ESTRANHAMENTOS E RUPTURAS NA OBRA QUARTO DE DESPEJO, DE CAROLINA MARIA DE JESUS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, SEVERINO FÉLIX DOS
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25847
Resumo: A literatura canônica, que em si mesma é racista, no decorrer de seu desenvolvimento tem corroborado com o processo de injustiça, violência e violação dos direitos e da dignidade da pessoa humana. Esta literatura tem excluído aqueles que foram deixados de fora pela História e contribuído/reforçado com o sufocamento de vozes negras em nossa sociedade. Noutras palavras, ela tem sido cúmplice com os processos de exclusão, marginalização e violência efetivados na história humana. Por que Quarto de Despejo: diário de uma favelada (1995) pode ser considerado uma autêntica literatura? Carolina Maria de Jesus, a partir de seu lugar de fala, apresenta a realidade da favela, o retrato da fome, da violência, da maldade e da marginalização humana. A autenticidade, originalidade, criatividade daquilo que escreveu não foi/ é considerado para alguns letrados como literatura. Estranhamentos e rupturas na obra Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus, ressalta a vocação de poeta da escritora, de sua notória intelectualidade, como também dos fortes traços de uma literatura existencialista e do realismo feroz existentes em sua obra, e da pedagogia da Fome desenvolvida pela escritora, de modo especial, na sua obra mais conhecida. Para embasar as análises empreendidas no decorrer da pesquisa, utilizaremos como suporte teórico: Divina Perpétua (2014); Tom Farias (2018); Raffaella Fernandez (2019), Amanda Crispim (2022) e Jacques Rancière (2020).
id UFPB-2_ceda8463bb336dcf8de3b5aa5d0545fc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/25847
network_acronym_str UFPB-2
network_name_str Repositório Institucional da UFPB
repository_id_str
spelling 2023-01-20T13:11:54Z2023-01-20T13:11:54Z2022-12https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25847A literatura canônica, que em si mesma é racista, no decorrer de seu desenvolvimento tem corroborado com o processo de injustiça, violência e violação dos direitos e da dignidade da pessoa humana. Esta literatura tem excluído aqueles que foram deixados de fora pela História e contribuído/reforçado com o sufocamento de vozes negras em nossa sociedade. Noutras palavras, ela tem sido cúmplice com os processos de exclusão, marginalização e violência efetivados na história humana. Por que Quarto de Despejo: diário de uma favelada (1995) pode ser considerado uma autêntica literatura? Carolina Maria de Jesus, a partir de seu lugar de fala, apresenta a realidade da favela, o retrato da fome, da violência, da maldade e da marginalização humana. A autenticidade, originalidade, criatividade daquilo que escreveu não foi/ é considerado para alguns letrados como literatura. Estranhamentos e rupturas na obra Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus, ressalta a vocação de poeta da escritora, de sua notória intelectualidade, como também dos fortes traços de uma literatura existencialista e do realismo feroz existentes em sua obra, e da pedagogia da Fome desenvolvida pela escritora, de modo especial, na sua obra mais conhecida. Para embasar as análises empreendidas no decorrer da pesquisa, utilizaremos como suporte teórico: Divina Perpétua (2014); Tom Farias (2018); Raffaella Fernandez (2019), Amanda Crispim (2022) e Jacques Rancière (2020).The canonical literature, which in itself is racist, in the course of its development has corroborated the process of injustice, violence and violation of the rights and dignity of the human person. This literature has excluded those who were left out by History and contributed/reinforced with the stifling of black voices in our society. In other words, it has been an accomplice to the processes of exclusion, marginalization and violence carried out in human history. Why can Quarto de Despejo: diary of a favelada (1995) be considered authentic literature? Carolina Maria de Jesus, based on her speech, presents the reality of the favela, the portrait of hunger, violence and human marginalization. The authenticity, originality, creativity of what she wrote was/is not considered by some scholars as literature. Estrangements and ruptures in the work Quarto de Despejo, by Carolina Maria de Jesus, emphasizes the vocation of the writer as a poet, her notorious intellectuality, including the strong traits of an existentialist literature and her fierce realism in her work, and the pedagogy of Hunger developed by the writer, especially in her best-known work. In order to support the analyzes undertaken during the research, we will use as theoretical support: Divina Perpétua (2014); Tom Farias (2018); Raffaella Fernandez (2019), Amanda Crispim (2022) and Jacques Rancière (2020).Submitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2023-01-20T13:11:54Z No. of bitstreams: 1 TCC Versão Final (1).pdf: 651486 bytes, checksum: 16b52ba37881b31c94268fb354b448c4 