A COMPETÊNCIA INFORMACIONAL E SUA INFLUÊNCIA NA PERCEPÇÃO DE VARIÁVEIS ORGANIZACIONAIS ESTRATÉGICAS EM IES PRIVADAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fidelis, Joubert Roberto Ferreira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Barbosa, Ricardo Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Gestão & Conhecimento
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/12771
Resumo: Atuando em um contexto extremamente dinâmico e de competição acirrada, as IES necessitam de informações que lhes permitam compreender as fortes mudanças ocorridas em seus ambientes nos últimos anos, assim como as tendências que prevalecem no seu setor. Neste sentido, o presente trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa cujo objetivo foi explorar o relacionamento entre a competência informacional e a percepção dos ambientes organizacionais por parte de gestores de instituições privadas de ensino superior (IES). É um estudo qualitativo, realizado a partir da aplicação de um questionário a nove coordenadores de cursos de uma IES privada. O estudo identificou variáveis internas e externas percebidas pelos gestores desta IES como fatores de pressão em suas atividades e confrontou as variáveis percebidas com as variáveis de um ambiente padrão em que eles atuam. Identificou ainda os conhecimentos e habilidades que estes gestores consideram mais importantes para lidar com essas variáveis. O estudo confirma a complexidade informacional dos ambientes em que atuam estes gestores e realça a importância de programas formais de capacitação e conscientização sobre o papel da informação nas organizações.
id UFPB-9_8d55c4f14dc3ff4d76f50de2aaf6135c
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/12771
network_acronym_str UFPB-9
network_name_str Perspectivas em Gestão & Conhecimento
repository_id_str
spelling A COMPETÊNCIA INFORMACIONAL E SUA INFLUÊNCIA NA PERCEPÇÃO DE VARIÁVEIS ORGANIZACIONAIS ESTRATÉGICAS EM IES PRIVADASCompetência informacional. Necessidade Informacional. Estratégia Organizacional. Instituições Privadas de Ensino Superior.Atuando em um contexto extremamente dinâmico e de competição acirrada, as IES necessitam de informações que lhes permitam compreender as fortes mudanças ocorridas em seus ambientes nos últimos anos, assim como as tendências que prevalecem no seu setor. Neste sentido, o presente trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa cujo objetivo foi explorar o relacionamento entre a competência informacional e a percepção dos ambientes organizacionais por parte de gestores de instituições privadas de ensino superior (IES). É um estudo qualitativo, realizado a partir da aplicação de um questionário a nove coordenadores de cursos de uma IES privada. O estudo identificou variáveis internas e externas percebidas pelos gestores desta IES como fatores de pressão em suas atividades e confrontou as variáveis percebidas com as variáveis de um ambiente padrão em que eles atuam. Identificou ainda os conhecimentos e habilidades que estes gestores consideram mais importantes para lidar com essas variáveis. O estudo confirma a complexidade informacional dos ambientes em que atuam estes gestores e realça a importância de programas formais de capacitação e conscientização sobre o papel da informação nas organizações.Universidade Federal da Paraíba2012-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Memória de evento"Entrevista Controladaapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/12771Perspectivas em Gestão & Conhecimento; Vol. 2, Número Especial (2012): Gestão da Informação e do Conhecimento no âmbito da Ciência da Informação; 27-392236-417Xreponame:Perspectivas em Gestão & Conhecimentoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/12771/8010Fidelis, Joubert Roberto FerreiraBarbosa, Ricardo Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-22T18:08:45Zoai:periodicos.ufpb.br:article/12771Revistahttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgcPUBhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/oailucianna.costa@yahoo.com.br || henry.poncio@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com2236-417X2236-417Xopendoar:2019-10-22T18:08:45Perspectivas em Gestão & Conhecimento - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A COMPETÊNCIA INFORMACIONAL E SUA INFLUÊNCIA NA PERCEPÇÃO DE VARIÁVEIS ORGANIZACIONAIS ESTRATÉGICAS EM IES PRIVADAS
title A COMPETÊNCIA INFORMACIONAL E SUA INFLUÊNCIA NA PERCEPÇÃO DE VARIÁVEIS ORGANIZACIONAIS ESTRATÉGICAS EM IES PRIVADAS
spellingShingle A COMPETÊNCIA INFORMACIONAL E SUA INFLUÊNCIA NA PERCEPÇÃO DE VARIÁVEIS ORGANIZACIONAIS ESTRATÉGICAS EM IES PRIVADAS
Fidelis, Joubert Roberto Ferreira
Competência informacional. Necessidade Informacional. Estratégia Organizacional. Instituições Privadas de Ensino Superior.
