O desenvolvimento da Competência Informacional nas crianças a partir da literatura infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Lucca, Djuli Machado
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Caldin, Clarice Fortkamp, Righi, João Primo Ramirez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1588
Resumo: Objetiva realizar uma reflexão acerca da prática de leitura de literatura infantil para o desenvolvimento da Competência Informacional nas crianças. A Competência Informacional é caracterizada por um movimento que estimula o uso crítico e reflexivo da informação. Trata da primeira fase de desenvolvimento da Competência Informacional, entendida, nesse artigo, como letramento informacional, que se constitui em um processo. É nessa fase que o indivíduo desenvolve habilidades básicas relacionadas aos suportes informacionais, geralmente na infância. Nesse contexto, insere a prática de leitura de literatura infantil como meio de propiciar o desenvolvimento da Competência Informacional nas crianças. Aponta o bibliotecário e a biblioteca como propulsores do desenvolvimento deste conjunto de habilidades. Afirma que a função social da literatura infantil é, de certa forma, propiciar o desenvolvimento da Competência Informacional, pois apresenta o maravilhoso como forma de entender a realidade. Conclui com sugestões de mudança de comportamento do bibliotecário – de técnico para educador, a fim de que o mesmo possa participar de forma dinâmica, do letramento informacional, fomentando a leitura de textos literários infantis.AbstractThis paper proposes to stimulate a discussion about the practice of reading children's literature to develop Information Literacy of children. Information Literacy is a movement that encourages critical and reflective use of information by people. The first phase of Information Literacy is a process related to informational media and other basic skills, and is usually developed in childhood. In this context, it inserts the practice of reading children's literature as a way of promoting the development of Information Literacy in children. Also, the librarian and the library are seen as collaborators in the mentioned process. It Concludes that the social function of children's literature is, in a way, a possibility to encourage the development of Information Literacy.KeywordsInformation Competence; Information Literacy; Children’s literature.
id UNICAMP-4_6877db82dc352625fbc898b5121e5ba3
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1588
network_acronym_str UNICAMP-4
network_name_str Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação
repository_id_str
spelling O desenvolvimento da Competência Informacional nas crianças a partir da literatura infantilO desenvolvimento da Competência Informacional nas crianças a partir da literatura infantilCompetência Informacional. Letramento Informacional. Literatura InfantilCompetência Informacional. Letramento Informacional. Literatura InfantilObjetiva realizar uma reflexão acerca da prática de leitura de literatura infantil para o desenvolvimento da Competência Informacional nas crianças. A Competência Informacional é caracterizada por um movimento que estimula o uso crítico e reflexivo da informação. Trata da primeira fase de desenvolvimento da Competência Informacional, entendida, nesse artigo, como letramento informacional, que se constitui em um processo. É nessa fase que o indivíduo desenvolve habilidades básicas relacionadas aos suportes informacionais, geralmente na infância. Nesse contexto, insere a prática de leitura de literatura infantil como meio de propiciar o desenvolvimento da Competência Informacional nas crianças. Aponta o bibliotecário e a biblioteca como propulsores do desenvolvimento deste conjunto de habilidades. Afirma que a função social da literatura infantil é, de certa forma, propiciar o desenvolvimento da Competência Informacional, pois apresenta o maravilhoso como forma de entender a realidade. Conclui com sugestões de mudança de comportamento do bibliotecário – de técnico para educador, a fim de que o mesmo possa participar de forma dinâmica, do letramento informacional, fomentando a leitura de textos literários infantis.AbstractThis paper proposes to stimulate a discussion about the practice of reading children's literature to develop Information Literacy of children. Information Literacy is a movement that encourages critical and reflective use of information by people. The first phase of Information Literacy is a process related to informational media and other basic skills, and is usually developed in childhood. In this context, it inserts the practice of reading children's literature as a way of promoting the development of Information Literacy in children. Also, the librarian and the library are seen as collaborators in the mentioned process. It Concludes that the social function of children's literature is, in a way, a possibility to encourage the development of Information Literacy.KeywordsInformation Competence; Information Literacy; Children’s literature.Objetiva realizar uma reflexão acerca da prática de leitura de literatura infantil para o desenvolvimento da Competência Informacional nas crianças. A Competência Informacional é caracterizada por um movimento que estimula o uso crítico e reflexivo da informação. Trata da primeira fase de desenvolvimento da Competência Informacional, entendida, nesse artigo, como letramento informacional, que se constitui em um processo. É nessa fase que o indivíduo desenvolve habilidades básicas relacionadas aos suportes informacionais, geralmente na infância. Nesse contexto, insere a prática de leitura de literatura infantil como meio de propiciar o desenvolvimento da Competência Informacional nas crianças. Aponta o bibliotecário e a biblioteca como propulsores do desenvolvimento deste conjunto de