Do muro de tijolos ao muro digital: a ascensão do graffiti em Fortaleza e suas perspectivas em tempos pandêmicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baima, Caio Martiniano de Brito
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27103
Resumo: A presente dissertação intitulada DO MURO DE TIJOLOS AO MURO DIGITAL: A ASCENSÃO DO GRAFFITI EM FORTALEZA E SUAS PERSPECTIVAS EM TEMPOS PANDÊMICOS comporta o relato de uma pesquisa etnográfica que ocorreu de forma multissituada em Fortaleza, no meio físico e no meio digital, por intermédio da rede social Instagram, abordando a atividade de artistas grafiteiros no contexto da pandemia do coronavírus. Partindo, na primeira seção, de uma recuperação histórica que desemboca no graffiti contemporâneo, a investigação, de caráter qualitativo, incorpora aspectos apontados por interlocutores, ouvidos por meio de entrevistas semiestruturadas, num diálogo com a pesquisa bibliográfica. Segue, nas seções seguintes, inserindo as dificuldades da realização de uma pesquisa em meio à pandemia da Covid-19, simultaneamente trabalhando as técnicas destinadas a acompanhar o deslocamento das produções artísticas dos muros da cidade para o espaço virtual, numa observação proporcionada pelo Instagram. Ao final, discute-se dois aspectos centrais do tema na transição de 2020 para 2021: as dificuldades para efetivação de um projeto desenhado para ocorrer por meio de uma imersão presencial na Praia de Iracema, constantemente adiada em razão das medidas de proteção sanitária aderidas pelo Governo do Estado do Ceará e, em segundo lugar, a exposição das percepções obtidas nos meios virtuais em busca de compreender as formas utilizadas para manutenção de trabalhos artísticos pelos grafiteiros usuários do Instagram. Este trabalho tem como principal objetivo perceber e discutir as dificuldades enfrentadas por estes artífices após o fatídico surgimento da pandemia, que exige como principal medida de contenção o confinamento. Neste quadro, se pretende discutir a relação dos grafiteiros com o Poder Público, por meio da análise do texto e dos desdobramentos do Edital Arte Urbana na PI, de 2020, no contexto do estado emergencial, examinando os elementos de controle social presentes neste tipo de iniciativa estatal e, sob outro aspecto, as estratégias utilizadas pelos grafiteiros para dar sequência ao fomento de sua arte. Partindo de DIÓGENES e buscando entender o ciberespaço com RIFIOTIS, o método utilizado, que fundamenta os procedimentos acima descritos, foi o da etnografia virtual. O estudo se conclui constatando aspectos relacionados ao controle social presentes não apenas nas vias da administração pública, mas também pelos direcionamentos automatizados dos meios digitais, e, ao mesmo tempo, registrando a incidência de inúmeras formas de tentativa de liberdade encontradas na investigação, como as saídas às ruas durante o lockdown, contraditoriamente menos sujeitas, nas circunstâncias do isolamento, à repressão da polícia, ou à difusão de conteúdos nas redes sociais como espaço aparentemente seguro.
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Segue, nas seções seguintes, inserindo as dificuldades da realização de uma pesquisa em meio à pandemia da Covid-19, simultaneamente trabalhando as técnicas destinadas a acompanhar o deslocamento das produções artísticas dos muros da cidade para o espaço virtual, numa observação proporcionada pelo Instagram. Ao final, discute-se dois aspectos centrais do tema na transição de 2020 para 2021: as dificuldades para efetivação de um projeto desenhado para ocorrer por meio de uma imersão presencial na Praia de Iracema, constantemente adiada em razão das medidas de proteção sanitária aderidas pelo Governo do Estado do Ceará e, em segundo lugar, a exposição das percepções obtidas nos meios virtuais em busca de compreender as formas utilizadas para manutenção de trabalhos artísticos pelos grafiteiros usuários do Instagram. Este trabalho tem como principal objetivo perceber e discutir as dificuldades enfrentadas por estes artífices após o fatídico surgimento da pandemia, que exige como principal medida de contenção o confinamento. Neste quadro, se pretende discutir a relação dos grafiteiros com o Poder Público, por meio da análise do texto e dos desdobramentos do Edital Arte Urbana na PI, de 2020, no contexto do estado emergencial, examinando os elementos de controle social presentes neste tipo de iniciativa estatal e, sob outro aspecto, as estratégias utilizadas pelos grafiteiros para dar sequência ao fomento de sua arte. Partindo de DIÓGENES e buscando entender o ciberespaço com RIFIOTIS, o método utilizado, que fundamenta os procedimentos acima descritos, foi o da etnografia virtual. O estudo se conclui constatando aspectos relacionados ao controle social presentes não apenas nas vias da administração pública, mas também pelos direcionamentos automatizados dos meios digitais, e, ao mesmo tempo, registrando a incidência de inúmeras formas de tentativa de liberdade encontradas na investigação, como as saídas às ruas durante o lockdown, contraditoriamente menos sujeitas, nas circunstâncias do isolamento, à repressão da polícia, ou à difusão de conteúdos nas redes sociais como espaço aparentemente seguro.The present paper entitled FROM THE BRICK WALL TO THE DIGITAL WALL: THE ASCENSION OF GRAFFITI IN FORTALEZA AND ITS PERSPECTIVES IN PANDEMIC TIMES comprises the report of an ethnographic research that took place in a multisituated way in the city of Fortaleza, in the physical environment and in the digital environment, through the Instagram social network, addressing the activity of graffiti artists in the context of the coronavirus pandemic. Starting, in the first section, from