O CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Gestão & Conhecimento |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/9798 |
Resumo: | No panorama da “Sociedade da Informação e do Conhecimento”, entende-se que as estratégias das organizações devem estar voltadas ao foco humano, pois o homem é o verdadeiro detentor do potencial de conhecimento que determinam a gestão estratégica. As atividades baseadas no conhecimento estão se tornando primordiais para as organizações. Nessa perspectiva, surge o interesse em buscar na literatura, subsídios para contextualizar o conhecimento na administração estratégica ao focalizar o processo de gestão estratégica por meio da abordagem das Escolas do Pensamento Estratégico. Com as leituras, foi possível perceber a presença do conhecimento através das pessoas que permeiam cada uma das abordagens. Na compreensão de abordar o uso do conhecimento como vantagem competitiva, está mais refletida nas premissas da escola de aprendizado, que compreende a estratégia como um processo de aprendizagem, tanto individual como coletivo. A vantagem competitiva do conhecimento consiste na exploração das competências distintivas, difíceis de serem imitadas. Competência, tanto individual como organizacional, só se adquire com conhecimento viabilizado pelo processo de aprendizagem contínua à luz da gestão do conhecimento. |
id |
UFPB-9_d2825e7f22e6dff215a48ff399d4360a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpb.br:article/9798 |
network_acronym_str |
UFPB-9 |
network_name_str |
Perspectivas em Gestão & Conhecimento |
repository_id_str |
|
spelling |
O CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICAAdministração estratégica. Gestão do conhecimento estratégico. Escolas do pensamento estratégico.No panorama da “Sociedade da Informação e do Conhecimento”, entende-se que as estratégias das organizações devem estar voltadas ao foco humano, pois o homem é o verdadeiro detentor do potencial de conhecimento que determinam a gestão estratégica. As atividades baseadas no conhecimento estão se tornando primordiais para as organizações. Nessa perspectiva, surge o interesse em buscar na literatura, subsídios para contextualizar o conhecimento na administração estratégica ao focalizar o processo de gestão estratégica por meio da abordagem das Escolas do Pensamento Estratégico. Com as leituras, foi possível perceber a presença do conhecimento através das pessoas que permeiam cada uma das abordagens. Na compreensão de abordar o uso do conhecimento como vantagem competitiva, está mais refletida nas premissas da escola de aprendizado, que compreende a estratégia como um processo de aprendizagem, tanto individual como coletivo. A vantagem competitiva do conhecimento consiste na exploração das competências distintivas, difíceis de serem imitadas. Competência, tanto individual como organizacional, só se adquire com conhecimento viabilizado pelo processo de aprendizagem contínua à luz da gestão do conhecimento.Universidade Federal da Paraíba2011-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"Revisão de literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/9798Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 1 n. 1 (2011); 15-242236-417Xreponame:Perspectivas em Gestão & Conhecimentoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/9798/5615Duarte, Emeide NóbregaSantos, Maria Luiza da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-22T18:02:35Zoai:periodicos.ufpb.br:article/9798Revistahttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgcPUBhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/oailucianna.costa@yahoo.com.br || henry.poncio@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com2236-417X2236-417Xopendoar:2019-10-22T18:02:35Perspectivas em Gestão & Conhecimento - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA |
title |
O CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA |
spellingShingle |
O CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Duarte, Emeide Nóbrega Administração estratégica. Gestão do conhecimento estratégico. Escolas do pensamento estratégico. |
title_short |
O CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA |
title_full |
O CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA |
title_fullStr |
O CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA |
title_full_unstemmed |
O CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA |
title_sort |
O CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA |
author |
Duarte, Emeide Nóbrega |
author_facet |
Duarte, Emeide Nóbrega Santos, Maria Luiza da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Maria Luiza da Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Emeide Nóbrega Santos, Maria Luiza da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração estratégica. Gestão do conhecimento estratégico. Escolas do pensamento estratégico. |
topic |
Administração estratégica. Gestão do conhecimento estratégico. Escolas do pensamento estratégico. |
description |
No panorama da “Sociedade da Informação e do Conhecimento”, entende-se que as estratégias das organizações devem estar voltadas ao foco humano, pois o homem é o verdadeiro detentor do potencial de conhecimento que determinam a gestão estratégica. As atividades baseadas no conhecimento estão se tornando primordiais para as organizações. Nessa perspectiva, surge o interesse em buscar na literatura, subsídios para contextualizar o conhecimento na administração estratégica ao focalizar o processo de gestão estratégica por meio da abordagem das Escolas do Pensamento Estratégico. Com as leituras, foi possível perceber a presença do conhecimento através das pessoas que permeiam cada uma das abordagens. Na compreensão de abordar o uso do conhecimento como vantagem competitiva, está mais refletida nas premissas da escola de aprendizado, que compreende a estratégia como um processo de aprendizagem, tanto individual como coletivo. A vantagem competitiva do conhecimento consiste na exploração das competências distintivas, difíceis de serem imitadas. Competência, tanto individual como organizacional, só se adquire com conhecimento viabilizado pelo processo de aprendizagem contínua à luz da gestão do conhecimento. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" Revisão de literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/9798 |
url |
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/9798 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/9798/5615 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 1 n. 1 (2011); 15-24 2236-417X reponame:Perspectivas em Gestão & Conhecimento instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Perspectivas em Gestão & Conhecimento |
collection |
Perspectivas em Gestão & Conhecimento |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Gestão & Conhecimento - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
lucianna.costa@yahoo.com.br || henry.poncio@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com |
_version_ |
1788989955218866176 |