Configurações Estratégicas no Setor Hoteleiro de Londrina/Pr: perfil estratégico, contexto ambiental, atitude empreendedora e dimensões do processo de desenvolvimento de estratégias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amâncio-Vieira, Saulo Fabiano
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Miamura, Vagner, Melatti, Gerson Antonio, Gimenez, Fernando Antonio Prado, Negreiros, Letícia Fernandes de, Gouvea, Daniela Modolo Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática em Administração
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/24596
Resumo: O presente artigo busca verificar a existência de diferentes configurações no processo de formação de estratégia nos hotéis de Londrina/PR. Para tanto, identifica os contextos ambientais a partir dos estudos de Cochia & Silva (2004), verifica os perfis estratégicos das empresas com base em Goldman (2012), por meio do modelo de Miles & Snow (1978), também mensura a atitude empreendedora dos dirigentes hoteleiros utilizando-se do índice Carland Entrepeunership - Index CEI de Carland, Carland & Hoy (1992) em uma versão traduzida por Inácio Júnior & Gimenez (2004) e, por fim, revela a dimensão predominante no processo de desenvolvimento de estratégias nos hotéis locais, aplicando o Questionário de Desenvolvimento de Estratégia (QDE) de Bailey & Avery (1998). Como caracterização, a pesquisa define-se como descritiva e quantitativa. Os resultados revelam o mercado local como principal contexto ambiental de referência dos hotéis de Londrina, cujos dirigentes predominam com o perfil estratégico prospectivo e com atitude de Médio-Empreendedor. No que tange ao processo de desenvolvimento de estratégias dos principais dirigentes, a dimensão que se destaca é a do Planejamento.
id UFPB-8_032fd2bf6b21d303ce2fd93886b896b5
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/24596
network_acronym_str UFPB-8
network_name_str Teoria e Prática em Administração
repository_id_str
spelling Configurações Estratégicas no Setor Hoteleiro de Londrina/Pr: perfil estratégico, contexto ambiental, atitude empreendedora e dimensões do processo de desenvolvimento de estratégiasO presente artigo busca verificar a existência de diferentes configurações no processo de formação de estratégia nos hotéis de Londrina/PR. Para tanto, identifica os contextos ambientais a partir dos estudos de Cochia & Silva (2004), verifica os perfis estratégicos das empresas com base em Goldman (2012), por meio do modelo de Miles & Snow (1978), também mensura a atitude empreendedora dos dirigentes hoteleiros utilizando-se do índice Carland Entrepeunership - Index CEI de Carland, Carland & Hoy (1992) em uma versão traduzida por Inácio Júnior & Gimenez (2004) e, por fim, revela a dimensão predominante no processo de desenvolvimento de estratégias nos hotéis locais, aplicando o Questionário de Desenvolvimento de Estratégia (QDE) de Bailey & Avery (1998). Como caracterização, a pesquisa define-se como descritiva e quantitativa. Os resultados revelam o mercado local como principal contexto ambiental de referência dos hotéis de Londrina, cujos dirigentes predominam com o perfil estratégico prospectivo e com atitude de Médio-Empreendedor. No que tange ao processo de desenvolvimento de estratégias dos principais dirigentes, a dimensão que se destaca é a do Planejamento.Universidade Federal da Paraíba2016-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/2459610.21714/2238-104X2015v5i2-24596Theory and Practice in Administration - TPA; Vol. 5 No. 2 (2015): Jul/Dez; 101-120Teoria e Prática em Administração; v. 5 n. 2 (2015): Jul/Dez; 101-1202238-104Xreponame:Teoria e Prática em Administraçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/24596/14433Copyright (c) 2015 TPA - Teoria e Prática em Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmâncio-Vieira, Saulo FabianoMiamura, VagnerMelatti, Gerson AntonioGimenez, Fernando Antonio PradoNegreiros, Letícia Fernandes deGouvea, Daniela Modolo Ribeiro2020-08-24T13:58:14Zoai:periodicos.ufpb.br:article/24596Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpaPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/oaipjacome@sti.ufpb.br || tpa@ccsa.ufpb.br || marcelodesouzabispo@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com2238-104X2238-104Xopendoar:2020-08-24T13:58:14Teoria e Prática em Administração - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Configurações Estratégicas no Setor Hoteleiro de Londrina/Pr: perfil estratégico, contexto ambiental, atitude empreendedora e dimensões do processo de desenvolvimento de estratégias
