Tecnologias Alternativas de Ensino e Aprendizagem em Administração: percepções de docentes e discentes em uma universidade do Nordeste do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fantinel, Letícia Dias
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Benevides, Tânia Moura, Cristaldo, Rômulo Carvalho, de Pinho, José Antonio Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática em Administração
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/17437
Resumo: Este artigo propõe-se a discutir o processo de ensino-aprendizagem em uma turma da disciplina Introdução à Administração, ministrada para alunos que não pertencem a cursos de Administração em uma Universidade Federal da região Nordeste. O grupo discente foi considerado heterogêneo por conta da diversidade de cursos dos quais os alunos eram provenientes, e também em virtude dos diferentes estágios do curso nos quais os estudantes estavam matriculados. O texto busca fazer uma reflexão sobre os desafios de lidar com a diversidade através de metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem, focalizando a contribuição do professor e do estagiário de docência no processo. Para isso, são trazidos autores com diferentes perspectivas e abordagens em relação ao processo de ensino e aprendizagem. Como metodologia de pesquisa, desenvolveu-se um estudo de caso, em que se utilizarem observações dos estagiários e professor no processo de condução da disciplina e, por fim, optou-se por uma pesquisa de campo. Como principal conclusão pode-se afirmar que esta experiência traz uma compreensão significativa dos elementos estruturantes no processo de aprendizagem, principalmente quando em aplicações realizadas em turmas com características distintas de escala e heterogeneidade.
id UFPB-8_0acf745a624f8ffeaa067ca13fe935ab
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/17437
network_acronym_str UFPB-8
network_name_str Teoria e Prática em Administração
repository_id_str
spelling Tecnologias Alternativas de Ensino e Aprendizagem em Administração: percepções de docentes e discentes em uma universidade do Nordeste do BrasilEste artigo propõe-se a discutir o processo de ensino-aprendizagem em uma turma da disciplina Introdução à Administração, ministrada para alunos que não pertencem a cursos de Administração em uma Universidade Federal da região Nordeste. O grupo discente foi considerado heterogêneo por conta da diversidade de cursos dos quais os alunos eram provenientes, e também em virtude dos diferentes estágios do curso nos quais os estudantes estavam matriculados. O texto busca fazer uma reflexão sobre os desafios de lidar com a diversidade através de metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem, focalizando a contribuição do professor e do estagiário de docência no processo. Para isso, são trazidos autores com diferentes perspectivas e abordagens em relação ao processo de ensino e aprendizagem. Como metodologia de pesquisa, desenvolveu-se um estudo de caso, em que se utilizarem observações dos estagiários e professor no processo de condução da disciplina e, por fim, optou-se por uma pesquisa de campo. Como principal conclusão pode-se afirmar que esta experiência traz uma compreensão significativa dos elementos estruturantes no processo de aprendizagem, principalmente quando em aplicações realizadas em turmas com características distintas de escala e heterogeneidade.Universidade Federal da Paraíba2014-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/1743710.21714/2238-104X2014v4i1-17437Theory and Practice in Administration - TPA; Vol. 4 No. 1 (2014): Jan/Jun; 22-55Teoria e Prática em Administração; v. 4 n. 1 (2014): Jan/Jun; 22-552238-104Xreponame:Teoria e Prática em Administraçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/17437/10657Fantinel, Letícia DiasBenevides, Tânia MouraCristaldo, Rômulo Carvalhode Pinho, José Antonio Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-24T13:59:05Zoai:periodicos.ufpb.br:article/17437Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpaPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/oaipjacome@sti.ufpb.br || tpa@ccsa.ufpb.br || marcelodesouzabispo@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com2238-104X2238-104Xopendoar:2020-08-24T13:59:05Teoria e Prática em Administração - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias Alternativas de Ensino e Aprendizagem em Administração: percepções de docentes e discentes em uma universidade do Nordeste do Brasil
title Tecnologias Alternativas de Ensino e Aprendizagem em Administração: percepções de docentes e discentes em uma universidade do Nordeste do Brasil
spellingShingle Tecnologias Alternativas de Ensino e Aprendizagem em Administração: percepções de docentes e discentes em uma universidade do Nordeste do Brasil
Fantinel, Letícia Dias
title_short Tecnologias Alternativas de Ensino e Aprendizagem em Administração: percepções de docentes e discentes em uma universidade do Nordeste do Brasil
title_full Tecnologias Alternativas de Ensino e Aprendizagem em Administração: percepções de docentes e discentes em uma universidade do Nordeste do Brasil
title_fullStr Tecnologias Alternativas de Ensino e Aprendizagem em Administração: percepções de docentes e discentes em uma universidade do Nordeste do Brasil
title_full_unstemmed Tecnologias Alternativas de Ensino e Aprendizagem em Administração: percepções de docentes e discentes em uma universidade do Nordeste do Brasil
title_sort Tecnologias Alternativas de Ensino e Aprendizagem em Administração: percepções de docentes e discentes em uma universidade do Nordeste do Brasil
author Fantinel, Letícia Dias
author_facet Fantinel, Letícia Dias
Benevides, Tânia Moura
Cristaldo, Rômulo Carvalho
de Pinho, José Antonio Gomes
author_role author
author2 Benevides, Tânia Moura
Cristaldo, Rômulo Carvalho
de Pinho, José Antonio Gomes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fantinel, Letícia Dias
Benevides, Tânia Moura
Cristaldo, Rômulo Carvalho
de Pinho, José Antonio Gomes
description Este artigo propõe-se a discutir o processo de ensino-aprendizagem em uma turma da disciplina Introdução à Administração, ministrada para alunos que não pertencem a cursos de Administração em uma Universidade Federal da região Nordeste. O grupo discente foi considerado heterogêneo por conta da diversidade de cursos dos quais os alunos eram provenientes, e também em virtude dos diferentes estágios do curso nos quais os estudantes estavam matriculados. O texto busca fazer uma reflexão sobre os desafios de lidar com a diversidade através de metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem, focalizando a contribuição do professor e do estagiário de docência no processo. Para isso, são trazidos autores com diferentes perspectivas e abordagens em relação ao processo de ensino e aprendizagem. Como metodologia de pesquisa, desenvolveu-se um estudo de caso, em que se utilizarem observações dos estagiários e professor no processo de condução da disciplina e, por fim, optou-se por uma pesquisa de campo. Como principal conclusão pode-se afirmar que esta experiência traz uma compreensão significativa dos elementos estruturantes no processo de aprendizagem, principalmente quando em aplicações realizadas em turmas com características distintas de escala e heterogeneidade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/17437
10.21714/2238-104X2014v4i1-17437
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/17437
identifier_str_mv 10.21714/2238-104X2014v4i1-17437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/17437/10657
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv Theory and Practice in Administration - TPA; Vol. 4 No. 1 (2014): Jan/Jun; 22-55
Teoria e Prática em Administração; v. 4 n. 1 (2014): Jan/Jun; 22-55
2238-104X
reponame:Teoria e Prática em Administração
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Teoria e Prática em Administração
collection Teoria e Prática em Administração
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática em Administração - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv pjacome@sti.ufpb.br || tpa@ccsa.ufpb.br || marcelodesouzabispo@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1799712000924712960