Responsabilidade social dos profissionais Bibliotecários/as do setor de referência em relação à disseminação das informações.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Maria Vania
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1146
Resumo: Pesquisa de cunho exploratório com abordagem quali-quantitativa, tendo como objetivo analisar os serviços e os usuários que frequentam a Biblioteca do SESC, situada no centro de João Pessoa/PB. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário. Buscou-se obter informações com relação ao perfil dos usuários, elucidar a finalidade do uso da informação, quais os tipos de suporte utilizados, a temática pesquisada, a frequência com que visitam a biblioteca, se estão satisfeitos com o acervo, se as instalações proporcionam conforto e bem estar, os funcionários se atendem adequadamente. Os resultados mostram que a maioria dos pesquisados está satisfeita com os serviços oferecidos pela Biblioteca, com alguns itens propostos, com pequenas adaptações e mudanças estruturais podem fazer a diferença para se elevar os níveis de qualidade dos serviços da instituição. Conclui-se que esta unidade de informação disponibiliza de um acervo diversificado e oferece um atendimento de qualidade a todo o público.
id UFPB-2_e1aedfaf08abdfa0d39a1d4e7ff429fa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/1146
network_acronym_str UFPB-2
network_name_str Repositório Institucional da UFPB
repository_id_str 2546
spelling 2016-09-16T18:21:48Z2016-09-16T18:21:48Z2016-09-16https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1146Pesquisa de cunho exploratório com abordagem quali-quantitativa, tendo como objetivo analisar os serviços e os usuários que frequentam a Biblioteca do SESC, situada no centro de João Pessoa/PB. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário. Buscou-se obter informações com relação ao perfil dos usuários, elucidar a finalidade do uso da informação, quais os tipos de suporte utilizados, a temática pesquisada, a frequência com que visitam a biblioteca, se estão satisfeitos com o acervo, se as instalações proporcionam conforto e bem estar, os funcionários se atendem adequadamente. Os resultados mostram que a maioria dos pesquisados está satisfeita com os serviços oferecidos pela Biblioteca, com alguns itens propostos, com pequenas adaptações e mudanças estruturais podem fazer a diferença para se elevar os níveis de qualidade dos serviços da instituição. Conclui-se que esta unidade de informação disponibiliza de um acervo diversificado e oferece um atendimento de qualidade a todo o público.Investigar de que modo se dá a responsabilidade social dos profissionais bibliotecários/as do setor de referência em relação à disseminação das informações é o objetivo geral deste estudo. Especificamente, pretende-se: identificar e conhecer o perfil do bibliotecário de referência que atua em bibliotecas universitárias; Caracterizar as atividades do bibliotecário de referência; Investigar as habilidades do bibliotecário de referência com vista à responsabilidade social. A metodologia do estudo fundamenta-se na abordagem qualitativa, com características de discursos coletivos. Caracteriza-se como pesquisa interpretativa, de potencial descritivo e exploratório, em que foi empregada a pesquisa bibliográfica, para se discutir sobre os conceitos e a construção das categorias teóricas. O universo da pesquisa foi a Universidade Federal da Paraíba - UFPB, os sujeitos/participantes foram três Bibliotecários/as de referência. A entrevista semiestruturada foi o instrumento empregado para a coleta dos dados, para cuja análise recorreu-se a alguns recursos da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados mostraram que a Biblioteca Central da UFPB é uma grande fonte de disseminação de conhecimentos, desempenha atividades por meio dos bibliotecários de referência, e seu foco principal é o serviço, a biblioteca presta serviço de informação aos usuários. Conclui-se que é importante que os profissionais do Serviço de Referência da Biblioteca Central da UFPB estejam sempre interagindo com os usuários, pois só assim o nível de satisfação com a biblioteca estará cada dia mais elevado.The main purpose this research is to investigate that how give social responsibility to librarians from sector of reference in relation to the dissemination of information. Specifically, it intends to identify and to know the profile of librarian from university libraries; characterizing librarian’s activities; Investigating librarian’s abilities in order to social responsibilities. The methodology this study is relating to qualitative approach with feature of collective speech. It is characterized as interpretative research into, which has descriptive and exploratory potential, it was used the bibliographical search, discuss about the concepts and the constructions of theoretical categories. Universidade Federal da Paraíba – UFPB where was carried out a search and it was consulted three librarians who work there. The semi structured interview was the tool applied for collect information which was analyzed using some researches based on the Discourse of the Collective Subject technique. The results shown that Central Library from UFPB is a large source of spread of knowledge that performs activities through the librarians and it focusses on its service that gives information to own users. Finally, it is so important that workers from Reference Service of Library Central from UFPB should be interact with users thereby it will increase their satisfaction day by day.Submitted by Rogerio Marques (rogerioferreiramarques1@gmail.com) on 2016-09-16T18:21:48Z No. of bitstreams: 1 MVL16092016.pdf: 547276 bytes, checksum: 36f1bd2f2916b58e439ef0bb3ac36345 (MD5)Made available in DSpace on 2016-09-16T18:21:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MVL16092016.pdf: 547276 bytes, checksum: 36f1bd2f2916b58e439ef0bb3ac36345 (MD5)João Pessoa, 2015SERVIÇO DE REFERÊNCIARESPONSABILIDADE SOCIALDISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃOResponsabilidade social dos profissionais Bibliotecários/as do setor de referência em relação à disseminação das informações.