title Configurações Estratégicas no Setor Hoteleiro de Londrina/Pr: perfil estratégico, contexto ambiental, atitude empreendedora e dimensões do processo de desenvolvimento de estratégias
spellingShingle Configurações Estratégicas no Setor Hoteleiro de Londrina/Pr: perfil estratégico, contexto ambiental, atitude empreendedora e dimensões do processo de desenvolvimento de estratégias
Amâncio-Vieira, Saulo Fabiano
title_short Configurações Estratégicas no Setor Hoteleiro de Londrina/Pr: perfil estratégico, contexto ambiental, atitude empreendedora e dimensões do processo de desenvolvimento de estratégias
title_full Configurações Estratégicas no Setor Hoteleiro de Londrina/Pr: perfil estratégico, contexto ambiental, atitude empreendedora e dimensões do processo de desenvolvimento de estratégias
title_fullStr Configurações Estratégicas no Setor Hoteleiro de Londrina/Pr: perfil estratégico, contexto ambiental, atitude empreendedora e dimensões do processo de desenvolvimento de estratégias
title_full_unstemmed Configurações Estratégicas no Setor Hoteleiro de Londrina/Pr: perfil estratégico, contexto ambiental, atitude empreendedora e dimensões do processo de desenvolvimento de estratégias
title_sort Configurações Estratégicas no Setor Hoteleiro de Londrina/Pr: perfil estratégico, contexto ambiental, atitude empreendedora e dimensões do processo de desenvolvimento de estratégias
author Amâncio-Vieira, Saulo Fabiano
author_facet Amâncio-Vieira, Saulo Fabiano
Miamura, Vagner
Melatti, Gerson Antonio
Gimenez, Fernando Antonio Prado
Negreiros, Letícia Fernandes de
Gouvea, Daniela Modolo Ribeiro
author_role author
author2 Miamura, Vagner
Melatti, Gerson Antonio
Gimenez, Fernando Antonio Prado
Negreiros, Letícia Fernandes de
Gouvea, Daniela Modolo Ribeiro
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amâncio-Vieira, Saulo Fabiano
Miamura, Vagner
Melatti, Gerson Antonio
Gimenez, Fernando Antonio Prado
Negreiros, Letícia Fernandes de
Gouvea, Daniela Modolo Ribeiro
description O presente artigo busca verificar a existência de diferentes configurações no processo de formação de estratégia nos hotéis de Londrina/PR. Para tanto, identifica os contextos ambientais a partir dos estudos de Cochia & Silva (2004), verifica os perfis estratégicos das empresas com base em Goldman (2012), por meio do modelo de Miles & Snow (1978), também mensura a atitude empreendedora dos dirigentes hoteleiros utilizando-se do índice Carland Entrepeunership - Index CEI de Carland, Carland & Hoy (1992) em uma versão traduzida por Inácio Júnior & Gimenez (2004) e, por fim, revela a dimensão predominante no processo de desenvolvimento de estratégias nos hotéis locais, aplicando o Questionário de Desenvolvimento de Estratégia (QDE) de Bailey & Avery (1998). Como caracterização, a pesquisa define-se como descritiva e quantitativa. Os resultados revelam o mercado local como principal contexto ambiental de referência dos hotéis de Londrina, cujos dirigentes predominam com o perfil estratégico prospectivo e com atitude de Médio-Empreendedor. No que tange ao processo de desenvolvimento de estratégias dos principais dirigentes, a dimensão que se destaca é a do Planejamento.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/24596
10.21714/2238-104X2015v5i2-24596
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/24596
identifier_str_mv 10.21714/2238-104X2015v5i2-24596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/24596/14433
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 TPA - Teoria e Prática em Administração
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 TPA - Teoria e Prática em Administração
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv Theory and Practice in Administration - TPA; Vol. 5 No. 2 (2015): Jul/Dez; 101-120
Teoria e Prática em Administração; v. 5 n. 2 (2015): Jul/Dez; 101-120
2238-104X
reponame:Teoria e Prática em Administração
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Teoria e Prática em Administração
collection Teoria e Prática em Administração
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática em Administração - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv pjacome@sti.ufpb.br || tpa@ccsa.ufpb.br || marcelodesouzabispo@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1799712000966656000