Variações de Mensuração pela Escala de Verificação: uma análise com escalas de 5, 7 e 11 pontos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barboza, Stephanie Ingrid Souza
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Carvalho, Diana Lúcia Teixeira de, Neto, João Batista Soares, Costa, Francisco José da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática em Administração
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/15413
Resumo: O objetivo do artigo é analisar potenciais efeitos do número pontos de escalas de verificação sobre os resultados de medidas descritivas e sobre propriedades psicométricas de escalas de múltiplos itens. A revisão teórica sobre os tópicos do estudo embasou os procedimentos de campo, realizado por meio de 3 questionários estruturados para medir, junto a estudantes de administração, os construtos reputação de curso e identificação com a profissão. As métricas foram adaptadas para escalas de 5 (1 a 5), 7 (1 a 7) e 11 (0 a 10) pontos. Foi coletada uma amostra de 285 respondentes, e foram aplicados procedimentos de análise de medidas descritivas e análise de confiabilidade. Como resultado, foi verificado que há diferenças estatisticamente significativas, embora pequenas, nas medidas descritivas; do ponto de vista das propriedades psicométricas, não houve influência significativa. A conclusão central é de que o uso de escalas com qualquer número de pontos pode gerar bons resultados para pesquisas, ficando por conta do pesquisador a decisão de uso de acordo com as necessidades do estudo e das características da amostra.
id UFPB-8_2e70a46115c246e5bcb1612f09a39822
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/15413
network_acronym_str UFPB-8
network_name_str Teoria e Prática em Administração
repository_id_str
spelling Variações de Mensuração pela Escala de Verificação: uma análise com escalas de 5, 7 e 11 pontosO objetivo do artigo é analisar potenciais efeitos do número pontos de escalas de verificação sobre os resultados de medidas descritivas e sobre propriedades psicométricas de escalas de múltiplos itens. A revisão teórica sobre os tópicos do estudo embasou os procedimentos de campo, realizado por meio de 3 questionários estruturados para medir, junto a estudantes de administração, os construtos reputação de curso e identificação com a profissão. As métricas foram adaptadas para escalas de 5 (1 a 5), 7 (1 a 7) e 11 (0 a 10) pontos. Foi coletada uma amostra de 285 respondentes, e foram aplicados procedimentos de análise de medidas descritivas e análise de confiabilidade. Como resultado, foi verificado que há diferenças estatisticamente significativas, embora pequenas, nas medidas descritivas; do ponto de vista das propriedades psicométricas, não houve influência significativa. A conclusão central é de que o uso de escalas com qualquer número de pontos pode gerar bons resultados para pesquisas, ficando por conta do pesquisador a decisão de uso de acordo com as necessidades do estudo e das características da amostra.Universidade Federal da Paraíba2013-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/1541310.21714/2238-104X2013v3i2-15413Theory and Practice in Administration - TPA; Vol. 3 No. 2 (2013): Jul/Dez; 99-120Teoria e Prática em Administração; v. 3 n. 2 (2013): Jul/Dez; 99-1202238-104Xreponame:Teoria e Prática em Administraçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/15413/9935Barboza, Stephanie Ingrid SouzaCarvalho, Diana Lúcia Teixeira deNeto, João Batista SoaresCosta, Francisco José dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-24T13:59:11Zoai:periodicos.ufpb.br:article/15413Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpaPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/oaipjacome@sti.ufpb.br || tpa@ccsa.ufpb.br || marcelodesouzabispo@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com2238-104X2238-104Xopendoar:2020-08-24T13:59:11Teoria e Prática em Administração - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Variações de Mensuração pela Escala de Verificação: uma análise com escalas de 5, 7 e 11 pontos
title Variações de Mensuração pela Escala de Verificação: uma análise com escalas de 5, 7 e 11 pontos
spellingShingle Variações de Mensuração pela Escala de Verificação: uma análise com escalas de 5, 7 e 11 pontos
Barboza, Stephanie Ingrid Souza
title_short Variações de Mensuração pela Escala de Verificação: uma análise com escalas de 5, 7 e 11 pontos
title_full Variações de Mensuração pela Escala de Verificação: uma análise com escalas de 5, 7 e 11 pontos
title_fullStr Variações de Mensuração pela Escala de Verificação: uma análise com escalas de 5, 7 e 11 pontos
title_full_unstemmed Variações de Mensuração pela Escala de Verificação: uma análise com escalas de 5, 7 e 11 pontos
title_sort Variações de Mensuração pela Escala de Verificação: uma análise com escalas de 5, 7 e 11 pontos
author Barboza, Stephanie Ingrid Souza
author_facet Barboza, Stephanie Ingrid Souza
Carvalho, Diana Lúcia Teixeira de
Neto, João Batista Soares
Costa, Francisco José da
author_role author
author2 Carvalho, Diana Lúcia Teixeira de
Neto, João Batista Soares
Costa, Francisco José da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barboza, Stephanie Ingrid Souza
Carvalho, Diana Lúcia Teixeira de
Neto, João Batista Soares
Costa, Francisco José da
description O objetivo do artigo é analisar potenciais efeitos do número pontos de escalas de verificação sobre os resultados de medidas descritivas e sobre propriedades psicométricas de escalas de múltiplos itens. A revisão teórica sobre os tópicos do estudo embasou os procedimentos de campo, realizado por meio de 3 questionários estruturados para medir, junto a estudantes de administração, os construtos reputação de curso e identificação com a profissão. As métricas foram adaptadas para escalas de 5 (1 a 5), 7 (1 a 7) e 11 (0 a 10) pontos. Foi coletada uma amostra de 285 respondentes, e foram aplicados procedimentos de análise de medidas descritivas e análise de confiabilidade. Como resultado, foi verificado que há diferenças estatisticamente significativas, embora pequenas, nas medidas descritivas; do ponto de vista das propriedades psicométricas, não houve influência significativa. A conclusão central é de que o uso de escalas com qualquer número de pontos pode gerar bons resultados para pesquisas, ficando por conta do pesquisador a decisão de uso de acordo com as necessidades do estudo e das características da amostra.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/15413
10.21714/2238-104X2013v3i2-15413
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/15413
identifier_str_mv 10.21714/2238-104X2013v3i2-15413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/15413/9935
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv Theory and Practice in Administration - TPA; Vol. 3 No. 2 (2013): Jul/Dez; 99-120
Teoria e Prática em Administração; v. 3 n. 2 (2013): Jul/Dez; 99-120
2238-104X
reponame:Teoria e Prática em Administração
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Teoria e Prática em Administração
collection Teoria e Prática em Administração
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática em Administração - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv pjacome@sti.ufpb.br || tpa@ccsa.ufpb.br || marcelodesouzabispo@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1799712000890109952