O “espírito” da/e a modernidade religiosa à brasileira : um estudo socioantropológico das relações, perspectivas e recomposições dos pentecostalismos na moderna sociedade no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barrozo, Victor Breno Farias
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29900
Resumo: A presente tese tem como objetivo estudar a modernidade religiosa à brasileira, a partir da socioantropologia das religiões, analisando as relações, perspectivas e recomposições dos pentecostalismos na sociedade moderna no Brasil. Como problemática central, nos colocamos à interpretação compreensiva dos sentidos e funções sociais da religião na modernidade, mediante um exame particular sobre os pentecostais e o mundo moderno no país. Num contexto de modernização nacional ao longo do século XX, enquanto diversos grupos religiosos – como o catolicismo romano e o protestantismo histórico – experimentaram um processo de crise e enfraquecimento, os pentecostais no Brasil tornaram-se uma das principais expressões religiosas do país. De acordo com dados da Pew Reserch Center de 2011, os pentecostais e carismáticos no globo contabilizavam algo em torno de 584,080,000 milhões de adeptos – correspondendo a 8,5% da população mundial e 26,7% do percentual de cristãos no mundo – distribuídos numa miríade de denominações, movimentos e comunidades. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), segundo dados do Censo 2010, apontou que o Brasil possui cerca de 25,370,483 milhões de pentecostais, compondo 12,9% da população do país. Nesta pesquisa, mediante uma abordagem teórico-metodológica, buscamos realizar uma reconstrução genealógica e histórica deste tema, voltando aos clássicos (como Durkheim e Weber), passando pelos autores contemporâneos (e suas perspectivas), bem como também um olhar comparativo sobre religião e modernidade em contextos globais distintos, no intuito de evidenciar os elementos centrais daquele binômio e a evidencia das “modernidades religiosas múltiplas”. Em seguida, nos detemos em tratar da explanação dos investigadores nacionais sobre a religião e modernidade na sociedade brasileira, sublinhando suas especificidades, processos e dinâmicas. Por fim, será apresentado o lugar e nexos entre os pentecostalismos e o mundo moderno, evocando as análises acadêmicas sobre as interfaces (como as questões da globalização, secularização e individualismo) e os “movimentos” – decomposição, composição e recomposição – do campo pentecostal brasileiro moderno. Nossa hipótese é que os pentecostalismos são, ao mesmo tempo, um produto e produtoras de uma modernidade religiosa no Brasil, podendo prestarem-se à elucidação deste fenômeno. Considerando estes pontos, este trabalho busca discorrer sobre as características e especificidades de uma modernidade religiosa tipicamente brasileira, através da observação de caso dos pentecostais na moderna sociedade no país.
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De acordo com dados da Pew Reserch Center de 2011, os pentecostais e carismáticos no globo contabilizavam algo em torno de 584,080,000 milhões de adeptos – correspondendo a 8,5% da população mundial e 26,7% do percentual de cristãos no mundo – distribuídos numa miríade de denominações, movimentos e comunidades. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), segundo dados do Censo 2010, apontou que o Brasil possui cerca de 25,370,483 milhões de pentecostais, compondo 12,9% da população do país. Nesta pesquisa, mediante uma abordagem teórico-metodológica, buscamos realizar uma reconstrução genealógica e histórica deste tema, voltando aos clássicos (como Durkheim e Weber), passando pelos autores contemporâneos (e suas perspectivas), bem como também um olhar comparativo sobre religião e modernidade em contextos globais distintos, no intuito de evidenciar os elementos centrais daquele binômio e a evidencia das “modernidades religiosas múltiplas”. Em seguida, nos detemos em tratar da explanação dos investigadores nacionais sobre a religião e modernidade na sociedade brasileira, sublinhando suas especificidades, processos e dinâmicas. Por fim, será apresentado o lugar e nexos entre os pentecostalismos e o mundo moderno, evocando as análises acadêmicas sobre as interfaces (como as questões da globalização, secularização e individualismo) e os “movimentos” – decomposição, composição e recomposição – do campo pentecostal brasileiro moderno. Nossa hipótese é que os pentecostalismos são, ao mesmo tempo, um produto e produtoras de uma modernidade religiosa no Brasil, podendo prestarem-se à elucidação deste fenômeno. Considerando estes pontos, este trabalho busca discorrer sobre as características e especificidades de uma modernidade religiosa tipicamente brasileira, através da observação de caso dos pentecostais na moderna sociedade no país.The present thesis aims to study religious modernity to Brazilian, from the socio-anthropology of religions, analyzing the relationships, perspectives and recompositions of Pentecostalisms in modern society in Brazil. As a central issue, we place ourselves in a comprehensive interpretation of the meanings and social functions of religion in modern times, through a particular examination of Pentecostals and the modern world in the country. In a context of national modernization throughout the 20th century, while several religious groups - such as Roman Catholicism and historical Protestantism - experienced a process of crisis and weakening, Pentecostals in Brazil have become one of the main religious expressions of the country and. According to data from the 2011 Pew Reserch Center, Pentecostals and Charismatics across the globe accounted for some 584.080 billion followers - corresponding to 8.5% of the world's population and 26.7% of the percentage of Christians in the world - distributed across a myriad denominations, movements and communities. The Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), according to data from the 2010 Census, pointed out that Brazil has about 25,370,483 million Pentecostals, making up 12.9% of the country's population. In this research, using a theoretical-methodological approach, we seek to carry out a genealogical and historical reconstruction of this theme, returning to the classics (such as Durkheim and Weber), passing through contemporary authors (and their perspectives), as well as a comparative look at religion and modernity in different global contexts, in order to highlight the central elements of that binomial and the evidence of “multiple religious modernities”. Then, we focus on dealing with the explanation of national researchers on religion and modernity in Brazilian society, underlining their specificities, processes and dynamics. Finally, the place and connections between Pentecostalism and the modern world will be presented, evoking academic analyzes of interfaces (such as issues of globalization, secularization and individualism) and the “movements” - decomposition, composition and recomposition - of the Pentecostal field modern Brazilian. Our hypothesis is that Pentecostalisms are, at the same time, a product and producer of a religious modernity in Brazil, being able to lend themselves to the elucidation of this phenomenon. Considering these points, this work seeks to discuss the characteristics and specificities of a typical Brazilian religious modernity, through the observation of the case of Pentecostals in modern society in the country.Submitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-03-22T13:47:27Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VictorBrenoFariasBarrozo_Tese.pdf: 1277817 bytes, checksum: 92d89233160f6ba4990f7c26828b8090 (MD5)Made available in DSpace on 2024-03-22T13:47:27Z (GMT). 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