UM OLHAR TEÓRICO SOBRE OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E A POSSIBILIDADE DE SUA RELAÇÃO COM A MUDANÇA ESTRATÉGICA NAS ORGANIZAÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira do Nascimento, Daniele Maria
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Cavalcanti de Moraes, Ionete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Gestão & Conhecimento
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/10567
Resumo: O objetivo deste artigo é colaborar com o tema da aprendizagem organizacional, mais especificamente com a temática dos processos de aprendizagem existentes nas organizações e a mudança estratégica das mesmas. A pesquisa se propôs a entender qual a relação entre os processos de aprendizagem organizacional e a mudança estratégica, de acordo com os conceitos da teoria da aprendizagem situada e da teoria da aprendizagem pela experiência e reflexiva. A teoria da aprendizagem situada entende a aprendizagem como uma atividade situada em um dado contexto sociocultural. Os principais conceitos relacionados a essa teoria são o de participação periférica legítima e de comunidades de prática. A teoria da aprendizagem pela experiência é descrita como um processo contínuo de reorganização e reconstrução da experiência. Enquanto que a aprendizagem reflexiva envolve o acesso e o reacesso a suposições, e é tida como um processo ativo de reconhecimento e (re)interpretação de uma experiência, previamente apreendida, em um novo contexto. A maioria das definições de aprendizagem inclui conceitos de mudança e a relação com a aprendizagem existe porque a mudança estratégica é direcionada para criar um novo tipo de alinhamento entre as práticas básicas da empresa e as (novas) características do ambiente. Contudo, verificou-se que ainda há pouco consenso sobre a relação entre o tema da aprendizagem e o da mudança nas organizações. Viu-se que tanto a aprendizagem organizacional pode contribuir para mudanças estratégicas incrementais nas organizações, como também mudanças radicais podem levar a empresa a repensar suas práticas e, conseqüentemente, aprender com elas.
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