Responsabilidade social dos profissionais Bibliotecários/as do setor de referência em relação à disseminação das informações.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1146 |
Resumo: | Pesquisa de cunho exploratório com abordagem quali-quantitativa, tendo como objetivo analisar os serviços e os usuários que frequentam a Biblioteca do SESC, situada no centro de João Pessoa/PB. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário. Buscou-se obter informações com relação ao perfil dos usuários, elucidar a finalidade do uso da informação, quais os tipos de suporte utilizados, a temática pesquisada, a frequência com que visitam a biblioteca, se estão satisfeitos com o acervo, se as instalações proporcionam conforto e bem estar, os funcionários se atendem adequadamente. Os resultados mostram que a maioria dos pesquisados está satisfeita com os serviços oferecidos pela Biblioteca, com alguns itens propostos, com pequenas adaptações e mudanças estruturais podem fazer a diferença para se elevar os níveis de qualidade dos serviços da instituição. Conclui-se que esta unidade de informação disponibiliza de um acervo diversificado e oferece um atendimento de qualidade a todo o público. |
id |
UFPB-2_e1aedfaf08abdfa0d39a1d4e7ff429fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/1146 |
network_acronym_str |
UFPB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPB |
repository_id_str |
2546 |
spelling |
2016-09-16T18:21:48Z2016-09-16T18:21:48Z2016-09-16https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1146Pesquisa de cunho exploratório com abordagem quali-quantitativa, tendo como objetivo analisar os serviços e os usuários que frequentam a Biblioteca do SESC, situada no centro de João Pessoa/PB. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário. Buscou-se obter informações com relação ao perfil dos usuários, elucidar a finalidade do uso da informação, quais os tipos de suporte utilizados, a temática pesquisada, a frequência com que visitam a biblioteca, se estão satisfeitos com o acervo, se as instalações proporcionam conforto e bem estar, os funcionários se atendem adequadamente. Os resultados mostram que a maioria dos pesquisados está satisfeita com os serviços oferecidos pela Biblioteca, com alguns itens propostos, com pequenas adaptações e mudanças estruturais podem fazer a diferença para se elevar os níveis de qualidade dos serviços da instituição. Conclui-se que esta unidade de informação disponibiliza de um acervo diversificado e oferece um atendimento de qualidade a todo o público.Investigar de que modo se dá a responsabilidade social dos profissionais bibliotecários/as do setor de referência em relação à disseminação das informações é o objetivo geral deste estudo. Especificamente, pretende-se: identificar e conhecer o perfil do bibliotecário de referência que atua em bibliotecas universitárias; Caracterizar as atividades do bibliotecário de referência; Investigar as habilidades do bibliotecário de referência com vista à responsabilidade social. A metodologia do estudo fundamenta-se na abordagem qualitativa, com características de discursos coletivos. Caracteriza-se como pesquisa interpretativa, de potencial descritivo e exploratório, em que foi empregada a pesquisa bibliográfica, para se discutir sobre os conceitos e a construção das categorias teóricas. O universo da pesquisa foi a Universidade Federal da Paraíba - UFPB, os sujeitos/participantes foram três Bibliotecários/as de referência. A entrevista semiestruturada foi o instrumento empregado para a coleta dos dados, para cuja análise recorreu-se a alguns recursos da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados mostraram que a Biblioteca Central da UFPB é uma grande fonte de disseminação de conhecimentos, desempenha atividades por meio dos bibliotecários de referência, e seu foco principal é o serviço, a biblioteca presta serviço de informação aos usuários. Conclui-se que é importante que os profissionais do Serviço de Referência da Biblioteca Central da UFPB estejam sempre interagindo com os usuários, pois só assim o nível de satisfação com a biblioteca estará cada dia mais elevado.The main purpose this research is to investigate that how give social responsibility to librarians from sector of reference in relation to the dissemination of information. Specifically, it intends to identify and to know the profile of librarian from university libraries; characterizing librarian’s activities; Investigating librarian’s abilities in order to social responsibilities. The methodology this study is relating to qualitative approach with feature of collective speech. It is characterized as interpretative research into, which has descriptive and exploratory potential, it was used the bibliographical search, discuss about the concepts and the constructions of theoretical categories. Universidade Federal da Paraíba – UFPB where was carried out a search and it was consulted three librarians who work there. The semi structured interview was the tool applied for collect information which was analyzed using some researches based on the Discourse of the Collective Subject technique. The results shown that Central Library from UFPB is a large source of spread of knowledge that performs activities through the librarians and it focusses on its service that gives information to own users. Finally, it is so important that workers from Reference Service of Library Central from UFPB should be interact with users thereby it will increase their satisfaction day by day.Submitted by Rogerio Marques (rogerioferreiramarques1@gmail.com) on 2016-09-16T18:21:48Z No. of bitstreams: 1 MVL16092016.pdf: 547276 bytes, checksum: 36f1bd2f2916b58e439ef0bb3ac36345 (MD5)Made available in DSpace on 2016-09-16T18:21:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MVL16092016.pdf: 547276 bytes, checksum: 36f1bd2f2916b58e439ef0bb3ac36345 (MD5)João Pessoa, 2015SERVIÇO DE REFERÊNCIARESPONSABILIDADE SOCIALDISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃOResponsabilidade social dos profissionais Bibliotecários/as do setor de referência em relação à disseminação das informações.