title_short A COMPETÊNCIA INFORMACIONAL E SUA INFLUÊNCIA NA PERCEPÇÃO DE VARIÁVEIS ORGANIZACIONAIS ESTRATÉGICAS EM IES PRIVADAS
title_full A COMPETÊNCIA INFORMACIONAL E SUA INFLUÊNCIA NA PERCEPÇÃO DE VARIÁVEIS ORGANIZACIONAIS ESTRATÉGICAS EM IES PRIVADAS
title_fullStr A COMPETÊNCIA INFORMACIONAL E SUA INFLUÊNCIA NA PERCEPÇÃO DE VARIÁVEIS ORGANIZACIONAIS ESTRATÉGICAS EM IES PRIVADAS
title_full_unstemmed A COMPETÊNCIA INFORMACIONAL E SUA INFLUÊNCIA NA PERCEPÇÃO DE VARIÁVEIS ORGANIZACIONAIS ESTRATÉGICAS EM IES PRIVADAS
title_sort A COMPETÊNCIA INFORMACIONAL E SUA INFLUÊNCIA NA PERCEPÇÃO DE VARIÁVEIS ORGANIZACIONAIS ESTRATÉGICAS EM IES PRIVADAS
author Fidelis, Joubert Roberto Ferreira
author_facet Fidelis, Joubert Roberto Ferreira
Barbosa, Ricardo Rodrigues
author_role author
author2 Barbosa, Ricardo Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fidelis, Joubert Roberto Ferreira
Barbosa, Ricardo Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Competência informacional. Necessidade Informacional. Estratégia Organizacional. Instituições Privadas de Ensino Superior.
topic Competência informacional. Necessidade Informacional. Estratégia Organizacional. Instituições Privadas de Ensino Superior.
description Atuando em um contexto extremamente dinâmico e de competição acirrada, as IES necessitam de informações que lhes permitam compreender as fortes mudanças ocorridas em seus ambientes nos últimos anos, assim como as tendências que prevalecem no seu setor. Neste sentido, o presente trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa cujo objetivo foi explorar o relacionamento entre a competência informacional e a percepção dos ambientes organizacionais por parte de gestores de instituições privadas de ensino superior (IES). É um estudo qualitativo, realizado a partir da aplicação de um questionário a nove coordenadores de cursos de uma IES privada. O estudo identificou variáveis internas e externas percebidas pelos gestores desta IES como fatores de pressão em suas atividades e confrontou as variáveis percebidas com as variáveis de um ambiente padrão em que eles atuam. Identificou ainda os conhecimentos e habilidades que estes gestores consideram mais importantes para lidar com essas variáveis. O estudo confirma a complexidade informacional dos ambientes em que atuam estes gestores e realça a importância de programas formais de capacitação e conscientização sobre o papel da informação nas organizações.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Memória de evento"
Entrevista Controlada
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/12771
url https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/12771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/12771/8010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Gestão & Conhecimento; Vol. 2, Número Especial (2012): Gestão da Informação e do Conhecimento no âmbito da Ciência da Informação; 27-39
2236-417X
reponame:Perspectivas em Gestão & Conhecimento
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Perspectivas em Gestão & Conhecimento
collection Perspectivas em Gestão & Conhecimento
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Gestão & Conhecimento - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv lucianna.costa@yahoo.com.br || henry.poncio@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1788989955306946560