“Hoje, líder de turma. Amanhã, líder organizacional”: um estudo sobre a oportunidade de desenvolvimento de competências aos graduandos em Administração
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática em Administração |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/22591 |
Resumo: | Por meio de estudos científicos, que enfatizam reflexões e indagações acerca do processo de liderar e por meio de atividades práticas no ambiente escolar, o acadêmico do curso de Administração precisa desenvolver as suas competências como líderes. Uma destas práticas, que podem contribuir para a formação dos estudantes, é a atuação como líder de turma. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi identificar as competências que os líderes de turma do curso de Administração de uma Instituição de Ensino Superior, devem desenvolver para sua atuação enquanto líderes no contexto acadêmico e no mercado de trabalho. Realizou-se pesquisa de campo, com grupos de foco e percebeu-se que as competências advindas dos papeis gerenciais propostos por Quinn et al. (2003), são inerentes à atuação dos líderes de turma no contexto acadêmico. Diante dos resultados pode-se inferir que ocorrem contribuições do exercício da liderança de turma para a formação do aluno do curso de Administração na IES pesquisada, principalmente, no que diz respeito ao desenvolvimento das competências comportamentais. Orientou-se a instituição pesquisada observar a prática da liderança de turma como uma oportunidade de desenvolver os alunos, como líderes efetivos nos contextos organizacionais. |
id |
UFPB-8_58c08d8e06d984ff5d24b750a1666513 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpb.br:article/22591 |
network_acronym_str |
UFPB-8 |
network_name_str |
Teoria e Prática em Administração |
repository_id_str |
|
spelling |
“Hoje, líder de turma. Amanhã, líder organizacional”: um estudo sobre a oportunidade de desenvolvimento de competências aos graduandos em AdministraçãoPor meio de estudos científicos, que enfatizam reflexões e indagações acerca do processo de liderar e por meio de atividades práticas no ambiente escolar, o acadêmico do curso de Administração precisa desenvolver as suas competências como líderes. Uma destas práticas, que podem contribuir para a formação dos estudantes, é a atuação como líder de turma. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi identificar as competências que os líderes de turma do curso de Administração de uma Instituição de Ensino Superior, devem desenvolver para sua atuação enquanto líderes no contexto acadêmico e no mercado de trabalho. Realizou-se pesquisa de campo, com grupos de foco e percebeu-se que as competências advindas dos papeis gerenciais propostos por Quinn et al. (2003), são inerentes à atuação dos líderes de turma no contexto acadêmico. Diante dos resultados pode-se inferir que ocorrem contribuições do exercício da liderança de turma para a formação do aluno do curso de Administração na IES pesquisada, principalmente, no que diz respeito ao desenvolvimento das competências comportamentais. Orientou-se a instituição pesquisada observar a prática da liderança de turma como uma oportunidade de desenvolver os alunos, como líderes efetivos nos contextos organizacionais.Universidade Federal da Paraíba2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfapplication/ziphttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/2259110.21714/2238-104X2015v5i1-22591Theory and Practice in Administration - TPA; Vol. 5 No. 1 (2015): Jan/Jun; 204-238Teoria e Prática em Administração; v. 5 n. 1 (2015): Jan/Jun; 204-2382238-104Xreponame:Teoria e Prática em Administraçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/22591/13547https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/22591/25244Pena, Felipe GouvêaFerreira, Aline Rosa LimaBraga, Juliana OliveiraCastanheira, Maria Eugênia Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-24T13:58:36Zoai:periodicos.ufpb.br:article/22591Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpaPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/oaipjacome@sti.ufpb.br || tpa@ccsa.ufpb.br || marcelodesouzabispo@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com2238-104X2238-104Xopendoar:2020-08-24T13:58:36Teoria e Prática em Administração - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Hoje, líder de turma. Amanhã, líder organizacional”: um estudo sobre a oportunidade de desenvolvimento de competências aos graduandos em Administração |
title |
“Hoje, líder de turma. Amanhã, líder organizacional”: um estudo sobre a oportunidade de desenvolvimento de competências aos graduandos em Administração |
spellingShingle |
“Hoje, líder de turma. Amanhã, líder organizacional”: um estudo sobre a oportunidade de desenvolvimento de competências aos graduandos em Administração Pena, Felipe Gouvêa |
title_short |
“Hoje, líder de turma. Amanhã, líder organizacional”: um estudo sobre a oportunidade de desenvolvimento de competências aos graduandos em Administração |
title_full |
“Hoje, líder de turma. Amanhã, líder organizacional”: um estudo sobre a oportunidade de desenvolvimento de competências aos graduandos em Administração |
title_fullStr |
“Hoje, líder de turma. Amanhã, líder organizacional”: um estudo sobre a oportunidade de desenvolvimento de competências aos graduandos em Administração |
title_full_unstemmed |
“Hoje, líder de turma. Amanhã, líder organizacional”: um estudo sobre a oportunidade de desenvolvimento de competências aos graduandos em Administração |
title_sort |
“Hoje, líder de turma. Amanhã, líder organizacional”: um estudo sobre a oportunidade de desenvolvimento de competências aos graduandos em Administração |
author |
Pena, Felipe Gouvêa |
author_facet |
Pena, Felipe Gouvêa Ferreira, Aline Rosa Lima Braga, Juliana Oliveira Castanheira, Maria Eugênia Monteiro |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Aline Rosa Lima Braga, Juliana Oliveira Castanheira, Maria Eugênia Monteiro |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pena, Felipe Gouvêa Ferreira, Aline Rosa Lima Braga, Juliana Oliveira Castanheira, Maria Eugênia Monteiro |
description |
Por meio de estudos científicos, que enfatizam reflexões e indagações acerca do processo de liderar e por meio de atividades práticas no ambiente escolar, o acadêmico do curso de Administração precisa desenvolver as suas competências como líderes. Uma destas práticas, que podem contribuir para a formação dos estudantes, é a atuação como líder de turma. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi identificar as competências que os líderes de turma do curso de Administração de uma Instituição de Ensino Superior, devem desenvolver para sua atuação enquanto líderes no contexto acadêmico e no mercado de trabalho. Realizou-se pesquisa de campo, com grupos de foco e percebeu-se que as competências advindas dos papeis gerenciais propostos por Quinn et al. (2003), são inerentes à atuação dos líderes de turma no contexto acadêmico. Diante dos resultados pode-se inferir que ocorrem contribuições do exercício da liderança de turma para a formação do aluno do curso de Administração na IES pesquisada, principalmente, no que diz respeito ao desenvolvimento das competências comportamentais. Orientou-se a instituição pesquisada observar a prática da liderança de turma como uma oportunidade de desenvolver os alunos, como líderes efetivos nos contextos organizacionais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/22591 10.21714/2238-104X2015v5i1-22591 |
url |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/22591 |
identifier_str_mv |
10.21714/2238-104X2015v5i1-22591 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/22591/13547 https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/22591/25244 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Theory and Practice in Administration - TPA; Vol. 5 No. 1 (2015): Jan/Jun; 204-238 Teoria e Prática em Administração; v. 5 n. 1 (2015): Jan/Jun; 204-238 2238-104X reponame:Teoria e Prática em Administração instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Teoria e Prática em Administração |
collection |
Teoria e Prática em Administração |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática em Administração - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
pjacome@sti.ufpb.br || tpa@ccsa.ufpb.br || marcelodesouzabispo@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com |
_version_ |
1799712000958267392 |