderful content, other identified marks present in the novel refer more clearly to the military coup, for example the establishment of a coup, the tortures, and the censorship.Submitted by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-08-15T18:28:57Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EllenDinizSilva_TCC.pdf: 1604096 bytes, checksum: 85cfe33442c2cda24c82a4f97e5125bd (MD5) EllenDinizSilva_TERMO.pdf: 687976 bytes, checksum: 694775d4a8b31e5293c9e263e0b333f9 (MD5)Approved for entry into archive by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-08-15T18:29:09Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EllenDinizSilva_TCC.pdf: 1604096 bytes, checksum: 85cfe33442c2cda24c82a4f97e5125bd (MD5) EllenDinizSilva_TERMO.pdf: 687976 bytes, checksum: 694775d4a8b31e5293c9e263e0b333f9 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-15T18:29:09Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EllenDinizSilva_TCC.pdf: 1604096 bytes, checksum: 85cfe33442c2cda24c82a4f97e5125bd (MD5) EllenDinizSilva_TERMO.pdf: 687976 bytes, checksum: 694775d4a8b31e5293c9e263e0b333f9 (MD5) Previous issue date: 2023-06-06porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilLetrasAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASRealismo maravilhosoDitadura militarSombras de reis barbudosO realismo maravilhoso no romance sombras de reis barbudos: formas de silenciamento e de opressão em tempos de ditadura militarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSantos , Luciane AlvesSem acesso ao CPF no SIGAA, em 15/08/2023http://lattes.cnpq.br/4298723741829457118.786.554.00http://lattes.cnpq.br/3338117782865138Silva, Ellen Dinizreponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTEllenDinizSilva_TCC.pdf.txtEllenDinizSilva_TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain162480https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27796/5/EllenDinizSilva_TCC.pdf.txt626244bfdae84370b9ba7f83c1de0f86MD55EllenDinizSilva_TERMO.pdf.txtEllenDinizSilva_TERMO.pdf.txtExtracted texttext/plain2084https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27796/6/EllenDinizSilva_TERMO.pdf.txt0534610ac0d04a5c3853292282d2b3c5MD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27796/4/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27796/3/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD53ORIGINALEllenDinizSilva_TCC.pdfEllenDinizSilva_TCC.pdfTCCapplication/pdf1604096https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27796/1/EllenDinizSilva_TCC.pdf85cfe33442c2cda24c82a4f97e5125bdMD51EllenDinizSilva_TERMO.pdfEllenDinizSilva_TERMO.pdfTERMOapplication/pdf687976https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27796/2/EllenDinizSilva_TERMO.pdf694775d4a8b31e5293c9e263e0b333f9MD52123456789/277962023-08-16 03:03:46.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Repositório InstitucionalPUB |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O realismo maravilhoso no romance sombras de reis barbudos: formas de silenciamento e de opressão em tempos de ditadura militar |
title |
O realismo maravilhoso no romance sombras de reis barbudos: formas de silenciamento e de opressão em tempos de ditadura militar |
spellingShingle |
O realismo maravilhoso no romance sombras de reis barbudos: formas de silenciamento e de opressão em tempos de ditadura militar Silva, Ellen Diniz CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Realismo maravilhoso Ditadura militar Sombras de reis barbudos |
title_short |
O realismo maravilhoso no romance sombras de reis barbudos: formas de silenciamento e de opressão em tempos de ditadura militar |
title_full |
O realismo maravilhoso no romance sombras de reis barbudos: formas de silenciamento e de opressão em tempos de ditadura militar |
title_fullStr |
O realismo maravilhoso no romance sombras de reis barbudos: formas de silenciamento e de opressão em tempos de ditadura militar |
title_full_unstemmed |
O realismo maravilhoso no romance sombras de reis barbudos: formas de silenciamento e de opressão em tempos de ditadura militar |
title_sort |
O realismo maravilhoso no romance sombras de reis barbudos: formas de silenciamento e de opressão em tempos de ditadura militar |
author |
Silva, Ellen Diniz |
author_facet |
Silva, Ellen Diniz |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos , Luciane Alves |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
Sem acesso ao CPF no SIGAA, em 15/08/2023 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4298723741829457 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
118.786.554.00 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3338117782865138 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ellen Diniz |
contributor_str_mv |
Santos , Luciane Alves |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Realismo maravilhoso Ditadura militar Sombras de reis barbudos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Realismo maravilhoso Ditadura militar Sombras de reis barbudos |
description |
No Brasil, o Realismo Maravilhoso não alcançou o mesmo status que os demais países latinoamericanos. Mesmo assim, a crítica literária reconhece a importância do escritor brasileiro José J. Veiga como um dos maiores representantes do gênero insólito. Dentre as obras do autor, selecionamos para este trabalho monográfico o romance Sombras de reis barbudos (1972), publicado no período de ditadura militar. Nessa obra, a manifestação do Realismo Maravilhoso é convertida em situações absurdas que colaboram para o surgimento de uma atmosfera violenta e opressora, que se desenvolve a partir de um golpe instaurado na pequena e fictícia cidade chamada Taitara. Nosso objetivo é analisar os elementos insólitos como possíveis elementos alegóricos que podem ser relacionados ao contexto histórico ditatorial brasileiro, que teve início em 1964. A metodologia deste projeto está centrada em uma pesquisa de caráter bibliográfico. No que diz respeito às pesquisas que tiveram como foco investigar o modo como a censura operava no período ditatorial, consultamos os estudos das pesquisadoras Sandra Reimão (2011) e Regina Dalcastagnè (1996-2001). No que se refere aos teóricos citados a fim de conceituar o Realismo Maravilhoso, recorremos aos textos de Irlemar Chiampi (1980), Alejo Carpentier (1985), Maria Eugènia Pereira (2005) e David Roas (2014). Para melhor compreender as características da literatura de José J Veiga, recorremos aos pesquisadores Gregório Dantas (2002), Anderson Pires (2016), Leonice Carvalho (2017) e Eleone Assis (2014). Após a análise, identificamos que o espaço criado pelo autor contribui com uma esfera Real Maravilhosa caracterizada pela opressão, que exprime a violência do contexto ditatorial. Por exemplo, os muros erguidos na cidade é um símbolo que causa divisão, isolamento, opressão e medo. Além disso, observamos que a invasão e aceitação dos urubus que vigiam o lugarejo mantêm o teor Real Maravilhoso, outras marcas presentes no romance identificadas remetem de maneira mais clara ao golpe militar, por exemplo: a instauração de um golpe, as torturas, e a censura. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-15T18:29:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-08-15T18:29:09Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-06-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27796 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27796 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPB |
collection |
Repositório Institucional da UFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27796/5/EllenDinizSilva_TCC.pdf.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27796/6/EllenDinizSilva_TERMO.pdf.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27796/4/license.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27796/3/license_rdf https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27796/1/EllenDinizSilva_TCC.pdf https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27796/2/EllenDinizSilva_TERMO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
626244bfdae84370b9ba7f83c1de0f86 0534610ac0d04a5c3853292282d2b3c5 e20ac18e101915e6935b82a641b985c0 c4c98de35c20c53220c07884f4def27c 85cfe33442c2cda24c82a4f97e5125bd 694775d4a8b31e5293c9e263e0b333f9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777562301364174848 |