Avaliação do ensino e aprendizagem: percepções dos docentes e discentes no Curso de Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Biatriz de Souza
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Denize de Melo, Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira, Lima, Marcos Antônio Martins
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46936
Resumo: Este estudo surgiu pela motivação em compreender as concepções de avaliação que possuem professores e alunos do curso de pedagogia, assim, objetivou-se apresentar as percepções de ambos os sujeitos sobre avaliação do ensino aprendizagem. Para tanto, percorreu considerações teóricas no tocante à a avaliação educacional, tratando seu histórico e elencando reflexões dos seguintes autores: Vianna (2000); Luckesi (2011); Demo (2010); Rabelo (1998); Antunes (2002); Oliveira(2004); Werneck (2002); Libâneo (1994), Freire (2015); Depresbiteris (1989). Com vista ao alcance do objetivo proposto, foi realizada uma coleta em campo, no qual foi aplicado questionário que utilizou a escala Likert (NOGUEIRA, 2002) de forma amostral aos docentes orientadores do semestre 2017.2 (n=10), porém tendo participação de 90% (n=9) e discentes (n=40), com 50% de participantes do estudo (n=20) do curso de pedagogia noturno em um IES privada localizada na cidade de Fortaleza no Ceará. Por fim, o levantamento realizado tem uma abordagem quanti-qualitativa, com a proposta da escala, transformou-se o levantamento quantitativo em qualitativo com as percepções e reflexões do grupo pesquisado, aqui professores e alunos do curso de pedagogia. Podem-se observar colocações feitas pelos sujeitos pesquisados quanto à avaliação do ensino e aprendizagem, analisando a relação percepção quanto à teoria com olhar na prática ou vivência desses sujeitos.
id UFC-7_6afccf9cbc7a84cc3f01d11e98f582a6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/46936
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Avaliação do ensino e aprendizagem: percepções dos docentes e discentes no Curso de PedagogiaAvaliação da aprendizagemDocenteDiscenteEste estudo surgiu pela motivação em compreender as concepções de avaliação que possuem professores e alunos do curso de pedagogia, assim, objetivou-se apresentar as percepções de ambos os sujeitos sobre avaliação do ensino aprendizagem. Para tanto, percorreu considerações teóricas no tocante à a avaliação educacional, tratando seu histórico e elencando reflexões dos seguintes autores: Vianna (2000); Luckesi (2011); Demo (2010); Rabelo (1998); Antunes (2002); Oliveira(2004); Werneck (2002); Libâneo (1994), Freire (2015); Depresbiteris (1989). Com vista ao alcance do objetivo proposto, foi realizada uma coleta em campo, no qual foi aplicado questionário que utilizou a escala Likert (NOGUEIRA, 2002) de forma amostral aos docentes orientadores do semestre 2017.2 (n=10), porém tendo participação de 90% (n=9) e discentes (n=40), com 50% de participantes do estudo (n=20) do curso de pedagogia noturno em um IES privada localizada na cidade de Fortaleza no Ceará. Por fim, o levantamento realizado tem uma abordagem quanti-qualitativa, com a proposta da escala, transformou-se o levantamento quantitativo em qualitativo com as percepções e reflexões do grupo pesquisado, aqui professores e alunos do curso de pedagogia. Podem-se observar colocações feitas pelos sujeitos pesquisados quanto à avaliação do ensino e aprendizagem, analisando a relação percepção quanto à teoria com olhar na prática ou vivência desses sujeitos.UERN2019-10-18T18:12:28Z2019-10-18T18:12:28Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMONTEIRO, Biatriz de Souza; SILVA, Denize de Melo; TAHIM, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira; LIMA, Marcos Antônio Martins. Avaliação do ensino e aprendizagem: percepções dos docentes e discentes no Curso de Pedagogia. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 10., 27-30 de nov. 2018, Pau dos Ferros (RN). Anais... Pau dos Ferros (RN): UERN, 2018. Tema: 10 anos de FIPED / AINPGP: Pesquisa, memória e Internacionalização.978-85-61693-24-4http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46936Monteiro, Biatriz de SouzaSilva, Denize de MeloTahim, Ana Paula Vasconcelos de OliveiraLima, Marcos Antônio Martinsporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:13Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/46936Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:25:41.673143Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do ensino e aprendizagem: percepções dos docentes e discentes no Curso de Pedagogia