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLeite, Maria Vaniaporreponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILMVL16092016.pdf.jpgMVL16092016.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3317https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/1146/6/MVL16092016.pdf.jpg06fcbc9fd7a62c74f8876bb4f5ddd29dMD56TEXTMVL16092016.pdf.txtMVL16092016.pdf.txtExtracted texttext/plain120441https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/1146/5/MVL16092016.pdf.txt5a0567bcff4b5ff6ad0b88f57c9aa949MD55ORIGINALMVL16092016.pdfMVL16092016.pdfapplication/pdf547276https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/1146/1/MVL16092016.pdf36f1bd2f2916b58e439ef0bb3ac36345MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/1146/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/11462018-09-05 20:22:43.188oai:repositorio.ufpb.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpb.br/oai/requestdiretoria@ufpb.bropendoar:25462018-09-05T23:22:43Repositório Institucional da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Responsabilidade social dos profissionais Bibliotecários/as do setor de referência em relação à disseminação das informações.
title Responsabilidade social dos profissionais Bibliotecários/as do setor de referência em relação à disseminação das informações.
spellingShingle Responsabilidade social dos profissionais Bibliotecários/as do setor de referência em relação à disseminação das informações.
Leite, Maria Vania
SERVIÇO DE REFERÊNCIA
RESPONSABILIDADE SOCIAL
DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO
title_short Responsabilidade social dos profissionais Bibliotecários/as do setor de referência em relação à disseminação das informações.
title_full Responsabilidade social dos profissionais Bibliotecários/as do setor de referência em relação à disseminação das informações.
title_fullStr Responsabilidade social dos profissionais Bibliotecários/as do setor de referência em relação à disseminação das informações.
title_full_unstemmed Responsabilidade social dos profissionais Bibliotecários/as do setor de referência em relação à disseminação das informações.
title_sort Responsabilidade social dos profissionais Bibliotecários/as do setor de referência em relação à disseminação das informações.
author Leite, Maria Vania
author_facet Leite, Maria Vania
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Maria Vania
dc.subject.por.fl_str_mv SERVIÇO DE REFERÊNCIA
RESPONSABILIDADE SOCIAL
DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO
topic SERVIÇO DE REFERÊNCIA
RESPONSABILIDADE SOCIAL
DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO
description Pesquisa de cunho exploratório com abordagem quali-quantitativa, tendo como objetivo analisar os serviços e os usuários que frequentam a Biblioteca do SESC, situada no centro de João Pessoa/PB. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário. Buscou-se obter informações com relação ao perfil dos usuários, elucidar a finalidade do uso da informação, quais os tipos de suporte utilizados, a temática pesquisada, a frequência com que visitam a biblioteca, se estão satisfeitos com o acervo, se as instalações proporcionam conforto e bem estar, os funcionários se atendem adequadamente. Os resultados mostram que a maioria dos pesquisados está satisfeita com os serviços oferecidos pela Biblioteca, com alguns itens propostos, com pequenas adaptações e mudanças estruturais podem fazer a diferença para se elevar os níveis de qualidade dos serviços da instituição. Conclui-se que esta unidade de informação disponibiliza de um acervo diversificado e oferece um atendimento de qualidade a todo o público.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-16T18:21:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-09-16T18:21:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-09-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1146
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartofseries.none.fl_str_mv João Pessoa, 2015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Repositório Institucional da UFPB
collection Repositório Institucional da UFPB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/1146/6/MVL16092016.pdf.jpg
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/1146/5/MVL16092016.pdf.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/1146/1/MVL16092016.pdf
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/1146/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 06fcbc9fd7a62c74f8876bb4f5ddd29d
5a0567bcff4b5ff6ad0b88f57c9aa949
36f1bd2f2916b58e439ef0bb3ac36345
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br
_version_ 1748227869286334464