Configurações Estratégicas no Setor Hoteleiro de Londrina/Pr: perfil estratégico, contexto ambiental, atitude empreendedora e dimensões do processo de desenvolvimento de estratégias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática em Administração |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/24596 |
Resumo: | O presente artigo busca verificar a existência de diferentes configurações no processo de formação de estratégia nos hotéis de Londrina/PR. Para tanto, identifica os contextos ambientais a partir dos estudos de Cochia & Silva (2004), verifica os perfis estratégicos das empresas com base em Goldman (2012), por meio do modelo de Miles & Snow (1978), também mensura a atitude empreendedora dos dirigentes hoteleiros utilizando-se do índice Carland Entrepeunership - Index CEI de Carland, Carland & Hoy (1992) em uma versão traduzida por Inácio Júnior & Gimenez (2004) e, por fim, revela a dimensão predominante no processo de desenvolvimento de estratégias nos hotéis locais, aplicando o Questionário de Desenvolvimento de Estratégia (QDE) de Bailey & Avery (1998). Como caracterização, a pesquisa define-se como descritiva e quantitativa. Os resultados revelam o mercado local como principal contexto ambiental de referência dos hotéis de Londrina, cujos dirigentes predominam com o perfil estratégico prospectivo e com atitude de Médio-Empreendedor. No que tange ao processo de desenvolvimento de estratégias dos principais dirigentes, a dimensão que se destaca é a do Planejamento. |
id |
UFPB-8_032fd2bf6b21d303ce2fd93886b896b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpb.br:article/24596 |
network_acronym_str |
UFPB-8 |
network_name_str |
Teoria e Prática em Administração |
repository_id_str |
|
spelling |
Configurações Estratégicas no Setor Hoteleiro de Londrina/Pr: perfil estratégico, contexto ambiental, atitude empreendedora e dimensões do processo de desenvolvimento de estratégiasO presente artigo busca verificar a existência de diferentes configurações no processo de formação de estratégia nos hotéis de Londrina/PR. Para tanto, identifica os contextos ambientais a partir dos estudos de Cochia & Silva (2004), verifica os perfis estratégicos das empresas com base em Goldman (2012), por meio do modelo de Miles & Snow (1978), também mensura a atitude empreendedora dos dirigentes hoteleiros utilizando-se do índice Carland Entrepeunership - Index CEI de Carland, Carland & Hoy (1992) em uma versão traduzida por Inácio Júnior & Gimenez (2004) e, por fim, revela a dimensão predominante no processo de desenvolvimento de estratégias nos hotéis locais, aplicando o Questionário de Desenvolvimento de Estratégia (QDE) de Bailey & Avery (1998). Como caracterização, a pesquisa define-se como descritiva e quantitativa. Os resultados revelam o mercado local como principal contexto ambiental de referência dos hotéis de Londrina, cujos dirigentes predominam com o perfil estratégico prospectivo e com atitude de Médio-Empreendedor. No que tange ao processo de desenvolvimento de estratégias dos principais dirigentes, a dimensão que se destaca é a do Planejamento.Universidade Federal da Paraíba2016-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/2459610.21714/2238-104X2015v5i2-24596Theory and Practice in Administration - TPA; Vol. 5 No. 2 (2015): Jul/Dez; 101-120Teoria e Prática em Administração; v. 5 n. 2 (2015): Jul/Dez; 101-1202238-104Xreponame:Teoria e Prática em Administraçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/24596/14433Copyright (c) 2015 TPA - Teoria e Prática em Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmâncio-Vieira, Saulo FabianoMiamura, VagnerMelatti, Gerson AntonioGimenez, Fernando Antonio PradoNegreiros, Letícia Fernandes deGouvea, Daniela Modolo Ribeiro2020-08-24T13:58:14Zoai:periodicos.ufpb.br:article/24596Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpaPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/oaipjacome@sti.ufpb.br || tpa@ccsa.ufpb.br || marcelodesouzabispo@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com2238-104X2238-104Xopendoar:2020-08-24T13:58:14Teoria e Prática em Administração - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Configurações Estratégicas no Setor Hoteleiro de Londrina/Pr: perfil estratégico, contexto ambiental, atitude empreendedora e dimensões do processo de desenvolvimento de estratégias |
title |
