Crenças e práticas de professores de língua inglesa participantes do programa gira mundo: uma abordagem sob a ótica da política linguística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Janaína
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21515
Resumo: O Programa de Intercâmbio Internacional Gira Mundo realizado pelo governo do estado da Paraíba visa não apenas a qualificação de professores e alunos, mas também a evolução do sistema de ensino por meio da aplicação de experiências bem-sucedidas em países que se destacam no segmento educacional. Nesse sentido, tendo em vista a importância desse programa no contexto educacional do estado, este trabalho tem como objetivo investigar as crenças e as práticas de ensino da língua inglesa de professores participantes do Programa Gira Mundo na Finlândia. Para isso, adotamos a perspectiva de política linguística desenvolvida por Spolsky (2004, 2009, 2012) que compreende as crenças como valorações sobre as línguas e por Shohamy (2006) que concebe os mecanismos de política linguística como dispositivos, de natureza implícita ou explícita, que criam, perpetuam e afetam as ideologias e práticas sobre as línguas que estão em vigor em uma determinada sociedade. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008), realizada com base em entrevistas semiestruturadas com quatro professores de língua inglesa. Para a análise dos dados, foram utilizados os aportes da Linguística Textual e da Semântica Argumentativa (KOCH, 2011, 2015). As conclusões apontaram que os professores têm as seguintes crenças: a importância do inglês no mundo; a possibilidade de aprender inglês sem visitar ou viver no país dessa língua se mostrou variável, pois a aprendizagem está condicionada ao “autodidatismo” e à “motivação”, constituindo “caminho mais longo” para a aprendizagem; a obrigatoriedade do inglês na educação básica, mas também a importância da presença de outras línguas estrangeiras no currículo; a possibilidade de aprender inglês na escola, embora seja mais fácil nas instituições particulares; a “motivação” e o contato com a língua tanto com nativos quanto com não nativos como o “segredo” para aprender inglês; e, o inglês não é difícil, mas alguns elementos podem ser difíceis como a sintaxe e a fonética. Já em relação às práticas de ensino, todos disseram que já não existe essa questão de variedade preferida da língua inglesa, entretanto a americana e britânica estão presentes em sala de aula, pois são estas que os professores aprenderam. Destacamos que o GMF provocou mudanças em suas práticas de ensino, levando os professores a priorizar a comunicação, a internet, o protagonismo do aluno e desconstrução de crenças por parte dos alunos e a utilizar metodologias ativas e ferramentas digitais. Esta pesquisa busca contribuir para a fomentar os estudos sobre os impactos das políticas públicas educacionais e das políticas linguísticas na formação continuada de professores de línguas.
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Para isso, adotamos a perspectiva de política linguística desenvolvida por Spolsky (2004, 2009, 2012) que compreende as crenças como valorações sobre as línguas e por Shohamy (2006) que concebe os mecanismos de política linguística como dispositivos, de natureza implícita ou explícita, que criam, perpetuam e afetam as ideologias e práticas sobre as línguas que estão em vigor em uma determinada sociedade. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008), realizada com base em entrevistas semiestruturadas com quatro professores de língua inglesa. Para a análise dos dados, foram utilizados os aportes da Linguística Textual e da Semântica Argumentativa (KOCH, 2011, 2015). As conclusões apontaram que os professores têm as seguintes crenças: a importância do inglês no mundo; a possibilidade de aprender inglês sem visitar ou viver no país dessa língua se mostrou variável, pois a aprendizagem está condicionada ao “autodidatismo” e à “motivação”, constituindo “caminho mais longo” para a aprendizagem; a obrigatoriedade do inglês na educação básica, mas também a importância da presença de outras línguas estrangeiras no currículo; a possibilidade de aprender inglês na escola, embora seja mais fácil nas instituições particulares; a “motivação” e o contato com a língua tanto com nativos quanto com não nativos como o “segredo” para aprender inglês; e, o inglês não é difícil, mas alguns elementos podem ser difíceis como a sintaxe e a fonética. Já em relação às práticas de ensino, todos disseram que já não existe essa questão de variedade preferida da língua inglesa, entretanto a americana e britânica estão presentes em sala de aula, pois são estas que os professores aprenderam. Destacamos que o GMF provocou mudanças em suas práticas de ensino, levando os professores a priorizar a comunicação, a internet, o protagonismo do aluno e desconstrução de crenças por parte dos alunos e a utilizar metodologias ativas e ferramentas digitais. Esta pesquisa busca contribuir para a fomentar os estudos sobre os impactos das políticas públicas educacionais e das políticas linguísticas na formação continuada de professores de línguas.The Gira Mundo International Exchange Program carried out by the Paraíba State government aims not only at the qualification of teachers and students, but also at the evolution of the education system through the application of successful experiences in countries that stand out in the educational segment. In this sense, given the importance of this program in the educational context of the State, this work aims to investigate beliefs and teaching practices of English language teachers participating in the Gira Mundo Program in Finland. For this, we adopted the language policy perspective developed by Spolsky (2004, 2009, 2012), which understands beliefs as valuations about languages, and by Shohamy (2006), who conceives the mechanisms of language policy as devices, of an implicit or explicit nature, that create, perpetuate and affect the ideologies and practices about languages that are in force in a given society. Methodologically, it is a qualitative interpretative research (BORTONI-RICARDO, 2008), carried out based on semi-structured interviews with four English language teachers. It were used contributions from Textual Linguistics and Argumentative Semantics (KOCH, 2011, 2015) for data analysis. The findings showed that teachers have the following beliefs: the importance of English in the world; the possibility of learning English without visiting or living in the country of that language proved to be variable, since learning is conditioned to “self-education” and “motivation”, constituting a “longer path” for learning; the requirement of English in basic education, but also the importance of the presence of other foreign languages in the curriculum; the possibility of learning English at school, although it is easier in private institutions; the “motivation” and contact with the language with both natives and non-natives as the “secret” for learning English; and English is not difficult, but some elements can be difficult, such as syntax and phonetics. Regarding teaching practices, everyone said that there is no longer the issue of preferred variety of English language, however the American and British are present in the classroom, as these are the ones that the teachers learned. We emphasize that the GMF caused changes in their teaching practices, leading teachers to prioritize communication, internet, student’s role and the deconstruction of beliefs on part of the students and to use active methodologies and digital tools. This research seeks to contribute to foster studies on the impacts of public educational policies and language policies on the continuing education of language teachers.Submitted by Jeruzalém Silva (jerulima@gmail.com) on 2021-11-30T15:02:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JanaínaFerreira_Dissert.pdf: 1675836 bytes, checksum: 6e125a8f824eaa395752a8ab545b2a3d (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-12-06T18:32:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JanaínaFerreira_Dissert.pdf: 1675836 bytes, checksum: 6e125a8f824eaa395752a8ab545b2a3d (MD5)Made available in DSpace on 2021-12-06T18:32:44Z (GMT). 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