O ensino e aprendizagem da língua tupi antigo : instrumento de fortalecimento da identidade do povo potiguara
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27763 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo comprender como se dá o processo de ensino e aprendizagem da língua Tupi Antigo pelo povo indígena Potiguara no munícipio de Baía da Traição-PB, na Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Pedro Poti, e analisar se este processo de ensino tem contribuído para a revitalização desta língua indígena e para o fortalecimento da identidade étnica-cultural do povo Potiguara. Metodologicamente, esta pesquisa tem abordagem qualitativa, e utilizou como procedimentos, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Sobre a pesquisa bibliográfica, buscamos ler Moonem (2008), e Freire (1985) para discutir a história de luta e resistencia do povo Potiguara; Navarro (2012) e Tibiriça (1984) para refletirmos sobre a língua Tupi. Também recorremos a Calvet (2007) e Quadros (2010), para pensarmos sobre as Políticas Linguísticas e como elas trataram o ensino de línguas indígenas, além de nos debruçarmos sobre os Referenciais Curriculares Nacionais para as Escolas Indígenas (RCNEI, 1998). Sobre a pesquisa de campo, frequentamos a Escola Indígena Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedro Poti, observando aulas do professor participante da pesquisa e sua turma do 3º ano do Ensino Médio, composta por 25 alunos. Com relação ao corpus da pesquisa, foram analisados: registros feitos em diário de campo das aulas observadas, material didático utilizado pelo professor, respostas da entrevista aplicada ao professor de Tupi Antigo e as respostas do questionário aplicado aos alunos da turma do 3° ano do Ensino Médio. Ao fim desse trabalho, concluímos que o ensino de Tupi Antigo vem contribuindo para o fortalecimento da identidade indígena e para a valorização do povo Potiguara. Contudo, para que essa língua seja realmente revitalizada, diversas ações precisam ser feitas para além das paredes da sala de aula. |
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Também recorremos a Calvet (2007) e Quadros (2010), para pensarmos sobre as Políticas Linguísticas e como elas trataram o ensino de línguas indígenas, além de nos debruçarmos sobre os Referenciais Curriculares Nacionais para as Escolas Indígenas (RCNEI, 1998). Sobre a pesquisa de campo, frequentamos a Escola Indígena Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedro Poti, observando aulas do professor participante da pesquisa e sua turma do 3º ano do Ensino Médio, composta por 25 alunos. Com relação ao corpus da pesquisa, foram analisados: registros feitos em diário de campo das aulas observadas, material didático utilizado pelo professor, respostas da entrevista aplicada ao professor de Tupi Antigo e as respostas do questionário aplicado aos alunos da turma do 3° ano do Ensino Médio. Ao fim desse trabalho, concluímos que o ensino de Tupi Antigo vem contribuindo para o fortalecimento da identidade indígena e para a valorização do povo Potiguara. Contudo, para que essa língua seja realmente revitalizada, diversas ações precisam ser feitas para além das paredes da sala de aula.The present work aimed to understand how the process of teaching and learning the Old Tupi language by the Potiguara indigenous people in the municipality of Baía da Traição-PB, at the Pedro Poti Indigenous State School of Elementary and Middle Education, and to analyze whether this process of teaching has contributed to the revitalization of this indigenous language and to the strengthening of the ethnic-cultural identity of the Potiguara people. Methodologically, this research has a qualitative approach, and used bibliographic research and field research as procedures. About the bibliographic research, we seek to read Moonem (2008), and Freire (1985) to discuss the history of struggle and resistance of the Potiguara people; Navarro (2012) and Tibiriça (1984) to reflect on the Tupi language. We also resorted to Calvet (2007) and Quadros (2010), to think about Language Policies and how they dealt with the teaching of indigenous languages, in addition to focusing on the National Curricular References for Indigenous Schools (RCNEI, 1998). Regarding the field research, we attended the Pedro Poti State Indigenous Elementary and Middle School, observing classes by the teacher participating in the research and his 3rd year high school class, made up of 25 students. Regarding the research corpus, the following were analyzed: records made in a field diary of the classes observed, didactic material used by the teacher, answers to the interview applied to the teacher of Tupi Antigo and the answers to the questionnaire applied to the students of the 3rd year of the High school. At the end of this work, we conclude that the teaching of Ancient Tupi has contributed to the strengthening of indigenous identity and to the appreciation of the Potiguara people. However, for this language to be really revitalized, several actions need to be done beyond the classroom walls.Submitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-14T19:39:41Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JúliaPatriciadeAndradeAraújo_TCC.pdf: 1606518 bytes, checksum: 1f4b4630aa13d749f9f9f81818ef8095 (MD5) JúliaPatriciadeAndradeAraújo_TERMO.pdf: 596630 bytes, checksum: a995e3278012784c61f2f85d83a01f4b (MD5)Approved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-14T19:39:55Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JúliaPatriciadeAndradeAraújo_TCC.pdf: 1606518 bytes, checksum: 1f4b4630aa13d749f9f9f81818ef8095 (MD5) JúliaPatriciadeAndradeAraújo_TERMO.pdf: 596630 bytes, checksum: a995e3278012784c61f2f85d83a01f4b (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-14T19:39:55Z (GMT). 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