Didatização da escrita no ensino fundamental I através do gênero fábula.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRITO, Annielly de.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8834
Resumo: Numa perspectiva dialógica e interacionista, esta pesquisa tem como objetivo abordar a importância da língua escrita no contexto de ensinoaprendizagem, considerando o aprendizado da escrita através de textos, à luz da abordagem dos gêneros textuais, desde as séries iniciais, pois acreditamos que a língua nessa fase já deve ser entendida como um fenômeno dinâmico e social. Além disso, apresentamos, enquanto sugestão, uma sequência didática pautada no gênero fábula para o trabalho com a escrita através dos textos no Ensino Fundamental I enquanto forma de contribuir teórico e metodologicamente para que o professor torne suas práticas mais significativas em sala de aula. De natureza bibliográfica, a pesquisa tomou como base teórica as contribuições de Bakhtin (1997), Vygotsky (1989), Marcuschi (2008), Rojo (2010), Schneuwly e Dolz (2004), entre outros. Ao final da investigação, corroboramos a didatização dos gêneros textuais desde cedo enquanto importantes ferramentas para a construção da cidadania dos aprendizes.
id UFCG_31b111c93bd08bb3aa31620fcddf5b35
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/8834
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Didatização da escrita no ensino fundamental I através do gênero fábula.Didactics of writing in elementary school I through the fable genre.EscritaGêneros textuaisInteraçãoSequência didáticaWritingTextual GenresInteractionFollowing TeachingLetras - Língua Portuguesa.Numa perspectiva dialógica e interacionista, esta pesquisa tem como objetivo abordar a importância da língua escrita no contexto de ensinoaprendizagem, considerando o aprendizado da escrita através de textos, à luz da abordagem dos gêneros textuais, desde as séries iniciais, pois acreditamos que a língua nessa fase já deve ser entendida como um fenômeno dinâmico e social. Além disso, apresentamos, enquanto sugestão, uma sequência didática pautada no gênero fábula para o trabalho com a escrita através dos textos no Ensino Fundamental I enquanto forma de contribuir teórico e metodologicamente para que o professor torne suas práticas mais significativas em sala de aula. De natureza bibliográfica, a pesquisa tomou como base teórica as contribuições de Bakhtin (1997), Vygotsky (1989), Marcuschi (2008), Rojo (2010), Schneuwly e Dolz (2004), entre outros. Ao final da investigação, corroboramos a didatização dos gêneros textuais desde cedo enquanto importantes ferramentas para a construção da cidadania dos aprendizes.A dialogical and interactional perspective, this research have the objective approach the importance of the written language in the context of teaching learning, considering the writing learning through texts in the light of the approach of genres, from the initial series, because we believe that the language at this stage it must now be understood as a dynamic and social phenomenon. In addition, we present as suggestion, a didactic sequence guided the genre fable to work with written texts through the elementary school as a way of contributing theoretical and methodologically for the teacher to make their most significant practices in the classroom. Bibliographical nature, the research took as theoretical basis the contributions of Bakhtin (1997), Vygotsky (1989), Marcuschi (2008), Rojo (2010), Schneuwly and Dolz (2004), among others. At the end of the investigation, corroborate the didactization of genresearly as important tools for construction of the citizenship of learners.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGOLIVEIRA, Rose Maria Leite de.OLIVEIRA, R. M. L.http://lattes.cnpq.br/6107356708140208PEREIRA , Hérica Paiva.SOUSA, José Wanderley Alves de.BRITO, Annielly de.2016-05-272019-11-04T17:10:38Z2019-11-042019-11-04T17:10:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8834BRITO, Annielly de. Didatização da escrita no ensino fundamental I através do gênero fábula. 2016. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-23T13:59:23Zoai:localhost:riufcg/8834Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-23T13:59:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Didatização da escrita no ensino fundamental I através do gênero fábula.
Didactics of writing in elementary school I through the fable genre.
title Didatização da escrita no ensino fundamental I através do gênero fábula.
spellingShingle Didatização da escrita no ensino fundamental I através do gênero fábula.
BRITO, Annielly de.
Escrita
Gêneros textuais
Interação
Sequência didática
Writing
Textual Genres
Interaction
Following Teaching
Letras - Língua Portuguesa.
title_short Didatização da escrita no ensino fundamental I através do gênero fábula.
title_full Didatização da escrita no ensino fundamental I através do gênero fábula.
title_fullStr Didatização da escrita no ensino fundamental I através do gênero fábula.
title_full_unstemmed Didatização da escrita no ensino fundamental I através do gênero fábula.
title_sort Didatização da escrita no ensino fundamental I através do gênero fábula.
author BRITO, Annielly de.
author_facet BRITO, Annielly de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
OLIVEIRA, R. M. L.
http://lattes.cnpq.br/6107356708140208
PEREIRA , Hérica Paiva.
SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.author.fl_str_mv BRITO, Annielly de.
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Gêneros textuais
Interação
Sequência didática
Writing
Textual Genres
Interaction
Following Teaching
Letras - Língua Portuguesa.
topic Escrita
Gêneros textuais
Interação
Sequência didática
Writing
Textual Genres
Interaction
Following Teaching
Letras - Língua Portuguesa.
description Numa perspectiva dialógica e interacionista, esta pesquisa tem como objetivo abordar a importância da língua escrita no contexto de ensinoaprendizagem, considerando o aprendizado da escrita através de textos, à luz da abordagem dos gêneros textuais, desde as séries iniciais, pois acreditamos que a língua nessa fase já deve ser entendida como um fenômeno dinâmico e social. Além disso, apresentamos, enquanto sugestão, uma sequência didática pautada no gênero fábula para o trabalho com a escrita através dos textos no Ensino Fundamental I enquanto forma de contribuir teórico e metodologicamente para que o professor torne suas práticas mais significativas em sala de aula. De natureza bibliográfica, a pesquisa tomou como base teórica as contribuições de Bakhtin (1997), Vygotsky (1989), Marcuschi (2008), Rojo (2010), Schneuwly e Dolz (2004), entre outros. Ao final da investigação, corroboramos a didatização dos gêneros textuais desde cedo enquanto importantes ferramentas para a construção da cidadania dos aprendizes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-27
2019-11-04T17:10:38Z
2019-11-04
2019-11-04T17:10:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8834
BRITO, Annielly de. Didatização da escrita no ensino fundamental I através do gênero fábula. 2016. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8834
identifier_str_mv BRITO, Annielly de. Didatização da escrita no ensino fundamental I através do gênero fábula. 2016. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744409859719168