Impactos de Vivências Acadêmicas nas Competências Profissionais: Percepções de Egressos de um Curso de Mestrado em Administração
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática em Administração |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/14077 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi analisar como vivências acadêmicas desenvolvidas por alunos de um curso de mestrado em Administração, de uma instituição particular localizada em Belo Horizonte (MG), contribuíram para a formação e o desenvolvimento de suas competências profissionais, inclusive as docentes. O referencial teórico centrou-se na temática das competências profissionais e no modelo analítico de Paiva (2007). A pesquisa realizada foi caracterizada como descritiva, com abordagem qualitativa nos moldes de um estudo de caso. A unidade de análise coincidiu com os sujeitos de pesquisa, quais sejam: os egressos do referido curso. A coleta de dados se deu por questionários, com questões abertas e fechadas. Os dados de 24 questionários respondidos foram tratados conforme sua natureza (estatística descritiva univariada para dados sociodemográficos e análise de conteúdo para as respostas das questões abertas). A apresentação e análise dos dados coletados foram divididas em três partes: descrição formal das vivências acadêmicas realizadas no programa de mestrado abordado; perfil dos respondentes; e vivências acadêmicas e competências profissionais dos egressos. Das 48 vivências relatadas, a mais recursiva foi a em pesquisa (21 delas), voltada diretamente para os interesses dos mestrandos em adquirir experiência nesse campo, aprimorar e mesmo “treinar” para a dissertação. A vivência empresarial foi a segunda mais realizada pelo grupo de respondentes, seguida pela em docência, mas estas agregaram menos que a anterior, dado o histórico profissional dos egressos quando da sua escolha. Como professores e empresários, eles optaram por fazer algo que já sabiam, não se observando avanços significativos na formação e desenvolvimento de suas competências profissionais. |
id |
UFPB-8_5c7415812ecd47fce5b23658ec3d86af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpb.br:article/14077 |
network_acronym_str |
UFPB-8 |
network_name_str |
Teoria e Prática em Administração |
repository_id_str |
|
spelling |
Impactos de Vivências Acadêmicas nas Competências Profissionais: Percepções de Egressos de um Curso de Mestrado em AdministraçãoO objetivo do estudo foi analisar como vivências acadêmicas desenvolvidas por alunos de um curso de mestrado em Administração, de uma instituição particular localizada em Belo Horizonte (MG), contribuíram para a formação e o desenvolvimento de suas competências profissionais, inclusive as docentes. O referencial teórico centrou-se na temática das competências profissionais e no modelo analítico de Paiva (2007). A pesquisa realizada foi caracterizada como descritiva, com abordagem qualitativa nos moldes de um estudo de caso. A unidade de análise coincidiu com os sujeitos de pesquisa, quais sejam: os egressos do referido curso. A coleta de dados se deu por questionários, com questões abertas e fechadas. Os dados de 24 questionários respondidos foram tratados conforme sua natureza (estatística descritiva univariada para dados sociodemográficos e análise de conteúdo para as respostas das questões abertas). A apresentação e análise dos dados coletados foram divididas em três partes: descrição formal das vivências acadêmicas realizadas no programa de mestrado abordado; perfil dos respondentes; e vivências acadêmicas e competências profissionais dos egressos. Das 48 vivências relatadas, a mais recursiva foi a em pesquisa (21 delas), voltada diretamente para os interesses dos mestrandos em adquirir experiência nesse campo, aprimorar e mesmo “treinar” para a dissertação. A vivência empresarial foi a segunda mais realizada pelo grupo de respondentes, seguida pela em docência, mas estas agregaram menos que a anterior, dado o histórico profissional dos egressos quando da sua escolha. Como professores e empresários, eles optaram por fazer algo que já sabiam, não se observando avanços significativos na formação e desenvolvimento de suas competências profissionais.Universidade Federal da Paraíba2013-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/1407710.21714/2238-104X2013v3i1-14077Theory and Practice in Administration - TPA; Vol. 3 No. 1 (2013): Jan/Jun; 96-120Teoria e Prática em Administração; v. 3 n. 1 (2013): Jan/Jun; 96-1202238-104Xreponame:Teoria e Prática em Administraçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/14077/9515Barros, Leandro Eduardo VieiraPaiva, Kely César Martins deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-24T13:59:18Zoai:periodicos.ufpb.br:article/14077Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpaPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/oaipjacome@sti.ufpb.br || tpa@ccsa.ufpb.br || marcelodesouzabispo@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com2238-104X2238-104Xopendoar:2020-08-24T13:59:18Teoria e Prática em Administração - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impactos de Vivências Acadêmicas nas Competências Profissionais: Percepções de Egressos de um Curso de Mestrado em Administração |
