Soluções viáveis para utilização do Pure Data no desenvolvimento de audiogames mobile para pessoas com deficiência visual na plataforma Unity
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29550 |
Resumo: | The mobile games segment represents a relevant part of the industry, moving billions of dollars every year, due to its popularity and easy access in everyday life. Unfortunately a large portion of users are out of this type of media, the VI (visually impaired), and for this audio-based games (or audiogames) emerge to meet this need. The aim of this study is to investigate the use of Pure Data (Pd) in the development of mobile audiogames on the Unity platform. To do this, we developed Binaural Flight, an endless vertical scrolling game exploring the integration of Pure Data and the Unity platform. In the course of this work we verified that Pd is viable and versatile as a real-time audio manipulation and generation tool in the game. The use of libpd allows the implementation of Pd on several platforms. From this study, we propose a set of solutions to assist in the use and implementation of Pure Data in the development of mobile audio games on the Unity platform, thus making it a viable option for independent developers and thus fostering new audio game productions for visually impaired individuals. |
id |
UFPB_11923211653b2a07168c38e7a28567f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/29550 |
network_acronym_str |
UFPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Soluções viáveis para utilização do Pure Data no desenvolvimento de audiogames mobile para pessoas com deficiência visual na plataforma UnityLinguagem de programação visualPure DataJogos baseados em áudioAcessibilidadeMobile audiogamesAccessibilityCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOThe mobile games segment represents a relevant part of the industry, moving billions of dollars every year, due to its popularity and easy access in everyday life. Unfortunately a large portion of users are out of this type of media, the VI (visually impaired), and for this audio-based games (or audiogames) emerge to meet this need. The aim of this study is to investigate the use of Pure Data (Pd) in the development of mobile audiogames on the Unity platform. To do this, we developed Binaural Flight, an endless vertical scrolling game exploring the integration of Pure Data and the Unity platform. In the course of this work we verified that Pd is viable and versatile as a real-time audio manipulation and generation tool in the game. The use of libpd allows the implementation of Pd on several platforms. From this study, we propose a set of solutions to assist in the use and implementation of Pure Data in the development of mobile audio games on the Unity platform, thus making it a viable option for independent developers and thus fostering new audio game productions for visually impaired individuals.O segmento de jogos para dispositivos móveis representa uma parte relevante na indústria, movimentando bilhões de dólares todos os anos, devido sua popularidade e fácil acesso no dia-a-dia. Infelizmente uma grande parcela de usuários fica fora desse tipo de mídia, os IDV (indivíduos com deficiência visual), e para isto os jogos baseados em áudio (ou audiogames) surgem para suprir essa necessidade. O objetivo deste estudo é investigar o uso do Pure Data (Pd) no desenvolvimento de audiogames mobile na plataforma Unity. Para isso, desenvolvemos o Binaural Flight, um endless scrolling game vertical explorando a integração de Pure Data e a plataforma Unity. No decorrer deste trabalho verificamos que o Pd é viável e versátil como ferramenta de manipulação e geração de áudio em tempo real no jogo. O uso de libpd permite a implementação do Pd em diversas plataformas. A partir deste estudo, propomos um conjunto de soluções para auxiliar no uso e implementação do Pure Data no desenvolvimento de audiogames mobile na plataforma Unity, assim tornando uma opção viável para desenvolvedores independentes e assim fomentar novas produções de audiogames para indivíduos com deficiência visual.Universidade Federal da ParaíbaBrasilInformáticaPrograma de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e ArtesUFPBBatista, Carlos Eduardo Coelho Freirehttp://lattes.cnpq.br/8415439327232902Lima, Ramon Paulino de2024-02-20T21:38:23Z2023-03-212024-02-20T21:38:23Z2021-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29550porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2024-02-21T06:05:11Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/29550Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2024-02-21T06:05:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Soluções viáveis para utilização do Pure Data no desenvolvimento de audiogames mobile para pessoas com deficiência visual na plataforma Unity |
title |
Soluções viáveis para utilização do Pure Data no desenvolvimento de audiogames mobile para pessoas com deficiência visual na plataforma Unity |
spellingShingle |
Soluções viáveis para utilização do Pure Data no desenvolvimento de audiogames mobile para pessoas com deficiência visual na plataforma Unity Lima, Ramon Paulino de Linguagem de programação visual Pure Data Jogos baseados em áudio Acessibilidade Mobile audiogames Accessibility CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
title_short |
Soluções viáveis para utilização do Pure Data no desenvolvimento de audiogames mobile para pessoas com deficiência visual na plataforma Unity |
title_full |
Soluções viáveis para utilização do Pure Data no desenvolvimento de audiogames mobile para pessoas com deficiência visual na plataforma Unity |
title_fullStr |
Soluções viáveis para utilização do Pure Data no desenvolvimento de audiogames mobile para pessoas com deficiência visual na plataforma Unity |
title_full_unstemmed |
Soluções viáveis para utilização do Pure Data no desenvolvimento de audiogames mobile para pessoas com deficiência visual na plataforma Unity |
title_sort |
Soluções viáveis para utilização do Pure Data no desenvolvimento de audiogames mobile para pessoas com deficiência visual na plataforma Unity |
author |
Lima, Ramon Paulino de |
author_facet |
Lima, Ramon Paulino de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Batista, Carlos Eduardo Coelho Freire http://lattes.cnpq.br/8415439327232902 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Ramon Paulino de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem de programação visual Pure Data Jogos baseados em áudio Acessibilidade Mobile audiogames Accessibility CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
topic |
Linguagem de programação visual Pure Data Jogos baseados em áudio Acessibilidade Mobile audiogames Accessibility CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
description |
The mobile games segment represents a relevant part of the industry, moving billions of dollars every year, due to its popularity and easy access in everyday life. Unfortunately a large portion of users are out of this type of media, the VI (visually impaired), and for this audio-based games (or audiogames) emerge to meet this need. The aim of this study is to investigate the use of Pure Data (Pd) in the development of mobile audiogames on the Unity platform. To do this, we developed Binaural Flight, an endless vertical scrolling game exploring the integration of Pure Data and the Unity platform. In the course of this work we verified that Pd is viable and versatile as a real-time audio manipulation and generation tool in the game. The use of libpd allows the implementation of Pd on several platforms. From this study, we propose a set of solutions to assist in the use and implementation of Pure Data in the development of mobile audio games on the Unity platform, thus making it a viable option for independent developers and thus fostering new audio game productions for visually impaired individuals. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-16 2023-03-21 2024-02-20T21:38:23Z 2024-02-20T21:38:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29550 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29550 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Informática Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Informática Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br |
_version_ |
1801843015548928000 |