A Etnobotânica no ensino de ciências: práticas pedagógicas Griô e saberes populares em uma escola quilombola
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27559 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar as práticas de ensino de ciências, focalizando a valorização dos saberes tradicionais africanos, através de estudo da etnobotânica no ensino fundamental, anos iniciais, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Olívio Tavares de Morais, localizada na Comunidade quilombola em Mituaçu, no município de Conde-PB. Os principais conceitos abordados foram: Etnobotânica e etnociência (DAVES, 1995; DELIZOICOV e ANGOTTI, 2000); Educação Escolar Quilombola (BRASIL, 2003, 2012; GOMES, 2012); Educação Popular (FREIRE, 1996, 2005); Educação do/no campo (CALDART, 2008), Pedagogia Griô (PACHECO, 2006) e Currículo (CANDAU, 2020). A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso, com aportes bibliográficos e entrevista, sendo a técnica de coletar dados a aplicação de formulários a análise de uma cartilha paradidática produzida pela escola intitulada “Plantas que tem história: Mituaçu”. Os sujeitos da pesquisa foram educadoras e a gestora da Escola. A discussão dos dados foi do tipo descritiva e discursiva. Os resultados apontaram que as práticas de ensino de Ciências levam em consideração os saberes tradicionais africanos através da etnobotânica e os sujeitos griôs da comunidade e que há muitas possibilidades de projetos interdisciplinares nesse campo dos saberes culturais e do currículo. |
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A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso, com aportes bibliográficos e entrevista, sendo a técnica de coletar dados a aplicação de formulários a análise de uma cartilha paradidática produzida pela escola intitulada “Plantas que tem história: Mituaçu”. Os sujeitos da pesquisa foram educadoras e a gestora da Escola. A discussão dos dados foi do tipo descritiva e discursiva. Os resultados apontaram que as práticas de ensino de Ciências levam em consideração os saberes tradicionais africanos através da etnobotânica e os sujeitos griôs da comunidade e que há muitas possibilidades de projetos interdisciplinares nesse campo dos saberes culturais e do currículo.Mutswakisiro uwu uno zvinodikisa pokunasa kusoterera mayitiro omajijisiro o ciência, acitatijira nokureremeja uzivi o pasi cigare okaswipe, kuvhira pamajijisiro o etnobotânica pamajijisiro o makore okutangisa pa cikora co dhorobha rokuzvitongera omajijisiro o ndumure Ovídio Tavares de Morais, rino wanika ku mutunthu o quilombo ku Mituaçu no dhorobha ro Conde-PB. Madurujiro anodikaniswa akarehwa akava aya: Etnobotânica no etnociência (DAVES, 1995; DELIZOICOV no ANGOTTI, 2000); majijisiro okucikora Quilombola (BRASIL, 2003, 2012; GOMES, 2012); Majijisiro obungano (FREIRE, 1996, 2005); Majijisiro okumutunthu (CALDART, 2008), Makwanja o Griô (PACHECO, 2006) no Urongwa (CANDAU, 2020). Gwanja rokushandiswa ntho mushovo omutengo wazvo, mushovo omajijisiro onthango, no urongwa o uraramo no muvhunjo, gwanja rokutswaka gwinyiso romayitiro riri pa phepa no murangarijo o zvitiko zvo urongwa wakayitwa pacikora cambwine “zariro zvino zvitiko Mituaçu” vanthu vomutswakisiro vakava vajijisi/vapangiri no mutungamiriri opa cikora. Mutswakisiro ozvitiko zvakasunganiswa no zvijijo pa ndawu yo uzivi omagariro ogwanja rojijo. Wakava o mushovo okupanangija pamwepo no omavereketero. Zvabudepo zvakatatijira kuti mayitiro omajijisiro o ciência anotara ureremejo o uzivi o pasi, cigare co vaswipi kuvhira pa etnobotânica no vayiti vopamutunthu kuzoti pangava no mukana o zviwungano.Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-07-27T13:12:45Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EFS25062023.pdf: 21854105 bytes, checksum: d894b1c5a25c3b8c86af9d827e7a6cf3 (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-27T13:12:45Z (GMT). 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