habilidades. Afirma que a função social da literatura infantil é, de certa forma, propiciar o desenvolvimento da Competência Informacional, pois apresenta o maravilhoso como forma de entender a realidade. Conclui com sugestões de mudança de comportamento do bibliotecário – de técnico para educador, a fim de que o mesmo possa participar de forma dinâmica, do letramento informacional, fomentando a leitura de textos literários infantis.Universidade Estadual de Campinas2015-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/158810.20396/rdbci.v13i1.1588RDBCI: Digital Journal of Library and Information Science; Vol. 13 No. 1 (2015): jan./abr.; 192-206RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação; v. 13 n. 1 (2015): jan./abr.; 192-2061678-765Xreponame:Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1588/pdf_93De Lucca, Djuli MachadoCaldin, Clarice FortkampRighi, João Primo Ramirezinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-27T10:37:13Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1588Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbciPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/oaippec@unicamp.br||gilbfe@unicamp.br|| rdbci@unicamp.br|| danif@unicamp.br1678-765X1678-765Xopendoar:2023-05-22T10:16:01.766857Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento da Competência Informacional nas crianças a partir da literatura infantil
O desenvolvimento da Competência Informacional nas crianças a partir da literatura infantil
title O desenvolvimento da Competência Informacional nas crianças a partir da literatura infantil
spellingShingle O desenvolvimento da Competência Informacional nas crianças a partir da literatura infantil
De Lucca, Djuli Machado
Competência Informacional. Letramento Informacional. Literatura Infantil
Competência Informacional. Letramento Informacional. Literatura Infantil
title_short O desenvolvimento da Competência Informacional nas crianças a partir da literatura infantil
title_full O desenvolvimento da Competência Informacional nas crianças a partir da literatura infantil
title_fullStr O desenvolvimento da Competência Informacional nas crianças a partir da literatura infantil
title_full_unstemmed O desenvolvimento da Competência Informacional nas crianças a partir da literatura infantil
title_sort O desenvolvimento da Competência Informacional nas crianças a partir da literatura infantil
author De Lucca, Djuli Machado
author_facet De Lucca, Djuli Machado
Caldin, Clarice Fortkamp
Righi, João Primo Ramirez
author_role author
author2 Caldin, Clarice Fortkamp
Righi, João Primo Ramirez
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv De Lucca, Djuli Machado
Caldin, Clarice Fortkamp
Righi, João Primo Ramirez
dc.subject.por.fl_str_mv Competência Informacional. Letramento Informacional. Literatura Infantil
Competência Informacional. Letramento Informacional. Literatura Infantil
topic Competência Informacional. Letramento Informacional. Literatura Infantil
Competência Informacional. Letramento Informacional. Literatura Infantil
description Objetiva realizar uma reflexão acerca da prática de leitura de literatura infantil para o desenvolvimento da Competência Informacional nas crianças. A Competência Informacional é caracterizada por um movimento que estimula o uso crítico e reflexivo da informação. Trata da primeira fase de desenvolvimento da Competência Informacional, entendida, nesse artigo, como letramento informacional, que se constitui em um processo. É nessa fase que o indivíduo desenvolve habilidades básicas relacionadas aos suportes informacionais, geralmente na infância. Nesse contexto, insere a prática de leitura de literatura infantil como meio de propiciar o desenvolvimento da Competência Informacional nas crianças. Aponta o bibliotecário e a biblioteca como propulsores do desenvolvimento deste conjunto de habilidades. Afirma que a função social da literatura infantil é, de certa forma, propiciar o desenvolvimento da Competência Informacional, pois apresenta o maravilhoso como forma de entender a realidade. Conclui com sugestões de mudança de comportamento do bibliotecário – de técnico para educador, a fim de que o mesmo possa participar de forma dinâmica, do letramento informacional, fomentando a leitura de textos literários infantis.AbstractThis paper proposes to stimulate a discussion about the practice of reading children's literature to develop Information Literacy of children. Information Literacy is a movement that encourages critical and reflective use of information by people. The first phase of Information Literacy is a process related to informational media and other basic skills, and is usually developed in childhood. In this context, it inserts the practice of reading children's literature as a way of promoting the development of Information Literacy in children. Also, the librarian and the library are seen as collaborators in the mentioned process. It Concludes that the social function of children's literature is, in a way, a possibility to encourage the development of Information Literacy.KeywordsInformation Competence; Information Literacy; Children’s literature.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1588
10.20396/rdbci.v13i1.1588
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1588
identifier_str_mv 10.20396/rdbci.v13i1.1588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1588/pdf_93
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv RDBCI: Digital Journal of Library and Information Science; Vol. 13 No. 1 (2015): jan./abr.; 192-206
RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação; v. 13 n. 1 (2015): jan./abr.; 192-206
1678-765X
reponame:Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação
collection Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||gilbfe@unicamp.br|| rdbci@unicamp.br|| danif@unicamp.br
_version_ 1788167557279121408