Configurações Estratégicas no Setor Hoteleiro de Londrina/Pr: perfil estratégico, contexto ambiental, atitude empreendedora e dimensões do processo de desenvolvimento de estratégias |
spellingShingle |
Configurações Estratégicas no Setor Hoteleiro de Londrina/Pr: perfil estratégico, contexto ambiental, atitude empreendedora e dimensões do processo de desenvolvimento de estratégias Amâncio-Vieira, Saulo Fabiano |
title_short |
Configurações Estratégicas no Setor Hoteleiro de Londrina/Pr: perfil estratégico, contexto ambiental, atitude empreendedora e dimensões do processo de desenvolvimento de estratégias |
title_full |
Configurações Estratégicas no Setor Hoteleiro de Londrina/Pr: perfil estratégico, contexto ambiental, atitude empreendedora e dimensões do processo de desenvolvimento de estratégias |
title_fullStr |
Configurações Estratégicas no Setor Hoteleiro de Londrina/Pr: perfil estratégico, contexto ambiental, atitude empreendedora e dimensões do processo de desenvolvimento de estratégias |
title_full_unstemmed |
Configurações Estratégicas no Setor Hoteleiro de Londrina/Pr: perfil estratégico, contexto ambiental, atitude empreendedora e dimensões do processo de desenvolvimento de estratégias |
title_sort |
Configurações Estratégicas no Setor Hoteleiro de Londrina/Pr: perfil estratégico, contexto ambiental, atitude empreendedora e dimensões do processo de desenvolvimento de estratégias |
author |
Amâncio-Vieira, Saulo Fabiano |
author_facet |
Amâncio-Vieira, Saulo Fabiano Miamura, Vagner Melatti, Gerson Antonio Gimenez, Fernando Antonio Prado Negreiros, Letícia Fernandes de Gouvea, Daniela Modolo Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Miamura, Vagner Melatti, Gerson Antonio Gimenez, Fernando Antonio Prado Negreiros, Letícia Fernandes de Gouvea, Daniela Modolo Ribeiro |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amâncio-Vieira, Saulo Fabiano Miamura, Vagner Melatti, Gerson Antonio Gimenez, Fernando Antonio Prado Negreiros, Letícia Fernandes de Gouvea, Daniela Modolo Ribeiro |
description |
O presente artigo busca verificar a existência de diferentes configurações no processo de formação de estratégia nos hotéis de Londrina/PR. Para tanto, identifica os contextos ambientais a partir dos estudos de Cochia & Silva (2004), verifica os perfis estratégicos das empresas com base em Goldman (2012), por meio do modelo de Miles & Snow (1978), também mensura a atitude empreendedora dos dirigentes hoteleiros utilizando-se do índice Carland Entrepeunership - Index CEI de Carland, Carland & Hoy (1992) em uma versão traduzida por Inácio Júnior & Gimenez (2004) e, por fim, revela a dimensão predominante no processo de desenvolvimento de estratégias nos hotéis locais, aplicando o Questionário de Desenvolvimento de Estratégia (QDE) de Bailey & Avery (1998). Como caracterização, a pesquisa define-se como descritiva e quantitativa. Os resultados revelam o mercado local como principal contexto ambiental de referência dos hotéis de Londrina, cujos dirigentes predominam com o perfil estratégico prospectivo e com atitude de Médio-Empreendedor. No que tange ao processo de desenvolvimento de estratégias dos principais dirigentes, a dimensão que se destaca é a do Planejamento. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/24596 10.21714/2238-104X2015v5i2-24596 |
url |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/24596 |
identifier_str_mv |
10.21714/2238-104X2015v5i2-24596 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/24596/14433 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 TPA - Teoria e Prática em Administração info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 TPA - Teoria e Prática em Administração |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Theory and Practice in Administration - TPA; Vol. 5 No. 2 (2015): Jul/Dez; 101-120 Teoria e Prática em Administração; v. 5 n. 2 (2015): Jul/Dez; 101-120 2238-104X reponame:Teoria e Prática em Administração instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Teoria e Prática em Administração |
collection |
Teoria e Prática em Administração |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática em Administração - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
pjacome@sti.ufpb.br || tpa@ccsa.ufpb.br || marcelodesouzabispo@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com |
_version_ |
1799712000966656000 |