title |
Impactos de Vivências Acadêmicas nas Competências Profissionais: Percepções de Egressos de um Curso de Mestrado em Administração |
spellingShingle |
Impactos de Vivências Acadêmicas nas Competências Profissionais: Percepções de Egressos de um Curso de Mestrado em Administração Barros, Leandro Eduardo Vieira |
title_short |
Impactos de Vivências Acadêmicas nas Competências Profissionais: Percepções de Egressos de um Curso de Mestrado em Administração |
title_full |
Impactos de Vivências Acadêmicas nas Competências Profissionais: Percepções de Egressos de um Curso de Mestrado em Administração |
title_fullStr |
Impactos de Vivências Acadêmicas nas Competências Profissionais: Percepções de Egressos de um Curso de Mestrado em Administração |
title_full_unstemmed |
Impactos de Vivências Acadêmicas nas Competências Profissionais: Percepções de Egressos de um Curso de Mestrado em Administração |
title_sort |
Impactos de Vivências Acadêmicas nas Competências Profissionais: Percepções de Egressos de um Curso de Mestrado em Administração |
author |
Barros, Leandro Eduardo Vieira |
author_facet |
Barros, Leandro Eduardo Vieira Paiva, Kely César Martins de |
author_role |
author |
author2 |
Paiva, Kely César Martins de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Leandro Eduardo Vieira Paiva, Kely César Martins de |
description |
O objetivo do estudo foi analisar como vivências acadêmicas desenvolvidas por alunos de um curso de mestrado em Administração, de uma instituição particular localizada em Belo Horizonte (MG), contribuíram para a formação e o desenvolvimento de suas competências profissionais, inclusive as docentes. O referencial teórico centrou-se na temática das competências profissionais e no modelo analítico de Paiva (2007). A pesquisa realizada foi caracterizada como descritiva, com abordagem qualitativa nos moldes de um estudo de caso. A unidade de análise coincidiu com os sujeitos de pesquisa, quais sejam: os egressos do referido curso. A coleta de dados se deu por questionários, com questões abertas e fechadas. Os dados de 24 questionários respondidos foram tratados conforme sua natureza (estatística descritiva univariada para dados sociodemográficos e análise de conteúdo para as respostas das questões abertas). A apresentação e análise dos dados coletados foram divididas em três partes: descrição formal das vivências acadêmicas realizadas no programa de mestrado abordado; perfil dos respondentes; e vivências acadêmicas e competências profissionais dos egressos. Das 48 vivências relatadas, a mais recursiva foi a em pesquisa (21 delas), voltada diretamente para os interesses dos mestrandos em adquirir experiência nesse campo, aprimorar e mesmo “treinar” para a dissertação. A vivência empresarial foi a segunda mais realizada pelo grupo de respondentes, seguida pela em docência, mas estas agregaram menos que a anterior, dado o histórico profissional dos egressos quando da sua escolha. Como professores e empresários, eles optaram por fazer algo que já sabiam, não se observando avanços significativos na formação e desenvolvimento de suas competências profissionais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/14077 10.21714/2238-104X2013v3i1-14077 |
url |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/14077 |
identifier_str_mv |
10.21714/2238-104X2013v3i1-14077 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/14077/9515 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Theory and Practice in Administration - TPA; Vol. 3 No. 1 (2013): Jan/Jun; 96-120 Teoria e Prática em Administração; v. 3 n. 1 (2013): Jan/Jun; 96-120 2238-104X reponame:Teoria e Prática em Administração instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Teoria e Prática em Administração |
collection |
Teoria e Prática em Administração |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática em Administração - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
pjacome@sti.ufpb.br || tpa@ccsa.ufpb.br || marcelodesouzabispo@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com |
_version_ |
1799712000876478464 |