Opinião do consumidor acerca do uso cladódio de palma forrageira com alimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Evangelista, José Vitor Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27901
Resumo: As características climáticas das regiões semiáridas dificultam a produção agrícola, entretanto, a palma forrageira (Opuntia fícus indica) se desenvolve muito bem na região devido a suas características morfológicas. Com isso se torna uma opção para agregar valor à produtos desenvolvidos a partir planta para alimentação humana e consequentemente desenvolvimento dessas regiões. O objetivo desse estudo foi compreender percepção dos consumidores acerca de produtos à base da palma. Para tal, inicialmente o trabalho baseou-se em uma pesquisa bibliográfica e levantamento (survay). A pesquisa bibliográfica foi conduzida seguindo às palavras-chave: Palma; Opuntia, cladódios de palma. Posterior a isso foi desenvolvido um levantamento de dados a partir da aplicação de um questionário de forma online na plataforma Google Forms com indagações que possibilitou conhecer o perfil demográfico, hábito de consumo e nível interesse quanto ao consumo de produtos à base de cladódios de palma forrageira. Em relação ao perfil demográfico o gênero que demostrou maior interesse na utilização da palma forrageira na alimentação humana foi majoritariamente feminino, com faixa etária está entre 18 e 29 anos e classificação alimentar predominantemente onívora. Dentre os participantes 20% nunca havia ouvido falar enquanto 35,5 sabia que era utilizada alimentação bovina e apenas 14% para uso alimentar humano. Apesar da de poucos já terem experimentado o nível de interesse em consumi-la em um produto elaborado se mostrou alto, em uma escala de 0 (nenhum interesse) a 10 (muito interesse) a resposta de maior percentual foi 10 (21%) e 70,4% informou ter um nível de interesse a partir de 6 na escala. O consumidor se mostrou disposto a desembolsar um valor entre R$ 5,00 e R$10,00 para degustar um produto a base de palma forrageira. Onde principais motivações para comprá-lo foram curiosidade (36,6%), sabor (15,7%) e com a mesma porcentagem de votos (13,4%) a aparência do produto e o seu preço. Com relação ao estudo de associação de palavras, o estímulo da imagem da geleia da palma forrageira remeteu às participantes evocações associadas as características sensoriais do alimento, curiosidade em saber mais sobre e a inovação que tal alimento traz. Já no caso da imagem da planta palma forrageira o enfoque do estímulo gerado está atrelado majoritariamente a vegetação característica da região do sertão, clima local e a animais. Em ambos os casos, o teste de qui-quadrado sugere que os respondentes, por meio do estímulo apresentado, perceberam este produto por meio das categorias geradas, de maneira uniforme e associadas entre si. Informações importantes para o dimensionamento do mercado e tomada de decisões.
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