title Avaliação do ensino e aprendizagem: percepções dos docentes e discentes no Curso de Pedagogia
spellingShingle Avaliação do ensino e aprendizagem: percepções dos docentes e discentes no Curso de Pedagogia
Monteiro, Biatriz de Souza
Avaliação da aprendizagem
Docente
Discente
title_short Avaliação do ensino e aprendizagem: percepções dos docentes e discentes no Curso de Pedagogia
title_full Avaliação do ensino e aprendizagem: percepções dos docentes e discentes no Curso de Pedagogia
title_fullStr Avaliação do ensino e aprendizagem: percepções dos docentes e discentes no Curso de Pedagogia
title_full_unstemmed Avaliação do ensino e aprendizagem: percepções dos docentes e discentes no Curso de Pedagogia
title_sort Avaliação do ensino e aprendizagem: percepções dos docentes e discentes no Curso de Pedagogia
author Monteiro, Biatriz de Souza
author_facet Monteiro, Biatriz de Souza
Silva, Denize de Melo
Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira
Lima, Marcos Antônio Martins
author_role author
author2 Silva, Denize de Melo
Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira
Lima, Marcos Antônio Martins
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Biatriz de Souza
Silva, Denize de Melo
Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira
Lima, Marcos Antônio Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem
Docente
Discente
topic Avaliação da aprendizagem
Docente
Discente
description Este estudo surgiu pela motivação em compreender as concepções de avaliação que possuem professores e alunos do curso de pedagogia, assim, objetivou-se apresentar as percepções de ambos os sujeitos sobre avaliação do ensino aprendizagem. Para tanto, percorreu considerações teóricas no tocante à a avaliação educacional, tratando seu histórico e elencando reflexões dos seguintes autores: Vianna (2000); Luckesi (2011); Demo (2010); Rabelo (1998); Antunes (2002); Oliveira(2004); Werneck (2002); Libâneo (1994), Freire (2015); Depresbiteris (1989). Com vista ao alcance do objetivo proposto, foi realizada uma coleta em campo, no qual foi aplicado questionário que utilizou a escala Likert (NOGUEIRA, 2002) de forma amostral aos docentes orientadores do semestre 2017.2 (n=10), porém tendo participação de 90% (n=9) e discentes (n=40), com 50% de participantes do estudo (n=20) do curso de pedagogia noturno em um IES privada localizada na cidade de Fortaleza no Ceará. Por fim, o levantamento realizado tem uma abordagem quanti-qualitativa, com a proposta da escala, transformou-se o levantamento quantitativo em qualitativo com as percepções e reflexões do grupo pesquisado, aqui professores e alunos do curso de pedagogia. Podem-se observar colocações feitas pelos sujeitos pesquisados quanto à avaliação do ensino e aprendizagem, analisando a relação percepção quanto à teoria com olhar na prática ou vivência desses sujeitos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-10-18T18:12:28Z
2019-10-18T18:12:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MONTEIRO, Biatriz de Souza; SILVA, Denize de Melo; TAHIM, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira; LIMA, Marcos Antônio Martins. Avaliação do ensino e aprendizagem: percepções dos docentes e discentes no Curso de Pedagogia. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 10., 27-30 de nov. 2018, Pau dos Ferros (RN). Anais... Pau dos Ferros (RN): UERN, 2018. Tema: 10 anos de FIPED / AINPGP: Pesquisa, memória e Internacionalização.
978-85-61693-24-4
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46936
identifier_str_mv MONTEIRO, Biatriz de Souza; SILVA, Denize de Melo; TAHIM, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira; LIMA, Marcos Antônio Martins. Avaliação do ensino e aprendizagem: percepções dos docentes e discentes no Curso de Pedagogia. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 10., 27-30 de nov. 2018, Pau dos Ferros (RN). Anais... Pau dos Ferros (RN): UERN, 2018. Tema: 10 anos de FIPED / AINPGP: Pesquisa, memória e Internacionalização.
978-85-61693-24-4
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UERN
publisher.none.fl_str_mv UERN
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028718671560704