Aprendizagem significativa em química orgânica por meio da temática automedicação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/222738 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo o planejamento, desenvolvimento e análise da aplicação de uma sequência didática que foca no uso dos conhecimentos prévios dos alunos como fator essencial na aprendizagem, conhecida como Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A justificativa para desenvolver o presente trabalho deve-se a manifestação de desânimo por parte dos alunos em aprender Química, apontando a falta de contextualização dos conhecimentos químicos como fator principal para a baixa motivação. Também a recorrente reclamação dos alunos acerca do ensino de química orgânica, que por vezes limita-se a memorização de nomenclaturas e classificações sem quaisquer correlações contextuais - ocasionando numa aprendizagem mecânica. Conforme a teoria ausubeliana, a aprendizagem significativa é um processo por meio do qual uma nova informação interage com conhecimentos prévios (subsunçores) existentes na estrutura cognitiva do aluno, opondo-se à aprendizagem mecânica que se resume a memorização de conceitos sem qualquer relação com outros conhecimentos. A UEPS foi empregada em duas turmas de segundo ano do Ensino Técnico de Química integrado ao Ensino Médio, abordando o conteúdo de funções orgânicas nitrogenadas a partir do tema automedicação. Esse trabalho teve como finalidade proporcionar um espaço de reflexão e crítica a respeito da utilização de medicamentos sem acompanhamento médico e as consequências dessa atitude, construindo uma conexão do fator social com os conhecimentos químicos previstos para serem abordados na Educação Básica. As ferramentas de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem na UEPS foram a aplicação de mapas conceituais inicial e final, júri simulado, a avaliação somativa individual, os registros da licencianda feitos ao longo do desenvolvimento da sequência didática e a avaliação discente em relação a UEPS. A análise dos dados foi baseada na análise de conteúdo e buscou identificar evidências de aprendizagem significativa, como captação de significados e capacidade de transferir saberes e conhecimento específico para resolução de situações-problema. Os resultados mostram que o uso da UEPS facilitou o ensino de química orgânica com uso de experiências de automedicação como organizadores prévios, favorecendo a compreensão dos alunos sobre a importância do controle de consumo de medicamentos e a presença das funções orgânicas no cotidiano. |
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Reppold, Danielle PrazeresRaupp, Daniele Trajano2021-06-24T04:26:44Z2021http://hdl.handle.net/10183/222738001127159A presente pesquisa teve como objetivo o planejamento, desenvolvimento e análise da aplicação de uma sequência didática que foca no uso dos conhecimentos prévios dos alunos como fator essencial na aprendizagem, conhecida como Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A justificativa para desenvolver o presente trabalho deve-se a manifestação de desânimo por parte dos alunos em aprender Química, apontando a falta de contextualização dos conhecimentos químicos como fator principal para a baixa motivação. Também a recorrente reclamação dos alunos acerca do ensino de química orgânica, que por vezes limita-se a memorização de nomenclaturas e classificações sem quaisquer correlações contextuais - ocasionando numa aprendizagem mecânica. Conforme a teoria ausubeliana, a aprendizagem significativa é um processo por meio do qual uma nova informação interage com conhecimentos prévios (subsunçores) existentes na estrutura cognitiva do aluno, opondo-se à aprendizagem mecânica que se resume a memorização de conceitos sem qualquer relação com outros conhecimentos. A UEPS foi empregada em duas turmas de segundo ano do Ensino Técnico de Química integrado ao Ensino Médio, abordando o conteúdo de funções orgânicas nitrogenadas a partir do tema automedicação. Esse trabalho teve como finalidade proporcionar um espaço de reflexão e crítica a respeito da utilização de medicamentos sem acompanhamento médico e as consequências dessa atitude, construindo uma conexão do fator social com os conhecimentos químicos previstos para serem abordados na Educação Básica. As ferramentas de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem na UEPS foram a aplicação de mapas conceituais inicial e final, júri simulado, a avaliação somativa individual, os registros da licencianda feitos ao longo do desenvolvimento da sequência didática e a avaliação discente em relação a UEPS. A análise dos dados foi baseada na análise de conteúdo e buscou identificar evidências de aprendizagem significativa, como captação de significados e capacidade de transferir saberes e conhecimento específico para resolução de situações-problema. Os resultados mostram que o uso da UEPS facilitou o ensino de química orgânica com uso de experiências de automedicação como organizadores prévios, favorecendo a compreensão dos alunos sobre a importância do controle de consumo de medicamentos e a presença das funções orgânicas no cotidiano.This research aimed to plan, develop and analyze the application of a didactic sequence that focuses on the use of students' prior knowledge as an essential factor in learning, known as the Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU), based on the Meaningful Learning Theory of David Ausubel. The justification for developing the present work is due to the students' discouragement in learning Chemistry, pointing out the lack of contextualization of chemical knowledge as the main factor for low motivation. Also the recurring complaint of students about the teaching of organic chemistry, which is sometimes limited to memorizing nomenclatures and classifications without any contextual correlations - causing mechanical learning. According to the ausubelian theory, meaningful learning is a process through which new information interacts with previous knowledge (subsunctions) existing in the student's cognitive structure, opposing mechanical learning that summarizes the memorization of concepts without any relation to other knowledges. PMTU was used in two classes of second year of Technical Education in Chemistry integrated to High School, addressing the content of nitrogen organic functions from the theme of self-medication. This work aimed to provide a space for reflection and criticism regarding the use of medicines without medical supervision and the consequences of this attitude, building a connection between the social factor and the chemical knowledge expected to be addressed in Basic Education Data collection tools for the assessment of learning at PMTU were the application of initial and final concept maps, simulated jury, the individual summative assessment, the licensee's records made throughout the development of the didactic sequence and the student assessment in relation to PMTU. Data analysis was based on content analysis and sought to identify evidence of significant learning, such as capturing meanings and the ability to transfer knowledge and specific knowledge to solve problem situations. The results show that the use of PMTU facilitated the teaching of organic chemistry with the use of self-medication experiences as previous organizers, favoring students' understanding of the importance of controlling medication consumption and the presence of organic functions in daily life.application/pdfporAutomedicaçãoEnsino de quimicaSequência didáticaEnsino e aprendizagemSelf-medicationFunctional groupAprendizagem significativa em química orgânica por meio da temática automedicaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2021Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127159.pdf.txt001127159.pdf.txtExtracted Texttext/plain107509http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222738/2/001127159.pdf.txt91c9bd2de9fbe624ce6fb71e126cde25MD52ORIGINAL001127159.pdfTexto completoapplication/pdf1881419http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222738/1/001127159.pdfda53dd305c77a270fa19152e176c391cMD5110183/2227382021-06-26 04:43:26.619767oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222738Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-26T07:43:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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