O CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Emeide Nóbrega
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Santos, Maria Luiza da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Gestão & Conhecimento
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/9798
Resumo: No panorama da “Sociedade da Informação e do Conhecimento”, entende-se que as estratégias das organizações devem estar voltadas ao foco humano, pois o homem é o verdadeiro detentor do potencial de conhecimento que determinam a gestão estratégica. As atividades baseadas no conhecimento estão se tornando primordiais para as organizações. Nessa perspectiva, surge o interesse em buscar na literatura, subsídios para contextualizar o conhecimento na administração estratégica ao focalizar o processo de gestão estratégica por meio da abordagem das Escolas do Pensamento Estratégico. Com as leituras, foi possível perceber a presença do conhecimento através das pessoas que permeiam cada uma das abordagens. Na compreensão de abordar o uso do conhecimento como vantagem competitiva, está mais refletida nas premissas da escola de aprendizado, que compreende a estratégia como um processo de aprendizagem, tanto individual como coletivo. A vantagem competitiva do conhecimento consiste na exploração das competências distintivas, difíceis de serem imitadas. Competência, tanto individual como organizacional, só se adquire com conhecimento viabilizado pelo processo de aprendizagem contínua à luz da gestão do conhecimento.
id UFPB-9_d2825e7f22e6dff215a48ff399d4360a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/9798
network_acronym_str UFPB-9
network_name_str Perspectivas em Gestão & Conhecimento
repository_id_str
spelling O CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICAAdministração estratégica. Gestão do conhecimento estratégico. Escolas do pensamento estratégico.No panorama da “Sociedade da Informação e do Conhecimento”, entende-se que as estratégias das organizações devem estar voltadas ao foco humano, pois o homem é o verdadeiro detentor do potencial de conhecimento que determinam a gestão estratégica. As atividades baseadas no conhecimento estão se tornando primordiais para as organizações. Nessa perspectiva, surge o interesse em buscar na literatura, subsídios para contextualizar o conhecimento na administração estratégica ao focalizar o processo de gestão estratégica por meio da abordagem das Escolas do Pensamento Estratégico. Com as leituras, foi possível perceber a presença do conhecimento através das pessoas que permeiam cada uma das abordagens. Na compreensão de abordar o uso do conhecimento como vantagem competitiva, está mais refletida nas premissas da escola de aprendizado, que compreende a estratégia como um processo de aprendizagem, tanto individual como coletivo. A vantagem competitiva do conhecimento consiste na exploração das competências distintivas, difíceis de serem imitadas. Competência, tanto individual como organizacional, só se adquire com conhecimento viabilizado pelo processo de aprendizagem contínua à luz da gestão do conhecimento.Universidade Federal da Paraíba2011-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"Revisão de literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/9798Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 1 n. 1 (2011); 15-242236-417Xreponame:Perspectivas em Gestão & Conhecimentoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/9798/5615Duarte, Emeide NóbregaSantos, Maria Luiza da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-22T18:02:35Zoai:periodicos.ufpb.br:article/9798Revistahttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgcPUBhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/oailucianna.costa@yahoo.com.br || henry.poncio@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com2236-417X2236-417Xopendoar:2019-10-22T18:02:35Perspectivas em Gestão & Conhecimento - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
title O CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
spellingShingle O CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Duarte, Emeide Nóbrega
Administração estratégica. Gestão do conhecimento estratégico. Escolas do pensamento estratégico.
title_short O CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
title_full O CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
title_fullStr O CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
title_full_unstemmed O CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
title_sort O CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
author Duarte, Emeide Nóbrega
author_facet Duarte, Emeide Nóbrega
Santos, Maria Luiza da Costa
author_role author
author2 Santos, Maria Luiza da Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Emeide Nóbrega
Santos, Maria Luiza da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Administração estratégica. Gestão do conhecimento estratégico. Escolas do pensamento estratégico.
topic Administração estratégica. Gestão do conhecimento estratégico. Escolas do pensamento estratégico.
description No panorama da “Sociedade da Informação e do Conhecimento”, entende-se que as estratégias das organizações devem estar voltadas ao foco humano, pois o homem é o verdadeiro detentor do potencial de conhecimento que determinam a gestão estratégica. As atividades baseadas no conhecimento estão se tornando primordiais para as organizações. Nessa perspectiva, surge o interesse em buscar na literatura, subsídios para contextualizar o conhecimento na administração estratégica ao focalizar o processo de gestão estratégica por meio da abordagem das Escolas do Pensamento Estratégico. Com as leituras, foi possível perceber a presença do conhecimento através das pessoas que permeiam cada uma das abordagens. Na compreensão de abordar o uso do conhecimento como vantagem competitiva, está mais refletida nas premissas da escola de aprendizado, que compreende a estratégia como um processo de aprendizagem, tanto individual como coletivo. A vantagem competitiva do conhecimento consiste na exploração das competências distintivas, difíceis de serem imitadas. Competência, tanto individual como organizacional, só se adquire com conhecimento viabilizado pelo processo de aprendizagem contínua à luz da gestão do conhecimento.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
Revisão de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/9798
url https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/9798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/9798/5615
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 1 n. 1 (2011); 15-24
2236-417X
reponame:Perspectivas em Gestão & Conhecimento
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Perspectivas em Gestão & Conhecimento
collection Perspectivas em Gestão & Conhecimento
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Gestão & Conhecimento - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv lucianna.costa@yahoo.com.br || henry.poncio@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1788989955218866176