Impactos de Vivências Acadêmicas nas Competências Profissionais: Percepções de Egressos de um Curso de Mestrado em Administração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Leandro Eduardo Vieira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Paiva, Kely César Martins de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática em Administração
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/14077
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar como vivências acadêmicas desenvolvidas por alunos de um curso de mestrado em Administração, de uma instituição particular localizada em Belo Horizonte (MG), contribuíram para a formação e o desenvolvimento de suas competências profissionais, inclusive as docentes. O referencial teórico centrou-se na temática das competências profissionais e no modelo analítico de Paiva (2007). A pesquisa realizada foi caracterizada como descritiva, com abordagem qualitativa nos moldes de um estudo de caso. A unidade de análise coincidiu com os sujeitos de pesquisa, quais sejam: os egressos do referido curso. A coleta de dados se deu por questionários, com questões abertas e fechadas. Os dados de 24 questionários respondidos foram tratados conforme sua natureza (estatística descritiva univariada para dados sociodemográficos e análise de conteúdo para as respostas das questões abertas). A apresentação e análise dos dados coletados foram divididas em três partes: descrição formal das vivências acadêmicas realizadas no programa de mestrado abordado; perfil dos respondentes; e vivências acadêmicas e competências profissionais dos egressos. Das 48 vivências relatadas, a mais recursiva foi a em pesquisa (21 delas), voltada diretamente para os interesses dos mestrandos em adquirir experiência nesse campo, aprimorar e mesmo “treinar” para a dissertação. A vivência empresarial foi a segunda mais realizada pelo grupo de respondentes, seguida pela em docência, mas estas agregaram menos que a anterior, dado o histórico profissional dos egressos quando da sua escolha. Como professores e empresários, eles optaram por fazer algo que já sabiam, não se observando avanços significativos na formação e desenvolvimento de suas competências profissionais.
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