Cantoria, para viola sertaneja e orquestra de cordas: desenvolvimento de processos composicionais referenciados na cantoria de viola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6594 |
Resumo: | This work deals with the principles and compositional techniques employed in Cantoria, for ten-string Viola Sertaneja and String Orchestra, composed of three movements, with approximate duration of 14 minutes. The work uses a compositional language developed from stylistic, melodic and rhythmic elements from Cantoria de Viola Nordestina. In the musical discourse of the first two movements, the viola sertaneja and the string orchestra are treated as distinct dramatis personae that interact with each other in several ways simulating certain acoustic effects through orchestration. In the third movement, they interplay according to the principle contained in the Desafio (kind of Cantoria de Viola). |
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Cantoria, para viola sertaneja e orquestra de cordas: desenvolvimento de processos composicionais referenciados na cantoria de violaMúsicaProcesso composicionalCantoria de violaViola sertanejaOrquestra de CordasCompositional ProcessCantoria de ViolaViola SertanejaString Orchestra.ARTES::MUSICAThis work deals with the principles and compositional techniques employed in Cantoria, for ten-string Viola Sertaneja and String Orchestra, composed of three movements, with approximate duration of 14 minutes. The work uses a compositional language developed from stylistic, melodic and rhythmic elements from Cantoria de Viola Nordestina. In the musical discourse of the first two movements, the viola sertaneja and the string orchestra are treated as distinct dramatis personae that interact with each other in several ways simulating certain acoustic effects through orchestration. In the third movement, they interplay according to the principle contained in the Desafio (kind of Cantoria de Viola).Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESEste trabalho se refere aos princípios e técnicas composicionais empregados na peça Cantoria, para Viola Sertaneja de 10 cordas e Orquestra de Cordas, composta de três movimentos, com duração total aproximada de 14min. A obra utiliza uma linguagem composicional desenvolvida a partir de elementos estilísticos, melódicos e rítmicos da Cantoria de Viola Nordestina. No discurso musical dos dois primeiros movimentos, a viola sertaneja e a orquestra de cordas são tratadas como dramatis personae distintas que interagem mutuamente de diversas formas simulando determinados efeitos acústicos através de recursos de orquestração. No terceiro movimento, elas se contrapõem baseadas no princípio da disputa contida no Desafio (modalidade da Cantoria de Viola).Universidade Federal da ParaíbaBRMúsicaPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFPBMoura, Eli-eri Luiz dehttp://lattes.cnpq.br/5810448733148820Lopes, José Nilson2015-05-14T12:52:26Z2018-07-21T00:22:44Z2013-05-152018-07-21T00:22:44Z2011-01-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLOPES, José Nilson. Cantoria, para viola sertaneja e orquestra de cordas: desenvolvimento de processos composicionais referenciados na cantoria de viola. 2011. 193 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6594porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T01:28:03Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/6594Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T01:28:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
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