MULHERES FORA DA LEI E DA NORMA UMA ANÁLISE DA QUESTÃO DE GÊNERO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: frança, marlene helena de oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gênero & Direito
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/ged/article/view/26002
Resumo: A discussão apresentada neste artigo é parte integrante da Tese de Doutorado intitulada: Violência, tráfico e maternidade: Um estudo sobre as mulheres encarceradas. O trabalho versa sobre a questão da criminalidade feminina bem como o crescimento da população carcerária enquanto fenômeno recente. As pesquisas mostram que o estudo acerca da criminalidade praticada por mulheres é mais difícil do que o de homens, não somente porque elas cometem menos crimes, mas pelo fato de que o número reduzido, implica em maiores dificuldades para pesquisar. A investigação pautou-se no método da história de vida das mulheres presas no Júlia Maranhão na cidade de João Pessoa. Os resultados apontaram para a prevalência de relatos de violência, vivenciada pelas mulheres em distintas fases de sua vida. A modalidade da violência física e sexual foi a mais relatada. Alguns relatos dão conta da violência dentro do estabelecimento prisional cometido em grande parte por agentes prisionais. Os dados da pesquisa retratam que a violência sofrida, vivenciada e praticada nas suas mais distintas formas, permeou o histórico de vida dessas mulheres.
id UFPB-7_bc2388009922ccf0e1df4c668c2215d5
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/26002
network_acronym_str UFPB-7
network_name_str Revista Gênero & Direito
repository_id_str
spelling MULHERES FORA DA LEI E DA NORMA UMA ANÁLISE DA QUESTÃO DE GÊNEROCriminalidade. Mulheres presas. Gênero. Violência.A discussão apresentada neste artigo é parte integrante da Tese de Doutorado intitulada: Violência, tráfico e maternidade: Um estudo sobre as mulheres encarceradas. O trabalho versa sobre a questão da criminalidade feminina bem como o crescimento da população carcerária enquanto fenômeno recente. As pesquisas mostram que o estudo acerca da criminalidade praticada por mulheres é mais difícil do que o de homens, não somente porque elas cometem menos crimes, mas pelo fato de que o número reduzido, implica em maiores dificuldades para pesquisar. A investigação pautou-se no método da história de vida das mulheres presas no Júlia Maranhão na cidade de João Pessoa. Os resultados apontaram para a prevalência de relatos de violência, vivenciada pelas mulheres em distintas fases de sua vida. A modalidade da violência física e sexual foi a mais relatada. Alguns relatos dão conta da violência dentro do estabelecimento prisional cometido em grande parte por agentes prisionais. Os dados da pesquisa retratam que a violência sofrida, vivenciada e praticada nas suas mais distintas formas, permeou o histórico de vida dessas mulheres.UFPB2016-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/ged/article/view/26002Gênero & Direito; v. 5 n. 1 (2016)2179-71372177-0409reponame:Revista Gênero & Direitoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/ged/article/view/26002/15296Copyright (c) 2016 Revista Gênero & Direitoinfo:eu-repo/semantics/openAccessfrança, marlene helena de oliveira2019-10-25T15:13:28Zoai:periodicos.ufpb.br:article/26002Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/gedPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/ged/oaiperiodicos.ufpb@gmail.com || revistageneroedireito@gmail.com2179-71372177-0409opendoar:2019-10-25T15:13:28Revista Gênero & Direito - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv MULHERES FORA DA LEI E DA NORMA UMA ANÁLISE DA QUESTÃO DE GÊNERO
title MULHERES FORA DA LEI E DA NORMA UMA ANÁLISE DA QUESTÃO DE GÊNERO
spellingShingle MULHERES FORA DA LEI E DA NORMA UMA ANÁLISE DA QUESTÃO DE GÊNERO
frança, marlene helena de oliveira
Criminalidade. Mulheres presas. Gênero. Violência.
title_short MULHERES FORA DA LEI E DA NORMA UMA ANÁLISE DA QUESTÃO DE GÊNERO
title_full MULHERES FORA DA LEI E DA NORMA UMA ANÁLISE DA QUESTÃO DE GÊNERO
title_fullStr MULHERES FORA DA LEI E DA NORMA UMA ANÁLISE DA QUESTÃO DE GÊNERO
title_full_unstemmed MULHERES FORA DA LEI E DA NORMA UMA ANÁLISE DA QUESTÃO DE GÊNERO
title_sort MULHERES FORA DA LEI E DA NORMA UMA ANÁLISE DA QUESTÃO DE GÊNERO
author frança, marlene helena de oliveira
author_facet frança, marlene helena de oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv frança, marlene helena de oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Criminalidade. Mulheres presas. Gênero. Violência.
topic Criminalidade. Mulheres presas. Gênero. Violência.
description A discussão apresentada neste artigo é parte integrante da Tese de Doutorado intitulada: Violência, tráfico e maternidade: Um estudo sobre as mulheres encarceradas. O trabalho versa sobre a questão da criminalidade feminina bem como o crescimento da população carcerária enquanto fenômeno recente. As pesquisas mostram que o estudo acerca da criminalidade praticada por mulheres é mais difícil do que o de homens, não somente porque elas cometem menos crimes, mas pelo fato de que o número reduzido, implica em maiores dificuldades para pesquisar. A investigação pautou-se no método da história de vida das mulheres presas no Júlia Maranhão na cidade de João Pessoa. Os resultados apontaram para a prevalência de relatos de violência, vivenciada pelas mulheres em distintas fases de sua vida. A modalidade da violência física e sexual foi a mais relatada. Alguns relatos dão conta da violência dentro do estabelecimento prisional cometido em grande parte por agentes prisionais. Os dados da pesquisa retratam que a violência sofrida, vivenciada e praticada nas suas mais distintas formas, permeou o histórico de vida dessas mulheres.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/ged/article/view/26002
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/ged/article/view/26002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/ged/article/view/26002/15296
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Gênero & Direito
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Gênero & Direito
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPB
publisher.none.fl_str_mv UFPB
dc.source.none.fl_str_mv Gênero & Direito; v. 5 n. 1 (2016)
2179-7137
2177-0409
reponame:Revista Gênero & Direito
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Revista Gênero & Direito
collection Revista Gênero & Direito
repository.name.fl_str_mv Revista Gênero & Direito - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv periodicos.ufpb@gmail.com || revistageneroedireito@gmail.com
_version_ 1799755999260704768