A regulação do trabalho no programa de educação integral da Paraíba: a percepção dos docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Hedgard Rodrigues da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27057
Resumo: A criação das Escolas Cidadãs Integrais foi um marco para o nascimento do Programa de Educação Integral da Paraíba (PEIPB), para a oferta de Ensino Médio em tempo integral, com uma série de mudanças na organização da escola e do trabalho docente. O PEIPB efetivou um novo currículo com disciplinas diferenciadas, práticas pedagógicas para o projeto de vida do estudante, instrumentos de gestão para acompanhamento pedagógico e administrativo e implantou o Regime de Dedicação Docente Integral (RDDI). Esta tese procurou conhecer mais profundamente essas mudanças, a partir da percepção de como os professores do Ensino Médio em RDDI interpretam o processo de regulação do trabalho docente no PEIPB. Para tanto, estabeleceu-se como objetivo geral da pesquisa compreender como as mudanças no processo do trabalho docente no PEIPB impactaram a profissionalidade dos professores do Ensino Médio em RDDI. A metodologia da pesquisa contou com estudos quantitativos e qualitativos. Por meio de levantamento documental e revisão bibliográfica, buscou-se conhecer as orientações das políticas mais recentes que informam o PEIPB. A pesquisa de campo foi realizada de forma integrada à pesquisa ―As condições de oferta da Educação Básica pública em quatro estados do Nordeste do Brasil”, desenvolvida pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Universidade Federal de Minas Gerais. Os dados foram coletados por meio de questionário e grupo focal e analisados por meio do emprego de técnicas de tratamento estatístico e análise de conteúdo, delimitada nas categorias: carga de trabalho, avaliação docente, relação com a gestão escolar, autonomia e remuneração e carreira. Os resultados apontam que a profissionalidade docente foi impactada pela sobrecarga de trabalho, ampliação e cobranças de materiais pedagógicos e administrativos, instabilidade de permanência na escola, vinculação da autonomia docente aos resultados dos estudantes nas avaliações externas e insatisfação com a remuneração e o plano de carreira, que não refletem uma política de valorização docente. Assim, o PEIPB reforça processos de responsabilização docente e da escola que já vinham sendo empregados na rede estadual de ensino da Paraíba, sendo motivo de resistência dos professores por meio de formas coletivas de organização e de colaboração.
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Para tanto, estabeleceu-se como objetivo geral da pesquisa compreender como as mudanças no processo do trabalho docente no PEIPB impactaram a profissionalidade dos professores do Ensino Médio em RDDI. A metodologia da pesquisa contou com estudos quantitativos e qualitativos. Por meio de levantamento documental e revisão bibliográfica, buscou-se conhecer as orientações das políticas mais recentes que informam o PEIPB. A pesquisa de campo foi realizada de forma integrada à pesquisa ―As condições de oferta da Educação Básica pública em quatro estados do Nordeste do Brasil”, desenvolvida pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Universidade Federal de Minas Gerais. Os dados foram coletados por meio de questionário e grupo focal e analisados por meio do emprego de técnicas de tratamento estatístico e análise de conteúdo, delimitada nas categorias: carga de trabalho, avaliação docente, relação com a gestão escolar, autonomia e remuneração e carreira. Os resultados apontam que a profissionalidade docente foi impactada pela sobrecarga de trabalho, ampliação e cobranças de materiais pedagógicos e administrativos, instabilidade de permanência na escola, vinculação da autonomia docente aos resultados dos estudantes nas avaliações externas e insatisfação com a remuneração e o plano de carreira, que não refletem uma política de valorização docente. Assim, o PEIPB reforça processos de responsabilização docente e da escola que já vinham sendo empregados na rede estadual de ensino da Paraíba, sendo motivo de resistência dos professores por meio de formas coletivas de organização e de colaboração.The creation of the Integral Citizen Schools was a landmark for the birth of the Integral Education Program of Paraíba (IEPPB), for the provision of full-time high school education, with a series of changes in the organization of the school and the teaching work. The IEPPB introduced a new curriculum with differentiated subjects, pedagogical practices for the student's life project, management tools for pedagogical and administrative monitoring, and