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-20T13:11:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Versão Final (1).pdf: 651486 bytes, checksum: 16b52ba37881b31c94268fb354b448c4 (MD5) Previous issue date: 2022-12porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilLetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESCarolina Maria de Jesus; Literatura Afro-brasileira; violência; rupturas,ESTRANHAMENTOS E RUPTURAS NA OBRA QUARTO DE DESPEJO, DE CAROLINA MARIA DE JESUSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSilva, Franciane Conceição daSANTOS, SEVERINO FÉLIX DOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTTCC Versão Final (1).pdf.txtTCC Versão Final (1).pdf.txtExtracted texttext/plain132841https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25847/3/TCC%20Vers%c3%a3o%20Final%20%281%29.pdf.txt21f1d4fa087fc1784bb6f436d81a7445MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25847/2/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD52ORIGINALTCC Versão Final (1).pdfTCC Versão Final (1).pdfapplication/pdf651486https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25847/1/TCC%20Vers%c3%a3o%20Final%20%281%29.pdf16b52ba37881b31c94268fb354b448c4MD51123456789/258472023-01-21 03:05:26.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Repositório InstitucionalPUB
dc.title.pt_BR.fl_str_mv ESTRANHAMENTOS E RUPTURAS NA OBRA QUARTO DE DESPEJO, DE CAROLINA MARIA DE JESUS
title ESTRANHAMENTOS E RUPTURAS NA OBRA QUARTO DE DESPEJO, DE CAROLINA MARIA DE JESUS
spellingShingle ESTRANHAMENTOS E RUPTURAS NA OBRA QUARTO DE DESPEJO, DE CAROLINA MARIA DE JESUS
SANTOS, SEVERINO FÉLIX DOS
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Carolina Maria de Jesus; Literatura Afro-brasileira; violência; rupturas,
title_short ESTRANHAMENTOS E RUPTURAS NA OBRA QUARTO DE DESPEJO, DE CAROLINA MARIA DE JESUS
title_full ESTRANHAMENTOS E RUPTURAS NA OBRA QUARTO DE DESPEJO, DE CAROLINA MARIA DE JESUS
title_fullStr ESTRANHAMENTOS E RUPTURAS NA OBRA QUARTO DE DESPEJO, DE CAROLINA MARIA DE JESUS
title_full_unstemmed ESTRANHAMENTOS E RUPTURAS NA OBRA QUARTO DE DESPEJO, DE CAROLINA MARIA DE JESUS
title_sort ESTRANHAMENTOS E RUPTURAS NA OBRA QUARTO DE DESPEJO, DE CAROLINA MARIA DE JESUS
author SANTOS, SEVERINO FÉLIX DOS
author_facet SANTOS, SEVERINO FÉLIX DOS
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Franciane Conceição da
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, SEVERINO FÉLIX DOS
contributor_str_mv Silva, Franciane Conceição da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Carolina Maria de Jesus; Literatura Afro-brasileira; violência; rupturas,
dc.subject.por.fl_str_mv Carolina Maria de Jesus; Literatura Afro-brasileira; violência; rupturas,
description A literatura canônica, que em si mesma é racista, no decorrer de seu desenvolvimento tem corroborado com o processo de injustiça, violência e violação dos direitos e da dignidade da pessoa humana. Esta literatura tem excluído aqueles que foram deixados de fora pela História e contribuído/reforçado com o sufocamento de vozes negras em nossa sociedade. Noutras palavras, ela tem sido cúmplice com os processos de exclusão, marginalização e violência efetivados na história humana. Por que Quarto de Despejo: diário de uma favelada (1995) pode ser considerado uma autêntica literatura? Carolina Maria de Jesus, a partir de seu lugar de fala, apresenta a realidade da favela, o retrato da fome, da violência, da maldade e da marginalização humana. A autenticidade, originalidade, criatividade daquilo que escreveu não foi/ é considerado para alguns letrados como literatura. Estranhamentos e rupturas na obra Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus, ressalta a vocação de poeta da escritora, de sua notória intelectualidade, como também dos fortes traços de uma literatura existencialista e do realismo feroz existentes em sua obra, e da pedagogia da Fome desenvolvida pela escritora, de modo especial, na sua obra mais conhecida. Para embasar as análises empreendidas no decorrer da pesquisa, utilizaremos como suporte teórico: Divina Perpétua (2014); Tom Farias (2018); Raffaella Fernandez (2019), Amanda Crispim (2022) e Jacques Rancière (2020).
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-20T13:11:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-20T13:11:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25847
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25847
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Repositório Institucional da UFPB
collection Repositório Institucional da UFPB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25847/3/TCC%20Vers%c3%a3o%20Final%20%281%29.pdf.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25847/2/license.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25847/1/TCC%20Vers%c3%a3o%20Final%20%281%29.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21f1d4fa087fc1784bb6f436d81a7445
e20ac18e101915e6935b82a641b985c0
16b52ba37881b31c94268fb354b448c4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777562278839713792