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLeite, Maria Vaniaporreponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILMVL16092016.pdf.jpgMVL16092016.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3317https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/1146/6/MVL16092016.pdf.jpg06fcbc9fd7a62c74f8876bb4f5ddd29dMD56TEXTMVL16092016.pdf.txtMVL16092016.pdf.txtExtracted texttext/plain120441https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/1146/5/MVL16092016.pdf.txt5a0567bcff4b5ff6ad0b88f57c9aa949MD55ORIGINALMVL16092016.pdfMVL16092016.pdfapplication/pdf547276https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/1146/1/MVL16092016.pdf36f1bd2f2916b58e439ef0bb3ac36345MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/1146/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/11462018-09-05 20:22:43.188oai:repositorio.ufpb.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpb.br/oai/requestdiretoria@ufpb.bropendoar:25462018-09-05T23:22:43Repositório Institucional da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Responsabilidade social dos profissionais Bibliotecários/as do setor de referência em relação à disseminação das informações. |
title |
Responsabilidade social dos profissionais Bibliotecários/as do setor de referência em relação à disseminação das informações. |
spellingShingle |
Responsabilidade social dos profissionais Bibliotecários/as do setor de referência em relação à disseminação das informações. Leite, Maria Vania SERVIÇO DE REFERÊNCIA RESPONSABILIDADE SOCIAL DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO |
title_short |
Responsabilidade social dos profissionais Bibliotecários/as do setor de referência em relação à disseminação das informações. |
title_full |
Responsabilidade social dos profissionais Bibliotecários/as do setor de referência em relação à disseminação das informações. |
title_fullStr |
Responsabilidade social dos profissionais Bibliotecários/as do setor de referência em relação à disseminação das informações. |
title_full_unstemmed |
Responsabilidade social dos profissionais Bibliotecários/as do setor de referência em relação à disseminação das informações. |
title_sort |
Responsabilidade social dos profissionais Bibliotecários/as do setor de referência em relação à disseminação das informações. |
author |
Leite, Maria Vania |
author_facet |
Leite, Maria Vania |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Maria Vania |
dc.subject.por.fl_str_mv |
SERVIÇO DE REFERÊNCIA RESPONSABILIDADE SOCIAL DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO |
topic |
SERVIÇO DE REFERÊNCIA RESPONSABILIDADE SOCIAL DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO |
description |
Pesquisa de cunho exploratório com abordagem quali-quantitativa, tendo como objetivo analisar os serviços e os usuários que frequentam a Biblioteca do SESC, situada no centro de João Pessoa/PB. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário. Buscou-se obter informações com relação ao perfil dos usuários, elucidar a finalidade do uso da informação, quais os tipos de suporte utilizados, a temática pesquisada, a frequência com que visitam a biblioteca, se estão satisfeitos com o acervo, se as instalações proporcionam conforto e bem estar, os funcionários se atendem adequadamente. Os resultados mostram que a maioria dos pesquisados está satisfeita com os serviços oferecidos pela Biblioteca, com alguns itens propostos, com pequenas adaptações e mudanças estruturais podem fazer a diferença para se elevar os níveis de qualidade dos serviços da instituição. Conclui-se que esta unidade de informação disponibiliza de um acervo diversificado e oferece um atendimento de qualidade a todo o público. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-16T18:21:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-09-16T18:21:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-09-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1146 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartofseries.none.fl_str_mv |
João Pessoa, 2015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPB |
collection |
Repositório Institucional da UFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/1146/6/MVL16092016.pdf.jpg https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/1146/5/MVL16092016.pdf.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/1146/1/MVL16092016.pdf https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/1146/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
06fcbc9fd7a62c74f8876bb4f5ddd29d 5a0567bcff4b5ff6ad0b88f57c9aa949 36f1bd2f2916b58e439ef0bb3ac36345 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
diretoria@ufpb.br |
_version_ |
1748227869286334464 |