implemented the Full-Time Teacher Dedication Regime (FTDR). This thesis sought to learn more about these changes, based on the perception of how high school teachers in FTDR interpret the process of regulating the teaching work in the IEPPB. To this end, it was established as the general objective of the research to understand how the changes in the process of the teaching work in the IEPPB impacted the professionalism of high school teachers in FTDR. The research methodology relied on quantitative and qualitative studies. Through documentary research and literature review, we sought to understand the most recent policy guidelines that inform the IEPPB. The field research was integrated with the research on ―The conditions of supply of public Basic Education in four states in the Northeast of Brazil,” developed by the Study Group on Educational Policy and Teaching Work of the Federal University of Minas Gerais. The data were collected through a questionnaire and focus group and analyzed using statistical treatment techniques and content analysis, delimited in the categories: workload, teacher evaluation, relationship with school management, autonomy, and remuneration and career. The results indicate that the teaching professionalism was impacted by workload, expansion and demands of pedagogical and administrative materials, instability of permanence in school, linking teaching autonomy to the results of students in external evaluations and dissatisfaction with the remuneration and career plan that do not reflect a policy of teacher appreciation. Thus, the IEPPB reinforces processes of teacher and school accountability that were already being employed in the state school system of Paraíba, being a reason for teachers' resistance through collective forms of organization and collaboration.RESUMEN. La creación de las Escuelas Ciudadanas Integrales fue un hito para el nacimiento del Programa de Educación Integral de Paraíba (PEIPB), para la impartición de la enseñanza média a tiempo completo, con una serie de cambios en la organización del trabajo escolar y docente. El PEIPB introdujo un nuevo plan de estudios con asignaturas diferenciadas, prácticas pedagógicas para el proyecto de vida del alumno, herramientas de gestión para el seguimiento pedagógico y administrativo e implantó el Régimen de Dedicación Docente Plena (RDDP). Esta tesis buscó conocer, a partir de la percepción de cómo los docentes de escuela média en RDDP interpretan el proceso de regulación del trabajo en el PEIPB. Para ello, se estableció como objetivo general de la investigación comprender cómo los cambios en el proceso del trabajo docente en el PEIPB impactaron en el profesionalismo de los profesores de escuela secundaria en RDDP. La metodología de investigación se basó en estudios cuantitativos y cualitativos. Mediante encuesta documental y revisión bibliográfica, buscamos conocer las directrices de las políticas más recientes que informan el PEIPB. La investigación de campo se integró a la investigación Las condiciones de oferta de la Educación Básica pública en cuatro estados del Nordeste de Brasil, desarrollada por el Grupo de Estudios sobre Política Educativa y Trabajo Docente de la Universidad Federal de Minas Gerais. Los datos se recogieron mediante cuestionario y grupo focal y se analizaron mediante el uso de técnicas de tratamiento estadístico y análisis de contenido, delimitados en las categorías: carga de trabajo, evaluación del profesorado, relación con la dirección del centro, autonomía y remuneración y carrera profesional. Los resultados indican que el profesionalismo docente fue impactado por la carga de trabajo, expansión y cargas de materiales pedagógicos y administrativos, inestabilidad de permanencia en la escuela, vinculación de la autonomía docente a los resultados de los alumnos en las evaluaciones externas e insatisfacción con la remuneración y plan de carrera que no reflejan una política de valorización docente. Así, el PEIPB refuerza procesos de responsabilización docente y escolar que ya venían siendo utilizados en la red pública de educación de Paraíba, siendo motivo de resistencia de los profesores a través de formas colectivas de organización y colaboración.Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-05-31T16:33:00Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HedgardRodriguesDaSilva_Tese.pdf: 2865613 bytes, checksum: 6aa52e0137808df893b371e6c9f9fad2 (MD5) HedgardRodriguesDaSilva_Tese_Ficha_SIGAA.pdf: 2070 bytes, checksum: 83738d670c1df08cd4e808d82a31339e (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-31T16:33:00Z (GMT). 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