Conteúdos de Ciências: uma análise dos livros didáticos da EJA na perspectiva da abordagem CTSA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Anderson Thiago do
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Malheiro, João Manoel da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37353
Resumo: A abordagem CTSA nos remete para reflexões onde o conhecimento cientifico é elemento importante na capacitação do sujeito para o pleno exercício da cidadania. No ensino de ciências, assim como nas demais disciplinas que compõe o currículo escolar, os livros didáticos constituem-se em um recurso de fundamental importância já que representa, em muitos casos, o material pedagógico de apoio mais usado pelos professores em sala de aula. Partindo destes pressupostos, o objetivo geral deste trabalho é averiguar como se dá a abordagem CTSA em LD de ciências da EJA, no município de Capanema (PA), sob dois aspectos. Como percurso metodológico, esta pesquisa teve abordagem qualitativa dos conteúdos de ciências apresentados nos LD do 7º e 9º ano da EJA. Os resultados mostraram que, em geral, a abordagem CTSA não estão plenamente contempladas nos conteúdos analisados. Por outro lado, a relação CTSA com os textos abordados e as atividades propostas nos dois LD, apresentaram semelhança. Contudo, os LD podem ser melhorados com a reavaliação e contemplação de um contexto com conteúdos e atividades que envolvam a CTSA, e suas relações ao cotidiano do aluno de um modo mais significativo, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e autônomos, capazes de refletir sobre as diversas implicações do seu dia a dia.
id UNIFEI_af9a36eb9ee890c39d4a3b76f34fd39f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37353
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Conteúdos de Ciências: uma análise dos livros didáticos da EJA na perspectiva da abordagem CTSAScience Content: an analysis of EJA textbooks from the perspective of the CTSA approachContenidos Científicos: un análisis de los libros de texto de la EJA desde la perspectiva del enfoque CTSACTSA ApproachTextbookScience teaching.Libro de TextoEnfoque CTSAEnseñanza de las ciencias.Abordagem CTSALivro DidáticoEnsino de ciências.A abordagem CTSA nos remete para reflexões onde o conhecimento cientifico é elemento importante na capacitação do sujeito para o pleno exercício da cidadania. No ensino de ciências, assim como nas demais disciplinas que compõe o currículo escolar, os livros didáticos constituem-se em um recurso de fundamental importância já que representa, em muitos casos, o material pedagógico de apoio mais usado pelos professores em sala de aula. Partindo destes pressupostos, o objetivo geral deste trabalho é averiguar como se dá a abordagem CTSA em LD de ciências da EJA, no município de Capanema (PA), sob dois aspectos. Como percurso metodológico, esta pesquisa teve abordagem qualitativa dos conteúdos de ciências apresentados nos LD do 7º e 9º ano da EJA. Os resultados mostraram que, em geral, a abordagem CTSA não estão plenamente contempladas nos conteúdos analisados. Por outro lado, a relação CTSA com os textos abordados e as atividades propostas nos dois LD, apresentaram semelhança. Contudo, os LD podem ser melhorados com a reavaliação e contemplação de um contexto com conteúdos e atividades que envolvam a CTSA, e suas relações ao cotidiano do aluno de um modo mais significativo, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e autônomos, capazes de refletir sobre as diversas implicações do seu dia a dia. The CTSA approach leads us to reflections where scientific knowledge is an important element in the training of the subject for the full exercise of citizenship. In science teaching, as in other subjects that make up the school curriculum, textbooks are a resource of fundamental importance since they represent, in many cases, the most used pedagogical support material by teachers in the classroom. Based on these assumptions, the general objective of this work is to investigate the CTSA approach in EJA science textbooks in the city of Capanema (PA), under two aspects. As a methodological approach, this research had a qualitative approach of the science contents presented in the LDs of 7th and 9th grade of EJA. The results showed that, in general, the CTSA approach is not fully contemplated in the analyzed contents. On the other hand, the CTSA relationship with the texts covered and the activities proposed in the two WLDs were similar. However, the LDs can be improved with the re-evaluation and contemplation of a context with contents and activities that involve CTSA and its relations to the student's daily life in a more meaningful way, contributing to the formation of critical and autonomous citizens, capable of reflecting on the various implications of their daily lives.El enfoque CTSA nos lleva a reflexiones donde el conocimiento científico es un elemento importante en la formación del sujeto para el pleno ejercicio de la ciudadanía. En la enseñanza de las ciencias, al igual que en otras materias que conforman el currículo escolar, los libros de texto son un recurso de fundamental importancia ya que representan, en muchos casos, el material de apoyo pedagógico más utilizado por los profesores en el aula. Partiendo de estas premisas, el objetivo general de este trabajo es investigar el enfoque CTSA en los libros de texto de ciencias de la EJA en el municipio de Capanema (PA), bajo dos