Os efeitos das fontes e formas dos nudges de normas sociais sobre o gerenciamento de resultados das empresas no processo de tomada de decisão contábil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Caritsa Scartaty
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30240
Resumo: Este estudo teve por objetivo analisar os efeitos das fontes e formas dos nudges de normas sociais sobre o gerenciamento de resultados das empresas no processo de tomada de decisão contábil. Na exploração desta relação, buscou-se fundamentação na literatura que considera o gerenciamento de resultados uma prática agressiva de reportar informação contábil. No contexto da decisão contábil, vários fatores são determinantes do nível de gerenciamento de resultados por parte da gestão e sua equipe, incluindo as normas sociais seguidas pela hierarquia organizacional, seja pelo tom do topo ou pelos pares. Considerando que as normas sociais afetam o comportamento dos tomadores de decisão em relação aos padrões contábeis, utilizouse dos nudges para orientar os profissionais contábeis em direção a menores níveis de gerenciamento de resultados. Os nudges, também chamados de empurrões, são ferramentas que modificam a arquitetura de escolhas para orientar o comportamento das pessoas, sem afetar significativamente os incentivos econômicos, enquanto preservam a liberdade de escolha. O estudo se classificou como um experimento randomizado do tipo entre sujeitos (betweensubject). A análise foi formada a partir de um experimento fatorial 2x2+1, sendo duas condições para a fonte dos nudges (tom do top ou tom dos pares) e duas condições para as formas dos nudges (pop-up ou mensagem fixa) e uma condição de controle, resultando, assim, em cinco grupos. A amostra final foi composta por 362 contadores. A variável dependente do estudo tratou do nível de gerenciamento de resultados e as variáveis independentes incluíram as diferentes fontes de nudges (superior ou pares), juntamente com as formas dos nudges (pop-up ou mensagem fixa). Para a análise e interpretação dos dados, utilizou-se a estatística descritiva, Análise de Variância (ANOVA) e a Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados indicaram que a presença de nudges de normas sociais, independentemente da fonte e da forma, foi estatisticamente significativa na redução do nível de gerenciamento de resultados em comparação com a ausência desses nudges. Notavelmente, os nudges emitidos pelos líderes na forma de mensagem fixa demonstraram um efeito estatisticamente mais significativo em comparação com outras fontes e formas de nudges. Com os resultados sugerindo um impacto estatisticamente mais significativo do tom do topo na redução do gerenciamento de resultados, uma possível explicação é que, na análise de mediação, apenas os nudges emitidos pelo líder conseguiram ativar efetivamente as normas sociais. Assim, mesmo que os pares transmitam mensagens sobre normas contábeis e exerçam influência sobre a tomada de decisão dos colegas de mesmo nível hierárquico, os participantes podem interpretá-las como refletindo um comportamento típico dos líderes. Ao analisar os efeitos entre as fontes e formas dos nudges, sem considerar os participantes que não foram expostos ao nudges, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas no gerenciamento de resultado entre os nudges emitidos pelo líder e pelos pares, nem entre as formas de comunicação pop-up e mensagem fixa. Assim, estatisticamente, as duas fontes e formas parecem produzir efeitos semelhantes na redução gerenciamento de resultados, demonstrando a versatilidade da aplicação dos nudges de normas sociais no contexto organizacional. Os resultados desta pesquisa contribuem para a expansão da literatura que busca mecanismos que promovam a qualidade informacional. Também, contribuem para a verificação dos efeitos da aplicação dos nudges em novo contexto, a tomada de decisão contábil. Em termos práticos, as contribuições abrangem os proprietários e gestores, uma vez que podem utilizar técnicas de intervenções baseadas em normas sociais para influenciar a equipe responsável pela elaboração das demonstrações contábeis. Sugerir a aplicação de nudges de normas sociais no sistema contábil, adaptá-los ao contexto organizacional e testar os efeitos da estrutura hierárquica, demonstrou o potencial impacto dessa ferramenta, reduzindo o gerenciamento de resultados.
