Era uma vez um conto: reflexões sobre uma prática de linguagem escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6417 |
Resumo: | Writing skills at schools have been widely discussed trying to figure out methods of reducing serious problems on this activity. Those discussions have allowed an important relation between new writing approaches and theoretical perspectives to the understanding and development of teaching and learning language process. Our main aim on this work is to point out questions on textual gender and its contributions to social practice of language at school. In this way, we discuss its correlation to didactic sequence developed by Schneuwly e Dolz (2004). In order to comprehend theory perspective and practical aspects of language, we use the short story and some parodist versions, intending to observe their contributions to human action development, described through language activities in writing. |
id |
UFPB_0b8a7025e12b0626bf2eb98b348abc5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:tede/6417 |
network_acronym_str |
UFPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Era uma vez um conto: reflexões sobre uma prática de linguagem escritaAtividades de linguagemgêneros textuais e escritainteraçãoLanguage activitiestextual skills and writinginteractionCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAWriting skills at schools have been widely discussed trying to figure out methods of reducing serious problems on this activity. Those discussions have allowed an important relation between new writing approaches and theoretical perspectives to the understanding and development of teaching and learning language process. Our main aim on this work is to point out questions on textual gender and its contributions to social practice of language at school. In this way, we discuss its correlation to didactic sequence developed by Schneuwly e Dolz (2004). In order to comprehend theory perspective and practical aspects of language, we use the short story and some parodist versions, intending to observe their contributions to human action development, described through language activities in writing.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorA produção de textos nas escolas tem sido pauta de muitas discussões acadêmicas em busca por métodos que venham amenizar problemas presentes nesse contexto. Tais discussões têm permitido novos olhares para velhos problemas, além de uma relação estreita entre perspectivas teóricas que possibilitam compreender e buscar meios possíveis de implementação para o ensino-aprendizagem da língua materna. O nosso objetivo neste trabalho é abordar questões sobre os gêneros textuais e suas contribuições para as práticas sociais de linguagem no ambiente escolar. Desta forma, apontamos sua pertinência à proposta da sequência didática desenvolvida por Schneuwly e Dolz (2004). Para compreensão da perspectiva teórica e dos aspectos práticos da linguagem, tomamos o gênero textual conto e algumas versões parodiadas, de modo a observar sua contribuição para o desenvolvimento da ação humana, relatadas através de atividades de linguagem na produção escrita.Universidade Federal da ParaíbaBRLinguísticaPrograma de Pós Graduação em LinguísticaUFPBPereira, Regina Celi Mendeshttp://lattes.cnpq.br/5160922992921094Fernandes, João Paulo da Silva2015-05-14T12:43:01Z2018-07-21T00:20:04Z2010-01-122018-07-21T00:20:04Z2009-03-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERNANDES, João Paulo da Silva. Era uma vez um conto: reflexões sobre uma prática de linguagem escrita. 2009. 123 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6417porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-11-01T16:30:15Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/6417Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-11-01T16:30:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Era uma vez um conto: reflexões sobre uma prática de linguagem escrita |
title |
Era uma vez um conto: reflexões sobre uma prática de linguagem escrita |
spellingShingle |
Era uma vez um conto: reflexões sobre uma prática de linguagem escrita Fernandes, João Paulo da Silva Atividades de linguagem gêneros textuais e escrita interação Language activities textual skills and writing interaction CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
title_short |
Era uma vez um conto: reflexões sobre uma prática de linguagem escrita |
title_full |
Era uma vez um conto: reflexões sobre uma prática de linguagem escrita |
title_fullStr |
Era uma vez um conto: reflexões sobre uma prática de linguagem escrita |
title_full_unstemmed |
Era uma vez um conto: reflexões sobre uma prática de linguagem escrita |
title_sort |
Era uma vez um conto: reflexões sobre uma prática de linguagem escrita |
author |
Fernandes, João Paulo da Silva |
author_facet |
Fernandes, João Paulo da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Regina Celi Mendes http://lattes.cnpq.br/5160922992921094 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, João Paulo da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades de linguagem gêneros textuais e escrita interação Language activities textual skills and writing interaction CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
topic |
Atividades de linguagem gêneros textuais e escrita interação Language activities textual skills and writing interaction CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
description |
Writing skills at schools have been widely discussed trying to figure out methods of reducing serious problems on this activity. Those discussions have allowed an important relation between new writing approaches and theoretical perspectives to the understanding and development of teaching and learning language process. Our main aim on this work is to point out questions on textual gender and its contributions to social practice of language at school. In this way, we discuss its correlation to didactic sequence developed by Schneuwly e Dolz (2004). In order to comprehend theory perspective and practical aspects of language, we use the short story and some parodist versions, intending to observe their contributions to human action development, described through language activities in writing. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-16 2010-01-12 2015-05-14T12:43:01Z 2018-07-21T00:20:04Z 2018-07-21T00:20:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERNANDES, João Paulo da Silva. Era uma vez um conto: reflexões sobre uma prática de linguagem escrita. 2009. 123 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6417 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, João Paulo da Silva. Era uma vez um conto: reflexões sobre uma prática de linguagem escrita. 2009. 123 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009. |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6417 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba BR Linguística Programa de Pós Graduação em Linguística UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba BR Linguística Programa de Pós Graduação em Linguística UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br |
_version_ |
1801842910525652992 |