Química orgânica e a automedicação: proposta de uma sequência didática utilizando um estudo de caso
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25871 |
Resumo: | Tornar um assunto abordado em sala de aula em conhecimento significativo é uma tarefa que exige esforço e dedicação por parte do profissional da educação. Este só é possível através de uma constante adaptação às novas metodologias de ensino-aprendizagem, como a contextualização, o uso da interdisciplinaridade, das sequências didáticas e dos estudos de caso, de forma que torne o aprendizado bastante atraente, motivando os alunos a absorverem os conteúdos de maneira efetiva. O trabalho aqui apresentado propôs usar uma sequência didática e um estudo de caso inédito para trabalhar funções orgânicas em sala de aula. O caso intitulado “Espalhe a consciência, pare a resistência” tem como abordagem sociocientífica os impactos da automedicação sem prescrição médica e suas consequências na saúde humana. Essa estratégia didática foi desenvolvida a partir de narrativas com situações-problemas vivenciadas pela sociedade. A sequência didática e o estudo de caso foram aplicados em uma Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) do município de João Pessoa nas três turmas do 3º ano do Ensino Médio-Técnico dos cursos de Hotelaria (10 alunos), Eventos (25 alunos) e Informática (28 alunos). As atividades acorreram em três encontros no período de 23 a 29 de novembro de 2022 com a participação 34 alunos de um total de 63 alunos. Inicialmente foi feita a contextualização do tema por meio de notícias atuais sobre automedicação. No segundo encontro foi mostrado um vídeo em formato de animação sobre superbactérias e em seguida foi aplicado um questionário de coleta de dados. No terceiro encontro foi aplicado o caso a ser solucionado pelos alunos. Como resultado, foi realizado a aplicação da sequência didática e a discussão do questionário sobre automedicação. Ao longo dos encontros houve uma participação dos alunos e comentários positivos acerca do tema proposto, demonstrando que a estratégia é interessante para ser aplicada em sala de aula. |
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2023-01-20T15:25:36Z2023-01-202023-01-20T15:25:36Z2022-12-13https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25871Tornar um assunto abordado em sala de aula em conhecimento significativo é uma tarefa que exige esforço e dedicação por parte do profissional da educação. Este só é possível através de uma constante adaptação às novas metodologias de ensino-aprendizagem, como a contextualização, o uso da interdisciplinaridade, das sequências didáticas e dos estudos de caso, de forma que torne o aprendizado bastante atraente, motivando os alunos a absorverem os conteúdos de maneira efetiva. O trabalho aqui apresentado propôs usar uma sequência didática e um estudo de caso inédito para trabalhar funções orgânicas em sala de aula. O caso intitulado “Espalhe a consciência, pare a resistência” tem como abordagem sociocientífica os impactos da automedicação sem prescrição médica e suas consequências na saúde humana. Essa estratégia didática foi desenvolvida a partir de narrativas com situações-problemas vivenciadas pela sociedade. A sequência didática e o estudo de caso foram aplicados em uma Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) do município de João Pessoa nas três turmas do 3º ano do Ensino Médio-Técnico dos cursos de Hotelaria (10 alunos), Eventos (25 alunos) e Informática (28 alunos). As atividades acorreram em três encontros no período de 23 a 29 de novembro de 2022 com a participação 34 alunos de um total de 63 alunos. Inicialmente foi feita a contextualização do tema por meio de notícias atuais sobre automedicação. No segundo encontro foi mostrado um vídeo em formato de animação sobre superbactérias e em seguida foi aplicado um questionário de coleta de dados. No terceiro encontro foi aplicado o caso a ser solucionado pelos alunos. Como resultado, foi realizado a aplicação da sequência didática e a discussão do questionário sobre automedicação. Ao longo dos encontros houve uma participação dos alunos e comentários positivos acerca do tema proposto, demonstrando que a estratégia é interessante para ser aplicada em sala de aula.Turning a subject addressed in the classroom into meaningful knowledge is a task that requires effort and dedication on the part of the education professional. This is only possible through a constant adaptation to new teaching-learning methodologies, such as contextualization, the use of interdisciplinarity, didactic sequences and case studies, in a way that makes learning very attractive, motivating students to absorb the content effectively. The work presented here proposed using a didactic sequence and an unprecedented case study to work on organic functions in the classroom. The case entitled “Spread awareness, stop resistance” has as a socio-scientific approach the impacts of selfmedication without a medical prescription and its consequences on human health. This didactic strategy was developed from narratives with problem situations experienced by society. The didactic sequence and the case study were applied in an Integral Technical Citizen School (ECIT) in the city of João Pessoa in the three classes of the 3rd year of Technical High School in the Hospitality courses (10 students), Events (25 students) and Informatics (28 students). The activities took place in three meetings from November 23 to 29, 2022, with the participation of 34 students out of a total of 63 students. Initially, the theme was contextualized through current news on self-medication. In the second meeting, an animated video about superbugs was shown and then a data collection questionnaire was applied. In the third meeting, the case to be solved by the students was applied. As a result, the didactic sequence was applied and the questionnaire on selfmedication was discussed. Throughout the meetings there was student participation and positive comments about the proposed theme, demonstrating that the strategy is interesting to be applied in the classroom.Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2023-01-20T15:25:36Z No. of bitstreams: 1 JSH20012023.pdf: 2060120 bytes, checksum: 6e93c1e3ddaa30e618b03cbec32383e1 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-20T15:25:36Z (GMT). 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