“Hoje, líder de turma. Amanhã, líder organizacional”: um estudo sobre a oportunidade de desenvolvimento de competências aos graduandos em Administração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pena, Felipe Gouvêa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ferreira, Aline Rosa Lima, Braga, Juliana Oliveira, Castanheira, Maria Eugênia Monteiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática em Administração
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/22591
Resumo: Por meio de estudos científicos, que enfatizam reflexões e indagações acerca do processo de liderar e por meio de atividades práticas no ambiente escolar, o acadêmico do curso de Administração precisa desenvolver as suas competências como líderes. Uma destas práticas, que podem contribuir para a formação dos estudantes, é a atuação como líder de turma. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi identificar as competências que os líderes de turma do curso de Administração de uma Instituição de Ensino Superior, devem desenvolver para sua atuação enquanto líderes no contexto acadêmico e no mercado de trabalho. Realizou-se pesquisa de campo, com grupos de foco e percebeu-se que as competências advindas dos papeis gerenciais propostos por Quinn et al. (2003), são inerentes à atuação dos líderes de turma no contexto acadêmico. Diante dos resultados pode-se inferir que ocorrem contribuições do exercício da liderança de turma para a formação do aluno do curso de Administração na IES pesquisada, principalmente, no que diz respeito ao desenvolvimento das competências comportamentais. Orientou-se a instituição pesquisada observar a prática da liderança de turma como uma oportunidade de desenvolver os alunos, como líderes efetivos nos contextos organizacionais.
id UFPB-8_58c08d8e06d984ff5d24b750a1666513
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/22591
network_acronym_str UFPB-8
network_name_str Teoria e Prática em Administração
repository_id_str
spelling “Hoje, líder de turma. Amanhã, líder organizacional”: um estudo sobre a oportunidade de desenvolvimento de competências aos graduandos em AdministraçãoPor meio de estudos científicos, que enfatizam reflexões e indagações acerca do processo de liderar e por meio de atividades práticas no ambiente escolar, o acadêmico do curso de Administração precisa desenvolver as suas competências como líderes. Uma destas práticas, que podem contribuir para a formação dos estudantes, é a atuação como líder de turma. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi identificar as competências que os líderes de turma do curso de Administração de uma Instituição de Ensino Superior, devem desenvolver para sua atuação enquanto líderes no contexto acadêmico e no mercado de trabalho. Realizou-se pesquisa de campo, com grupos de foco e percebeu-se que as competências advindas dos papeis gerenciais propostos por Quinn et al. (2003), são inerentes à atuação dos líderes de turma no contexto acadêmico. Diante dos resultados pode-se inferir que ocorrem contribuições do exercício da liderança de turma para a formação do aluno do curso de Administração na IES pesquisada, principalmente, no que diz respeito ao desenvolvimento das competências comportamentais. Orientou-se a instituição pesquisada observar a prática da liderança de turma como uma oportunidade de desenvolver os alunos, como líderes efetivos nos contextos organizacionais.Universidade Federal da Paraíba2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfapplication/ziphttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/2259110.21714/2238-104X2015v5i1-22591Theory and Practice in Administration - TPA; Vol. 5 No. 1 (2015): Jan/Jun; 204-238Teoria e Prática em Administração; v. 5 n. 1 (2015): Jan/Jun; 204-2382238-104Xreponame:Teoria e Prática em Administraçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/22591/13547https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/22591/25244Pena, Felipe GouvêaFerreira, Aline Rosa LimaBraga, Juliana OliveiraCastanheira, Maria Eugênia Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-24T13:58:36Zoai:periodicos.ufpb.br:article/22591Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpaPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/oaipjacome@sti.ufpb.br || tpa@ccsa.ufpb.br || marcelodesouzabispo@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com2238-104X2238-104Xopendoar:2020-08-24T13:58:36Teoria e Prática em Administração - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv “Hoje, líder de turma. Amanhã, líder organizacional”: um estudo sobre a oportunidade de desenvolvimento de competências aos graduandos em Administração
title “Hoje, líder de turma. Amanhã, líder organizacional”: um estudo sobre a oportunidade de desenvolvimento de competências aos graduandos em Administração
spellingShingle “Hoje, líder de turma. Amanhã, líder organizacional”: um estudo sobre a oportunidade de desenvolvimento de competências aos graduandos em Administração
Pena, Felipe Gouvêa
title_short “Hoje, líder de turma. Amanhã, líder organizacional”: um estudo sobre a oportunidade de desenvolvimento de competências aos graduandos em Administração
title_full “Hoje, líder de turma. Amanhã, líder organizacional”: um estudo sobre a oportunidade de desenvolvimento de competências aos graduandos em Administração
title_fullStr “Hoje, líder de turma. Amanhã, líder organizacional”: um estudo sobre a oportunidade de desenvolvimento de competências aos graduandos em Administração
title_full_unstemmed “Hoje, líder de turma. Amanhã, líder organizacional”: um estudo sobre a oportunidade de desenvolvimento de competências aos graduandos em Administração
title_sort “Hoje, líder de turma. Amanhã, líder organizacional”: um estudo sobre a oportunidade de desenvolvimento de competências aos graduandos em Administração
author Pena, Felipe Gouvêa
author_facet Pena, Felipe Gouvêa
Ferreira, Aline Rosa Lima
Braga, Juliana Oliveira
Castanheira, Maria Eugênia Monteiro
author_role author
author2 Ferreira, Aline Rosa Lima
Braga, Juliana Oliveira
Castanheira, Maria Eugênia Monteiro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pena, Felipe Gouvêa
Ferreira, Aline Rosa Lima
Braga, Juliana Oliveira
Castanheira, Maria Eugênia Monteiro
description Por meio de estudos científicos, que enfatizam reflexões e indagações acerca do processo de liderar e por meio de atividades práticas no ambiente escolar, o acadêmico do curso de Administração precisa desenvolver as suas competências como líderes. Uma destas práticas, que podem contribuir para a formação dos estudantes, é a atuação como líder de turma. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi identificar as competências que os líderes de turma do curso de Administração de uma Instituição de Ensino Superior, devem desenvolver para sua atuação enquanto líderes no contexto acadêmico e no mercado de trabalho. Realizou-se pesquisa de campo, com grupos de foco e percebeu-se que as competências advindas dos papeis gerenciais propostos por Quinn et al. (2003), são inerentes à atuação dos líderes de turma no contexto acadêmico. Diante dos resultados pode-se inferir que ocorrem contribuições do exercício da liderança de turma para a formação do aluno do curso de Administração na IES pesquisada, principalmente, no que diz respeito ao desenvolvimento das competências comportamentais. Orientou-se a instituição pesquisada observar a prática da liderança de turma como uma oportunidade de desenvolver os alunos, como líderes efetivos nos contextos organizacionais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/22591
10.21714/2238-104X2015v5i1-22591
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/22591
identifier_str_mv 10.21714/2238-104X2015v5i1-22591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/22591/13547
https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/22591/25244
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv Theory and Practice in Administration - TPA; Vol. 5 No. 1 (2015): Jan/Jun; 204-238
Teoria e Prática em Administração; v. 5 n. 1 (2015): Jan/Jun; 204-238
2238-104X
reponame:Teoria e Prática em Administração
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Teoria e Prática em Administração
collection Teoria e Prática em Administração
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática em Administração - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv pjacome@sti.ufpb.br || tpa@ccsa.ufpb.br || marcelodesouzabispo@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1799712000958267392