GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO DA GESTÃO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Márcio José
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: de Paula, Claudio Paixão Anastácio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Gestão & Conhecimento
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/12540
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal identificar as práticas de gestão escolar compatíveis com a gestão do conhecimento, tomando-se como referência uma escola pública do Estado de Minas Gerais. A fundamentação teórica está alicerçada na revisão da literatura existente sobre a gestão do conhecimento. Considerando-se o tipo de organização objeto deste estudo – instituição de ensino pública, pequeno porte e escassos recursos de TI –, utilizou-se o modelo de gestão do conhecimento em três fases – aquisição e geração do conhecimento; disseminação, compartilhamento e transferência do conhecimento e registro do conhecimento ou construção da memória –, de acordo com Vasconcelos e Ferreira (2002). Esse modelo foi confrontado com os requisitos de autoavaliação escolar do Prêmio Renageste baseada em cinco dimensões – gestão de resultados educacionais; gestão participativa; gestão pedagógica; gestão de pessoas e gestão de serviços e recursos. Para atingir os objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa de campo na instituição de ensino e no órgão fiscalizador da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE-MG), onde foram analisados os registros escolares e os projetos do órgão estadual. Como resultado, foram identificadas as práticas compatíveis com o modelo teórico da gestão do conhecimento, os processos de aprendizagem organizacional e os fatores favoráveis e desfavoráveis à gestão do conhecimento. Os autores concluíram que o modelo de análise utilizado na pesquisa pode servir como um bom instrumento de gestão escolar.
id UFPB-9_f2b5d5ab3d0f1d24d675c2c717ad82e8
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/12540
network_acronym_str UFPB-9
network_name_str Perspectivas em Gestão & Conhecimento
repository_id_str
spelling GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO DA GESTÃO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO DE UMA ESCOLA PÚBLICAgestão da informaçãogestão do conhecimentoaprendizagem organizacionalgestão escolarEste trabalho tem como objetivo principal identificar as práticas de gestão escolar compatíveis com a gestão do conhecimento, tomando-se como referência uma escola pública do Estado de Minas Gerais. A fundamentação teórica está alicerçada na revisão da literatura existente sobre a gestão do conhecimento. Considerando-se o tipo de organização objeto deste estudo – instituição de ensino pública, pequeno porte e escassos recursos de TI –, utilizou-se o modelo de gestão do conhecimento em três fases – aquisição e geração do conhecimento; disseminação, compartilhamento e transferência do conhecimento e registro do conhecimento ou construção da memória –, de acordo com Vasconcelos e Ferreira (2002). Esse modelo foi confrontado com os requisitos de autoavaliação escolar do Prêmio Renageste baseada em cinco dimensões – gestão de resultados educacionais; gestão participativa; gestão pedagógica; gestão de pessoas e gestão de serviços e recursos. Para atingir os objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa de campo na instituição de ensino e no órgão fiscalizador da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE-MG), onde foram analisados os registros escolares e os projetos do órgão estadual. Como resultado, foram identificadas as práticas compatíveis com o modelo teórico da gestão do conhecimento, os processos de aprendizagem organizacional e os fatores favoráveis e desfavoráveis à gestão do conhecimento. Os autores concluíram que o modelo de análise utilizado na pesquisa pode servir como um bom instrumento de gestão escolar.Universidade Federal da Paraíba2012-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Memória de evento"Pesquisa documental; Pesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/12540Perspectivas em Gestão & Conhecimento; Vol. 2, Número Especial (2012): Gestão da Informação e do Conhecimento no âmbito da Ciência da Informação; 159-1742236-417Xreponame:Perspectivas em Gestão & Conhecimentoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/12540/8033dos Santos, Márcio Joséde Paula, Claudio Paixão Anastácioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-22T18:08:45Zoai:periodicos.ufpb.br:article/12540Revistahttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgcPUBhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/oailucianna.costa@yahoo.com.br || henry.poncio@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com2236-417X2236-417Xopendoar:2019-10-22T18:08:45Perspectivas em Gestão & Conhecimento - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO DA GESTÃO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO DE UMA ESCOLA PÚBLICA
title GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO DA GESTÃO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO DE UMA ESCOLA PÚBLICA
spellingShingle GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO DA GESTÃO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO DE UMA ESCOLA PÚBLICA
dos Santos, Márcio José
gestão da informação
gestão do conhecimento
aprendizagem organizacional
gestão escolar
title_short GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO DA GESTÃO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO DE UMA ESCOLA PÚBLICA
title_full GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO DA GESTÃO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO DE UMA ESCOLA PÚBLICA
title_fullStr GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO DA GESTÃO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO DE UMA ESCOLA PÚBLICA
title_full_unstemmed GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO DA GESTÃO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO DE UMA ESCOLA PÚBLICA
title_sort GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO DA GESTÃO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO DE UMA ESCOLA PÚBLICA
author dos Santos, Márcio José
author_facet dos Santos, Márcio José
de Paula, Claudio Paixão Anastácio
author_role author
author2 de Paula, Claudio Paixão Anastácio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Márcio José
de Paula, Claudio Paixão Anastácio
dc.subject.por.fl_str_mv gestão da informação
gestão do conhecimento
aprendizagem organizacional
gestão escolar
topic gestão da informação
gestão do conhecimento
aprendizagem organizacional
gestão escolar
description Este trabalho tem como objetivo principal identificar as práticas de gestão escolar compatíveis com a gestão do conhecimento, tomando-se como referência uma escola pública do Estado de Minas Gerais. A fundamentação teórica está alicerçada na revisão da literatura existente sobre a gestão do conhecimento. Considerando-se o tipo de organização objeto deste estudo – instituição de ensino pública, pequeno porte e escassos recursos de TI –, utilizou-se o modelo de gestão do conhecimento em três fases – aquisição e geração do conhecimento; disseminação, compartilhamento e transferência do conhecimento e registro do conhecimento ou construção da memória –, de acordo com Vasconcelos e Ferreira (2002). Esse modelo foi confrontado com os requisitos de autoavaliação escolar do Prêmio Renageste baseada em cinco dimensões – gestão de resultados educacionais; gestão participativa; gestão pedagógica; gestão de pessoas e gestão de serviços e recursos. Para atingir os objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa de campo na instituição de ensino e no órgão fiscalizador da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE-MG), onde foram analisados os registros escolares e os projetos do órgão estadual. Como resultado, foram identificadas as práticas compatíveis com o modelo teórico da gestão do conhecimento, os processos de aprendizagem organizacional e os fatores favoráveis e desfavoráveis à gestão do conhecimento. Os autores concluíram que o modelo de análise utilizado na pesquisa pode servir como um bom instrumento de gestão escolar.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Memória de evento"
Pesquisa documental; Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/12540
url https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/12540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/12540/8033
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Gestão & Conhecimento; Vol. 2, Número Especial (2012): Gestão da Informação e do Conhecimento no âmbito da Ciência da Informação; 159-174
2236-417X
reponame:Perspectivas em Gestão & Conhecimento
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Perspectivas em Gestão & Conhecimento
collection Perspectivas em Gestão & Conhecimento
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Gestão & Conhecimento - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv lucianna.costa@yahoo.com.br || henry.poncio@gmail.com || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1799711917144539136