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Os nudges, também chamados de empurrões, são ferramentas que modificam a arquitetura de escolhas para orientar o comportamento das pessoas, sem afetar significativamente os incentivos econômicos, enquanto preservam a liberdade de escolha. O estudo se classificou como um experimento randomizado do tipo entre sujeitos (betweensubject). A análise foi formada a partir de um experimento fatorial 2x2+1, sendo duas condições para a fonte dos nudges (tom do top ou tom dos pares) e duas condições para as formas dos nudges (pop-up ou mensagem fixa) e uma condição de controle, resultando, assim, em cinco grupos. A amostra final foi composta por 362 contadores. A variável dependente do estudo tratou do nível de gerenciamento de resultados e as variáveis independentes incluíram as diferentes fontes de nudges (superior ou pares), juntamente com as formas dos nudges (pop-up ou mensagem fixa). 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Assim, mesmo que os pares transmitam mensagens sobre normas contábeis e exerçam influência sobre a tomada de decisão dos colegas de mesmo nível hierárquico, os participantes podem interpretá-las como refletindo um comportamento típico dos líderes. Ao analisar os efeitos entre as fontes e formas dos nudges, sem considerar os participantes que não foram expostos ao nudges, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas no gerenciamento de resultado entre os nudges emitidos pelo líder e pelos pares, nem entre as formas de comunicação pop-up e mensagem fixa. Assim, estatisticamente, as duas fontes e formas parecem produzir efeitos semelhantes na redução gerenciamento de resultados, demonstrando a versatilidade da aplicação dos nudges de normas sociais no contexto organizacional. Os resultados desta pesquisa contribuem para a expansão da literatura que busca mecanismos que promovam a qualidade informacional. Também, contribuem para a verificação dos efeitos da aplicação dos nudges em novo contexto, a tomada de decisão contábil. Em termos práticos, as contribuições abrangem os proprietários e gestores, uma vez que podem utilizar técnicas de intervenções baseadas em normas sociais para influenciar a equipe responsável pela elaboração das demonstrações contábeis. Sugerir a aplicação de nudges de normas sociais no sistema contábil, adaptá-los ao contexto organizacional e testar os efeitos da estrutura hierárquica, demonstrou o potencial impacto dessa ferramenta, reduzindo o gerenciamento de resultados.This study aimed to analyze the effects of the sources and forms of social norms nudges on earnings management in the accounting decision-making process. In exploring this relationship, we sought grounding in literature that considers earnings management as an aggressive practice in reporting accounting information. In the context of accounting decision-making, various factors determine the level of earnings management by management and their team, including the social norms followed by the organizational hierarchy, either from the top tone or from peers. Considering that social norms affect decision-makers' behavior regarding accounting standards, nudges were used to guide accounting professionals towards lower levels of earnings management. Nudges, also called pushes, are tools that modify choice architecture to guide people's behavior without significantly affecting economic incentives, while preserving freedom of choice. The study was classified as a randomized experiment of the betweensubjects type. The analysis was based on a 2x2+1 factorial experiment, with two conditions for the source of nudges (top tone or peer tone) and two conditions for the forms of nudges (popup or fixed message), and one control condition, resulting in five groups. The final sample consisted of 362 accountants. The dependent variable in the study addressed the level of earnings management, and the independent variables included the different sources of nudges (top or peers) along with the forms of nudges (pop-up or fixed message). For data analysis and interpretation, descriptive statistics, Analysis of Variance (ANOVA), and Structural Equation Modeling were used. The results indicated that the presence of social norms nudges, regardless of the source and form, was statistically significant in reducing the level of earnings management compared to the absence of these nudges. Remarkably, nudges issued by leaders in the form of fixed messages demonstrated a statistically more significant effect compared to other sources and forms of nudges. With the results suggesting a statistically more significant impact of the top tone in reducing earnings management, a possible explanation is that, in the mediation analysis, only nudges issued by leaders were able to effectively activate social norms. Thus, even if peers convey messages about accounting norms and influence the decisionmaking of colleagues at the same hierarchical level, participants may interpret them as reflecting typical leader behavior. When analyzing the effects between the sources and forms of nudges, without considering participants who were not exposed to nudges, no statistically significant differences in earnings management were found between nudges issued by leaders and peers, nor between the communication forms of pop-up and fixed message. Thus, statistically, both sources and forms seem to produce similar effects in reducing earnings management, demonstrating the versatility of the application of social norms nudges in the organizational context. The results of this research contribute to the expansion of literature seeking mechanisms that promote informational quality. They also contribute to verifying the effects of applying nudges in a new context, accounting decision-making. In practical terms, the contributions extend to owners and managers, as they can use norm-based intervention techniques to influence the team responsible for preparing financial statements. Suggesting the application of social norms nudges in the accounting system, adapting them to the organizational context, and testing the effects of hierarchical structure demonstrated the potential impact of this tool, reducing earnings management.Submitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-05-21T11:28:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CaritsaScartatyMoreira_Tese.pdf: 28504143 bytes, checksum: f5d4251fe593ad317993f7e34fec7602 (MD5)Made available in DSpace on 2024-05-21T11:28:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CaritsaScartatyMoreira_Tese.pdf: 28504143 bytes, checksum: f5d4251fe593ad317993f7e34fec7602 (MD5) Previous issue date: 2023-11-23NenhumaporUniversidade Federal da ParaíbaPrograma de Pós-Graduação em Ciências ContábeisUFPBBrasilFinanças e ContabilidadeAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISInformação contábilNudgesGerenciamento de ResultadosProfissionais ContábeisNormas sociaisTomada de decisão - ContábilEarnings ManagementAccounting ProfessionalsOs efeitos das fontes e formas dos nudges de normas sociais sobre o gerenciamento de resultados das empresas no processo de tomada de decisão contábilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisSousa, Rossana Guerra dehttp://lattes.cnpq.br/7912167437653317Martins, Orleans Silvahttp://lattes.cnpq.br/501223603998400808815924477http://lattes.cnpq.br/4261570315572266Moreira, Caritsa Scartatyreponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTCaritsaScartatyMoreira_Tese.pdf.txtCaritsaScartatyMoreira_Tese.pdf.txtExtracted texttext/plain327800https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/30240/4/CaritsaScartatyMoreira_Tese.pdf.txtaafe58a45c06c483d07406b529825576MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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