aspectos. Como vía metodológica, esta investigación tuvo un enfoque cualitativo de los contenidos de ciencias presentados en el LD de 7º y 9º año de EJA. Los resultados mostraron que, en general, el enfoque CTSA no está totalmente contemplado en los contenidos analizados. Por otro lado, la relación del CTSA con los textos abordados y las actividades propuestas en los dos LD, mostraron similitud. Sin embargo, las LD pueden ser mejoradas con la revalorización y contemplación de un contexto con contenidos y actividades que involucren a la CTSA y sus relaciones con la vida cotidiana del estudiante de manera más significativa, contribuyendo a la formación de ciudadanos críticos y autónomos, capaces de reflexionar sobre las diversas implicaciones de su vida cotidiana.Research, Society and Development2022-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3735310.33448/rsd-v11i15.37353Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e407111537353Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e407111537353Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e4071115373532525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37353/32202Copyright (c) 2022 Anderson Thiago do Nascimento; João Manoel da Silva Malheirohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Anderson Thiago do Malheiro, João Manoel da Silva2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37353Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:33.747037Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Conteúdos de Ciências: uma análise dos livros didáticos da EJA na perspectiva da abordagem CTSA
Science Content: an analysis of EJA textbooks from the perspective of the CTSA approach
Contenidos Científicos: un análisis de los libros de texto de la EJA desde la perspectiva del enfoque CTSA
title Conteúdos de Ciências: uma análise dos livros didáticos da EJA na perspectiva da abordagem CTSA
spellingShingle Conteúdos de Ciências: uma análise dos livros didáticos da EJA na perspectiva da abordagem CTSA
Nascimento, Anderson Thiago do
CTSA Approach
Textbook
Science teaching.
Libro de Texto
Enfoque CTSA
Enseñanza de las ciencias.
Abordagem CTSA
Livro Didático
Ensino de ciências.
title_short Conteúdos de Ciências: uma análise dos livros didáticos da EJA na perspectiva da abordagem CTSA
title_full Conteúdos de Ciências: uma análise dos livros didáticos da EJA na perspectiva da abordagem CTSA
title_fullStr Conteúdos de Ciências: uma análise dos livros didáticos da EJA na perspectiva da abordagem CTSA
title_full_unstemmed Conteúdos de Ciências: uma análise dos livros didáticos da EJA na perspectiva da abordagem CTSA
title_sort Conteúdos de Ciências: uma análise dos livros didáticos da EJA na perspectiva da abordagem CTSA
author Nascimento, Anderson Thiago do
author_facet Nascimento, Anderson Thiago do
Malheiro, João Manoel da Silva
author_role author
author2 Malheiro, João Manoel da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Anderson Thiago do
Malheiro, João Manoel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv CTSA Approach
Textbook
Science teaching.
Libro de Texto
Enfoque CTSA
Enseñanza de las ciencias.
Abordagem CTSA
Livro Didático
Ensino de ciências.
topic CTSA Approach
Textbook
Science teaching.
Libro de Texto
Enfoque CTSA
Enseñanza de las ciencias.
Abordagem CTSA
Livro Didático
Ensino de ciências.
description A abordagem CTSA nos remete para reflexões onde o conhecimento cientifico é elemento importante na capacitação do sujeito para o pleno exercício da cidadania. No ensino de ciências, assim como nas demais disciplinas que compõe o currículo escolar, os livros didáticos constituem-se em um recurso de fundamental importância já que representa, em muitos casos, o material pedagógico de apoio mais usado pelos professores em sala de aula. Partindo destes pressupostos, o objetivo geral deste trabalho é averiguar como se dá a abordagem CTSA em LD de ciências da EJA, no município de Capanema (PA), sob dois aspectos. Como percurso metodológico, esta pesquisa teve abordagem qualitativa dos conteúdos de ciências apresentados nos LD do 7º e 9º ano da EJA. Os resultados mostraram que, em geral, a abordagem CTSA não estão plenamente contempladas nos conteúdos analisados. Por outro lado, a relação CTSA com os textos abordados e as atividades propostas nos dois LD, apresentaram semelhança. Contudo, os LD podem ser melhorados com a reavaliação e contemplação de um contexto com conteúdos e atividades que envolvam a CTSA, e suas relações ao cotidiano do aluno de um modo mais significativo, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e autônomos, capazes de refletir sobre as diversas implicações do seu dia a dia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37353
10.33448/rsd-v11i15.37353
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37353
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i15.37353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37353/32202
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Anderson Thiago do Nascimento; João Manoel da Silva Malheiro
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Anderson Thiago do Nascimento; João Manoel da Silva Malheiro
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e407111537353
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e407111537353
Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e407111537353
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052774279544832