GÊNERO, CORPO E SEXUALIDADE: um estudo antropológico sobre a troca de casais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VON DER WEID, Olivia
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ártemis (João Pessoa. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/article/view/2168
Resumo: O artigo busca compreender a prática atual do 'swing' entre casais moradores da cidade do Rio de Janeiro. Procura-se levantar algumas questões fundamentais para se discutir a prática da troca de parceiros e sua relação com as representações de gênero e os ideais de conjugalidade em nossa sociedade. Ressaltam-se alguns pontos: a forma como se dá a iniciação no meio swinger, a condição de desviantes que estes casais parecem ocupar na sociedade, a maneira como constroem a noção de infidelidade, de que modo o corpo interfere no estabelecimento das relações, a contribuição que seus relacionamentos conjugais podem dar para a reflexão sobre novos e velhos modelos de conjugalidade. Para responder a essas questões foram analisadas dez entrevistas com casais adeptos da troca de parceiros. Também foi realizada observação em dezenove encontros semanais de casais praticantes de swing, que aconteceram entre os meses de setembro de 2003 e maio de 2004, em uma casa especializada na Zona Sul carioca. A partir de um estudo sobre a prática da troca de casais procuro compreender as mudanças e permanências nas representações de gênero e nos ideais de conjugalidade presentes na cultura contemporânea.
id UFPB-3_c9a47cca14abd1b0f1330509fdc67817
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/2168
network_acronym_str UFPB-3
network_name_str Revista Ártemis (João Pessoa. Online)
repository_id_str
spelling GÊNERO, CORPO E SEXUALIDADE: um estudo antropológico sobre a troca de casaisO artigo busca compreender a prática atual do 'swing' entre casais moradores da cidade do Rio de Janeiro. Procura-se levantar algumas questões fundamentais para se discutir a prática da troca de parceiros e sua relação com as representações de gênero e os ideais de conjugalidade em nossa sociedade. Ressaltam-se alguns pontos: a forma como se dá a iniciação no meio swinger, a condição de desviantes que estes casais parecem ocupar na sociedade, a maneira como constroem a noção de infidelidade, de que modo o corpo interfere no estabelecimento das relações, a contribuição que seus relacionamentos conjugais podem dar para a reflexão sobre novos e velhos modelos de conjugalidade. Para responder a essas questões foram analisadas dez entrevistas com casais adeptos da troca de parceiros. Também foi realizada observação em dezenove encontros semanais de casais praticantes de swing, que aconteceram entre os meses de setembro de 2003 e maio de 2004, em uma casa especializada na Zona Sul carioca. A partir de um estudo sobre a prática da troca de casais procuro compreender as mudanças e permanências nas representações de gênero e nos ideais de conjugalidade presentes na cultura contemporânea.UFPB2006-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/article/view/2168Revista Ártemis; Vol. 5, Dez 20061807-82142316-5251reponame:Revista Ártemis (João Pessoa. Online)instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/article/view/2168/1926VON DER WEID, Olivia info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-23T16:33:10Zoai:periodicos.ufpb.br:article/2168Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/artemisPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/oaiartemisestudosdegenero@gmail.com || revistaartemis@yahoo.com.br1807-82141807-8214opendoar:2019-10-23T16:33:10Revista Ártemis (João Pessoa. Online) - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv GÊNERO, CORPO E SEXUALIDADE: um estudo antropológico sobre a troca de casais
title GÊNERO, CORPO E SEXUALIDADE: um estudo antropológico sobre a troca de casais
spellingShingle GÊNERO, CORPO E SEXUALIDADE: um estudo antropológico sobre a troca de casais
VON DER WEID, Olivia
title_short GÊNERO, CORPO E SEXUALIDADE: um estudo antropológico sobre a troca de casais
title_full GÊNERO, CORPO E SEXUALIDADE: um estudo antropológico sobre a troca de casais
title_fullStr GÊNERO, CORPO E SEXUALIDADE: um estudo antropológico sobre a troca de casais
title_full_unstemmed GÊNERO, CORPO E SEXUALIDADE: um estudo antropológico sobre a troca de casais
title_sort GÊNERO, CORPO E SEXUALIDADE: um estudo antropológico sobre a troca de casais
author VON DER WEID, Olivia
author_facet VON DER WEID, Olivia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VON DER WEID, Olivia
description O artigo busca compreender a prática atual do 'swing' entre casais moradores da cidade do Rio de Janeiro. Procura-se levantar algumas questões fundamentais para se discutir a prática da troca de parceiros e sua relação com as representações de gênero e os ideais de conjugalidade em nossa sociedade. Ressaltam-se alguns pontos: a forma como se dá a iniciação no meio swinger, a condição de desviantes que estes casais parecem ocupar na sociedade, a maneira como constroem a noção de infidelidade, de que modo o corpo interfere no estabelecimento das relações, a contribuição que seus relacionamentos conjugais podem dar para a reflexão sobre novos e velhos modelos de conjugalidade. Para responder a essas questões foram analisadas dez entrevistas com casais adeptos da troca de parceiros. Também foi realizada observação em dezenove encontros semanais de casais praticantes de swing, que aconteceram entre os meses de setembro de 2003 e maio de 2004, em uma casa especializada na Zona Sul carioca. A partir de um estudo sobre a prática da troca de casais procuro compreender as mudanças e permanências nas representações de gênero e nos ideais de conjugalidade presentes na cultura contemporânea.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/article/view/2168
url https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/article/view/2168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/article/view/2168/1926
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPB
publisher.none.fl_str_mv UFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ártemis; Vol. 5, Dez 2006
1807-8214
2316-5251
reponame:Revista Ártemis (João Pessoa. Online)
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Revista Ártemis (João Pessoa. Online)
collection Revista Ártemis (João Pessoa. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ártemis (João Pessoa. Online) - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv artemisestudosdegenero@gmail.com || revistaartemis@yahoo.com.br
_version_ 1799755978144481280