a historical recovery that leads to contemporary graffiti, this qualitative type investigation incorporates aspects pointed out by interlocutors, heard through semistructured interviews, in a dialogue with the bibliographic research. It continues, in the following sections, inserting the difficulties of conducting a research in the midst of the Covid-19 pandemic, simultaneously working on techniques designed to accompany the displacement of artistic productions from the city walls to the virtual space, in an observation provided by Instagram. At the end, two central aspects of the theme are discussed in the transition from 2020 to 2021: the difficulties in carrying out a project designed to take place through a face to face immersion in Praia de Iracema, constantly postponed due to the health protection measures adhered by the Government of the State of Ceará and, secondly, the exposure of the perceptions obtained in the virtual media trying understand the ways used for the maintenance of artistic works by graffiti artists who use Instagram. This work has as main objective to perceive and discuss the difficulties faced by these artists after the fateful arrivel of the pandemic, which requires confinement as the main containment measure. In this context, we intend to discuss the relationship between graffiti artists and the State, through the analysis of the text and the developments of the Public Notice Arte Urbana na PI, 2020, in the context of the emergency state, examining the elements of social control present in this type of government initiative and, in another aspect, the strategies used by graffiti artists to give continuity to the promotion of their art. Starting from DIÓGENES and seeking to understand cyberspace with RIFIOTIS, the method used, which underlies the procedures described above, was that of virtual ethnography. The study concludes by verifying aspects related to social control present not only in the public administration pathways, but also by the automated directions of digital media, and, at the same time, registering the incidence of numerous forms of attempted freedom found in the investigation, such as retourning to the streets during the lockdown, contradictorily less subject, in the circumstances of isolation, to the repression of the police, or the diffusion of content on social networks as an apparently safe space.RESUMEN. La presente tesis de maestria titulada DEL MURO DE LADRILLO AL MURO DIGITAL: EL ASCENSO DEL GRAFFITI EN FORTALEZA Y SUS PERSPECTIVAS EN TIEMPOS DE PANDEMIA comprende el relato de una investigación etnográfica hecha de manera multisituada en Fortaleza, en el médio físico y en el medio digital, a través de la red social Instagram, abordando la actividad de los grafiteros en el contexto de la pandemia de coronavirus. Partiendo, en el primer apartado, de una recuperación histórica que conduce al grafiti contemporáneo, la investigación, de carácter cualitativo, incorpora aspectos señalados por los interlocutores, escuchados a través de entrevistas semiestructuradas, en diálogo con la investigación bibliográfica. A continuación, sigue planteando las dificultades para realizar una investigación en medio de la pandemia Covid-19, trabajando simultáneamente las técnicas diseñadas para acompañar el traslado de las producciones artísticas desde las murallas de la ciudad al espacio virtual, en una observación proporcionada por Instagram. Al final, se discuten dos aspectos centrales de la temática en la transición de 2020 a 2021: las dificultades para llevar a cabo un proyecto diseñado para realizarse a través de una inmersión presencial en la Praia de Iracema, constantemente postergada por las. medidas de protección sanitaria adheridas por el Gobierno del Estado de Ceará y, en segundo lugar, la exposición de las percepciones obtenidas en los medios virtuales en busca de comprender las formas utilizadas para el mantenimiento de obras artísticas por los grafiteros que utilizan Instagram. Este trabajo tiene como objetivo principal percibir y discutir las dificultades que enfrentan estos artistas luego de la fatídica aparición de la pandemia, que requiere el confinamiento como principal medida de contención. En este contexto, pretendemos discutir la relación entre los grafiteros y el Poder Público, a través del análisis del texto y los desarrollos del Aviso Público Arte Urbana na PI, 2020, en el contexto del estado de emergencia, examinando los elementos de el control social presente en este tipo de iniciativas estatales y, en otro aspecto, las estrategias utilizadas por los grafiteros para dar continuidad a la promoción de su arte. Partiendo de DIÓGENES y buscando comprender el ciberespacio con RIFIOTIS, el método utilizado, que subyace a los procedimientos descritos anteriormente, fue el de la etnografía virtual. El estudio concluye señalando aspectos relacionados con el control social presentes no solo en las vías de la administración pública, sino también por las direcciones automatizadas de los medios digitales y, al mismo tiempo, registrando la incidencia de innumerables formas de tentativa de libertad encontradas en la investigación. como salir a la calle durante el encierro, contradictoriamente menos sujeto, en las circunstancias del aislamiento, a la represión policial, o la difusión de contenidos en las redes sociales como un espacio aparentemente seguro.Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-06-13T11:22:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CaioMartinianoDeBritoBaima_Dissert.pdf: 2539730 bytes, checksum: a48730e4fa275c69b4fa0e962e746b32 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-13T11:22:29Z (GMT). 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