Análise Estatística e Atuarial do Mercado de Seguro DPVAT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Filipe Coelho de Lima
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Santos Júnior, Luiz Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Evidenciação Contábil & Finanças
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/26622
Resumo: O seguro analisado pelo presente estudo, o DPVAT, foi criado em 1974 para proteger vítimas de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre. Objetivou-se nesse trabalho analisar o mercado brasileiro do seguro DPVAT sob a ótica da Modelagem Estatística e Atuarial, com base nos dados mensais de janeiro de 2002 a dezembro de 2014. Para isso, foram utilizados índices de análise de mercado securitário, tais quais coeficientes de penetração e densidade; um modelo de série temporal Holt-Winters para prever as variáveis “Prêmio” e “Sinistro” e para determinar o Prêmio Agregado segundo a formulação do Modelo de Risco Coletivo Anual. Os resultados obtidos demonstram que o crescimento econômico teve relação com o crescimento do Seguro DPVAT, apesar do problema relativo às suas diversas categorias. Em relação à modelagem Holt-Winters, o modelo Multiplicativo se ajustou melhor às variáveis Prêmio e Sinistro, dado que possuiu menor erro percentual médio das previsões para o ano de 2014. O modelo ajustado para o Sinistro foi melhor que o do Prêmio por causa da inflexão apresentada neste último. Portanto, para a variável Prêmio, acredita-se que modelos de série temporal que captam melhor o efeito da sazonalidade se ajustam melhor aos dados.
id UFPB-5_a3ad85f7a8992bf2b3d7c4e9de2f10c9
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/26622
network_acronym_str UFPB-5
network_name_str Revista Evidenciação Contábil & Finanças
repository_id_str
spelling Análise Estatística e Atuarial do Mercado de Seguro DPVATSeguro DPVATDesempenhoPrevisãoPrêmiosSinistros de SegurosO seguro analisado pelo presente estudo, o DPVAT, foi criado em 1974 para proteger vítimas de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre. Objetivou-se nesse trabalho analisar o mercado brasileiro do seguro DPVAT sob a ótica da Modelagem Estatística e Atuarial, com base nos dados mensais de janeiro de 2002 a dezembro de 2014. Para isso, foram utilizados índices de análise de mercado securitário, tais quais coeficientes de penetração e densidade; um modelo de série temporal Holt-Winters para prever as variáveis “Prêmio” e “Sinistro” e para determinar o Prêmio Agregado segundo a formulação do Modelo de Risco Coletivo Anual. Os resultados obtidos demonstram que o crescimento econômico teve relação com o crescimento do Seguro DPVAT, apesar do problema relativo às suas diversas categorias. Em relação à modelagem Holt-Winters, o modelo Multiplicativo se ajustou melhor às variáveis Prêmio e Sinistro, dado que possuiu menor erro percentual médio das previsões para o ano de 2014. O modelo ajustado para o Sinistro foi melhor que o do Prêmio por causa da inflexão apresentada neste último. Portanto, para a variável Prêmio, acredita-se que modelos de série temporal que captam melhor o efeito da sazonalidade se ajustam melhor aos dados.UFPB2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/26622Revista Evidenciação Contábil & Finanças; v. 3 n. 3 (2015): set./dez.; 55-672318-1001reponame:Revista Evidenciação Contábil & Finançasinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/26622/14275Copyright (c) 2015 Revista Evidenciação Contábil & Finançasinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Filipe Coelho de LimaSantos Júnior, Luiz Carlos2019-10-25T17:40:01Zoai:periodicos.ufpb.br:article/26622Revistahttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/PUBhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/oai||recfin@ccsa.ufpb.br2318-10012318-1001opendoar:2019-10-25T17:40:01Revista Evidenciação Contábil & Finanças - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise Estatística e Atuarial do Mercado de Seguro DPVAT
title Análise Estatística e Atuarial do Mercado de Seguro DPVAT
spellingShingle Análise Estatística e Atuarial do Mercado de Seguro DPVAT
Duarte, Filipe Coelho de Lima
Seguro DPVAT
Desempenho
Previsão
Prêmios
Sinistros de Seguros
title_short Análise Estatística e Atuarial do Mercado de Seguro DPVAT
title_full Análise Estatística e Atuarial do Mercado de Seguro DPVAT
title_fullStr Análise Estatística e Atuarial do Mercado de Seguro DPVAT
title_full_unstemmed Análise Estatística e Atuarial do Mercado de Seguro DPVAT
title_sort Análise Estatística e Atuarial do Mercado de Seguro DPVAT
author Duarte, Filipe Coelho de Lima
author_facet Duarte, Filipe Coelho de Lima
Santos Júnior, Luiz Carlos
author_role author
author2 Santos Júnior, Luiz Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Filipe Coelho de Lima
Santos Júnior, Luiz Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Seguro DPVAT
Desempenho
Previsão
Prêmios
Sinistros de Seguros
topic Seguro DPVAT
Desempenho
Previsão
Prêmios
Sinistros de Seguros
description O seguro analisado pelo presente estudo, o DPVAT, foi criado em 1974 para proteger vítimas de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre. Objetivou-se nesse trabalho analisar o mercado brasileiro do seguro DPVAT sob a ótica da Modelagem Estatística e Atuarial, com base nos dados mensais de janeiro de 2002 a dezembro de 2014. Para isso, foram utilizados índices de análise de mercado securitário, tais quais coeficientes de penetração e densidade; um modelo de série temporal Holt-Winters para prever as variáveis “Prêmio” e “Sinistro” e para determinar o Prêmio Agregado segundo a formulação do Modelo de Risco Coletivo Anual. Os resultados obtidos demonstram que o crescimento econômico teve relação com o crescimento do Seguro DPVAT, apesar do problema relativo às suas diversas categorias. Em relação à modelagem Holt-Winters, o modelo Multiplicativo se ajustou melhor às variáveis Prêmio e Sinistro, dado que possuiu menor erro percentual médio das previsões para o ano de 2014. O modelo ajustado para o Sinistro foi melhor que o do Prêmio por causa da inflexão apresentada neste último. Portanto, para a variável Prêmio, acredita-se que modelos de série temporal que captam melhor o efeito da sazonalidade se ajustam melhor aos dados.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/26622
url https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/26622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/26622/14275
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Evidenciação Contábil & Finanças
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Evidenciação Contábil & Finanças
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPB
publisher.none.fl_str_mv UFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Evidenciação Contábil & Finanças; v. 3 n. 3 (2015): set./dez.; 55-67
2318-1001
reponame:Revista Evidenciação Contábil & Finanças
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Revista Evidenciação Contábil & Finanças
collection Revista Evidenciação Contábil & Finanças
repository.name.fl_str_mv Revista Evidenciação Contábil & Finanças - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv ||recfin@ccsa.ufpb.br
_version_ 1799711959016275968