Tecnologias Alternativas de Ensino e Aprendizagem em Administração: percepções de docentes e discentes em uma universidade do Nordeste do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática em Administração |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/17437 |
Resumo: | Este artigo propõe-se a discutir o processo de ensino-aprendizagem em uma turma da disciplina Introdução à Administração, ministrada para alunos que não pertencem a cursos de Administração em uma Universidade Federal da região Nordeste. O grupo discente foi considerado heterogêneo por conta da diversidade de cursos dos quais os alunos eram provenientes, e também em virtude dos diferentes estágios do curso nos quais os estudantes estavam matriculados. O texto busca fazer uma reflexão sobre os desafios de lidar com a diversidade através de metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem, focalizando a contribuição do professor e do estagiário de docência no processo. Para isso, são trazidos autores com diferentes perspectivas e abordagens em relação ao processo de ensino e aprendizagem. Como metodologia de pesquisa, desenvolveu-se um estudo de caso, em que se utilizarem observações dos estagiários e professor no processo de condução da disciplina e, por fim, optou-se por uma pesquisa de campo. Como principal conclusão pode-se afirmar que esta experiência traz uma compreensão significativa dos elementos estruturantes no processo de aprendizagem, principalmente quando em aplicações realizadas em turmas com características distintas de escala e heterogeneidade. |
id |
UFPB-8_0acf745a624f8ffeaa067ca13fe935ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpb.br:article/17437 |
network_acronym_str |
UFPB-8 |
network_name_str |
Teoria e Prática em Administração |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias Alternativas de Ensino e Aprendizagem em Administração: percepções de docentes e discentes em uma universidade do Nordeste do BrasilEste artigo propõe-se a discutir o processo de ensino-aprendizagem em uma turma da disciplina Introdução à Administração, ministrada para alunos que não pertencem a cursos de Administração em uma Universidade Federal da região Nordeste. O grupo discente foi considerado heterogêneo por conta da diversidade de cursos dos quais os alunos eram provenientes, e também em virtude dos diferentes estágios do curso nos quais os estudantes estavam matriculados. O texto busca fazer uma reflexão sobre os desafios de lidar com a diversidade através de metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem, focalizando a contribuição do professor e do estagiário de docência no processo. Para isso, são trazidos autores com diferentes perspectivas e abordagens em relação ao processo de ensino e aprendizagem. Como metodologia de pesquisa, desenvolveu-se um estudo de caso, em que se utilizarem observações dos estagiários e professor no processo de condução da disciplina e, por fim, optou-se por uma pesquisa de campo. Como principal conclusão pode-se afirmar que esta experiência traz uma compreensão significativa dos elementos estruturantes no processo de aprendizagem, principalmente quando em aplicações realizadas em turmas com características distintas de escala e heterogeneidade.Universidade Federal da Paraíba2014-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/1743710.21714/2238-104X2014v4i1-17437Theory and Practice in Administration - TPA; Vol. 4 No. 1 (2014): Jan/Jun; 22-55Teoria e Prática em Administração; v. 4 n. 1 (2014): Jan/Jun; 22-552238-104Xreponame:Teoria e Prática em Administraçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/17437/10657Fantinel, Letícia DiasBenevides, Tânia MouraCristaldo, Rômulo Carvalhode Pinho, José Antonio Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-24T13:59:05Zoai:periodicos.ufpb.br:article/17437Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpaPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/oaipjacome@sti.ufpb.br || tpa@ccsa.ufpb.br || marcelodesouzabispo@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com2238-104X2238-104Xopendoar:2020-08-24T13:59:05Teoria e Prática em Administração - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias Alternativas de Ensino e Aprendizagem em Administração: percepções de docentes e discentes em uma universidade do Nordeste do Brasil |
title |
Tecnologias Alternativas de Ensino e Aprendizagem em Administração: percepções de docentes e discentes em uma universidade do Nordeste do Brasil |
spellingShingle |
Tecnologias Alternativas de Ensino e Aprendizagem em Administração: percepções de docentes e discentes em uma universidade do Nordeste do Brasil Fantinel, Letícia Dias |
title_short |
Tecnologias Alternativas de Ensino e Aprendizagem em Administração: percepções de docentes e discentes em uma universidade do Nordeste do Brasil |
title_full |
Tecnologias Alternativas de Ensino e Aprendizagem em Administração: percepções de docentes e discentes em uma universidade do Nordeste do Brasil |
title_fullStr |
Tecnologias Alternativas de Ensino e Aprendizagem em Administração: percepções de docentes e discentes em uma universidade do Nordeste do Brasil |
title_full_unstemmed |
Tecnologias Alternativas de Ensino e Aprendizagem em Administração: percepções de docentes e discentes em uma universidade do Nordeste do Brasil |
title_sort |
Tecnologias Alternativas de Ensino e Aprendizagem em Administração: percepções de docentes e discentes em uma universidade do Nordeste do Brasil |
author |
Fantinel, Letícia Dias |
author_facet |
Fantinel, Letícia Dias Benevides, Tânia Moura Cristaldo, Rômulo Carvalho de Pinho, José Antonio Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Benevides, Tânia Moura Cristaldo, Rômulo Carvalho de Pinho, José Antonio Gomes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fantinel, Letícia Dias Benevides, Tânia Moura Cristaldo, Rômulo Carvalho de Pinho, José Antonio Gomes |
description |
Este artigo propõe-se a discutir o processo de ensino-aprendizagem em uma turma da disciplina Introdução à Administração, ministrada para alunos que não pertencem a cursos de Administração em uma Universidade Federal da região Nordeste. O grupo discente foi considerado heterogêneo por conta da diversidade de cursos dos quais os alunos eram provenientes, e também em virtude dos diferentes estágios do curso nos quais os estudantes estavam matriculados. O texto busca fazer uma reflexão sobre os desafios de lidar com a diversidade através de metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem, focalizando a contribuição do professor e do estagiário de docência no processo. Para isso, são trazidos autores com diferentes perspectivas e abordagens em relação ao processo de ensino e aprendizagem. Como metodologia de pesquisa, desenvolveu-se um estudo de caso, em que se utilizarem observações dos estagiários e professor no processo de condução da disciplina e, por fim, optou-se por uma pesquisa de campo. Como principal conclusão pode-se afirmar que esta experiência traz uma compreensão significativa dos elementos estruturantes no processo de aprendizagem, principalmente quando em aplicações realizadas em turmas com características distintas de escala e heterogeneidade. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/17437 10.21714/2238-104X2014v4i1-17437 |
url |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/17437 |
identifier_str_mv |
10.21714/2238-104X2014v4i1-17437 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/17437/10657 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Theory and Practice in Administration - TPA; Vol. 4 No. 1 (2014): Jan/Jun; 22-55 Teoria e Prática em Administração; v. 4 n. 1 (2014): Jan/Jun; 22-55 2238-104X reponame:Teoria e Prática em Administração instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Teoria e Prática em Administração |
collection |
Teoria e Prática em Administração |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática em Administração - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
pjacome@sti.ufpb.br || tpa@ccsa.ufpb.br || marcelodesouzabispo@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com |
_version_ |
1799712000924712960 |