Era uma vez um conto: reflexões sobre uma prática de linguagem escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, João Paulo da Silva
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6417
Resumo: Writing skills at schools have been widely discussed trying to figure out methods of reducing serious problems on this activity. Those discussions have allowed an important relation between new writing approaches and theoretical perspectives to the understanding and development of teaching and learning language process. Our main aim on this work is to point out questions on textual gender and its contributions to social practice of language at school. In this way, we discuss its correlation to didactic sequence developed by Schneuwly e Dolz (2004). In order to comprehend theory perspective and practical aspects of language, we use the short story and some parodist versions, intending to observe their contributions to human action development, described through language activities in writing.
id UFPB_0b8a7025e12b0626bf2eb98b348abc5d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/6417
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Era uma vez um conto: reflexões sobre uma prática de linguagem escritaAtividades de linguagemgêneros textuais e escritainteraçãoLanguage activitiestextual skills and writinginteractionCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAWriting skills at schools have been widely discussed trying to figure out methods of reducing serious problems on this activity. Those discussions have allowed an important relation between new writing approaches and theoretical perspectives to the understanding and development of teaching and learning language process. Our main aim on this work is to point out questions on textual gender and its contributions to social practice of language at school. In this way, we discuss its correlation to didactic sequence developed by Schneuwly e Dolz (2004). In order to comprehend theory perspective and practical aspects of language, we use the short story and some parodist versions, intending to observe their contributions to human action development, described through language activities in writing.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorA produção de textos nas escolas tem sido pauta de muitas discussões acadêmicas em busca por métodos que venham amenizar problemas presentes nesse contexto. Tais discussões têm permitido novos olhares para velhos problemas, além de uma relação estreita entre perspectivas teóricas que possibilitam compreender e buscar meios possíveis de implementação para o ensino-aprendizagem da língua materna. O nosso objetivo neste trabalho é abordar questões sobre os gêneros textuais e suas contribuições para as práticas sociais de linguagem no ambiente escolar. Desta forma, apontamos sua pertinência à proposta da sequência didática desenvolvida por Schneuwly e Dolz (2004). Para compreensão da perspectiva teórica e dos aspectos práticos da linguagem, tomamos o gênero textual conto e algumas versões parodiadas, de modo a observar sua contribuição para o desenvolvimento da ação humana, relatadas através de atividades de linguagem na produção escrita.Universidade Federal da Paraí­baBRLinguísticaPrograma de Pós Graduação em LinguísticaUFPBPereira, Regina Celi Mendeshttp://lattes.cnpq.br/5160922992921094Fernandes, João Paulo da Silva2015-05-14T12:43:01Z2018-07-21T00:20:04Z2010-01-122018-07-21T00:20:04Z2009-03-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERNANDES, João Paulo da Silva. Era uma vez um conto: reflexões sobre uma prática de linguagem escrita. 2009. 123 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2009.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6417porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-11-01T16:30:15Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/6417Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-11-01T16:30:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Era uma vez um conto: reflexões sobre uma prática de linguagem escrita
title Era uma vez um conto: reflexões sobre uma prática de linguagem escrita
spellingShingle Era uma vez um conto: reflexões sobre uma prática de linguagem escrita
Fernandes, João Paulo da Silva
Atividades de linguagem
gêneros textuais e escrita
interação
Language activities
textual skills and writing
interaction
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short Era uma vez um conto: reflexões sobre uma prática de linguagem escrita
title_full Era uma vez um conto: reflexões sobre uma prática de linguagem escrita
title_fullStr Era uma vez um conto: reflexões sobre uma prática de linguagem escrita
title_full_unstemmed Era uma vez um conto: reflexões sobre uma prática de linguagem escrita
title_sort Era uma vez um conto: reflexões sobre uma prática de linguagem escrita
author Fernandes, João Paulo da Silva
author_facet Fernandes, João Paulo da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Regina Celi Mendes
http://lattes.cnpq.br/5160922992921094
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, João Paulo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades de linguagem
gêneros textuais e escrita
interação
Language activities
textual skills and writing
interaction
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic Atividades de linguagem
gêneros textuais e escrita
interação
Language activities
textual skills and writing
interaction
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description Writing skills at schools have been widely discussed trying to figure out methods of reducing serious problems on this activity. Those discussions have allowed an important relation between new writing approaches and theoretical perspectives to the understanding and development of teaching and learning language process. Our main aim on this work is to point out questions on textual gender and its contributions to social practice of language at school. In this way, we discuss its correlation to didactic sequence developed by Schneuwly e Dolz (2004). In order to comprehend theory perspective and practical aspects of language, we use the short story and some parodist versions, intending to observe their contributions to human action development, described through language activities in writing.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-16
2010-01-12
2015-05-14T12:43:01Z
2018-07-21T00:20:04Z
2018-07-21T00:20:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERNANDES, João Paulo da Silva. Era uma vez um conto: reflexões sobre uma prática de linguagem escrita. 2009. 123 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2009.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6417
identifier_str_mv FERNANDES, João Paulo da Silva. Era uma vez um conto: reflexões sobre uma prática de linguagem escrita. 2009. 123 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2009.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Linguística
Programa de Pós Graduação em Linguística
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Linguística
Programa de Pós Graduação em Linguística
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842910525652992