A interatividade no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE: a escola de gestores de educação básica da Paraíba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Elizenda Sobreira Carvalho de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4936
Resumo: The present work has as its objective, analyze the interactivity between the course participants, teacher, content, platform, specifically the use of the synchronous and asynchronous interactive tools in the process of teach-learning of the Virtual Environment of Learning AVA (Moodle), in the 1st Course of Specialization in School Management of the Program of Pos-graduation in Education of the UFPB. As a contribution and theoretical base adopted for the accomplishment of this study, were considered the social representations of Serge Moscovici and the positioning and concepts about the interaction and interactivity of several authors that argue this theme on the virtual environment of learning. It was used as a instrument to collect data, the participant comment, the virtual semistructured interview and the questionnaire of research, all of this material send through the virtual tools (e-mail, forum, message box), to learn the social representation of the course participants about the interactivity lived in the course. Finishing, each time must qualify more the interactivity between all the actors of distance education, so that it gets better results in the process of teach and learn virtually.
id UFPB_3b0edbf63c7505665bec60c0da7a1659
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/4936
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling A interatividade no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE: a escola de gestores de educação básica da ParaíbaRepresentações sociaisInteratividadeAmbientes virtuaisMoodleSocial representationInteractivityVirtual environmentsMoodleCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThe present work has as its objective, analyze the interactivity between the course participants, teacher, content, platform, specifically the use of the synchronous and asynchronous interactive tools in the process of teach-learning of the Virtual Environment of Learning AVA (Moodle), in the 1st Course of Specialization in School Management of the Program of Pos-graduation in Education of the UFPB. As a contribution and theoretical base adopted for the accomplishment of this study, were considered the social representations of Serge Moscovici and the positioning and concepts about the interaction and interactivity of several authors that argue this theme on the virtual environment of learning. It was used as a instrument to collect data, the participant comment, the virtual semistructured interview and the questionnaire of research, all of this material send through the virtual tools (e-mail, forum, message box), to learn the social representation of the course participants about the interactivity lived in the course. Finishing, each time must qualify more the interactivity between all the actors of distance education, so that it gets better results in the process of teach and learn virtually.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESO presente trabalho tem como objetivo analisar a interatividade entre cursista, professor, conteúdo, plataforma, especificamente o uso das ferramentas interativas síncronas e assíncronas no processo ensino-aprendizagem do Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA (Moodle), no 1° Curso de Especia lização em Gestão Escolar do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB. Como aporte e base teórica adotada para a realização deste estudo, foram consideradas as representações sociais de Serge Moscovici e os posicionamentos e conceitos sobre interação e interatividade de vários autores que discutem esse tema no ambiente virtual de aprendizagem. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a observação participante, a entrevista virtual semiestruturada e questionário de pesquisa, todo esse material encaminhado através das ferramentas virtuais (e-mail, fórum, caixa de mensagens), para apreender as representações sociais dos cursistas sobre a interatividade vivenciada no curso. Finalizando, deve-se qualificar cada vez mais a interatividade entre todos os atores do ensino à distância, para que se obtenha melhores resultados nos processos de ensinar e aprender virtualmente.Universidade Federal da Paraí­baBREducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPBAragão, Wilson Honoratohttp://lattes.cnpq.br/4673228883610996Sousa, Elizenda Sobreira Carvalho de2015-05-07T15:10:03Z2018-07-20T23:57:48Z2011-02-032018-07-20T23:57:48Z2010-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUSA, Elizenda Sobreira Carvalho de. A interatividade no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE: a escola de gestores de educação básica da Paraíba. 2010. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4936porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T02:48:30Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/4936Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T02:48:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A interatividade no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE: a escola de gestores de educação básica da Paraíba
title A interatividade no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE: a escola de gestores de educação básica da Paraíba
spellingShingle A interatividade no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE: a escola de gestores de educação básica da Paraíba
Sousa, Elizenda Sobreira Carvalho de
Representações sociais
Interatividade
Ambientes virtuais
Moodle
Social representation
Interactivity
Virtual environments
Moodle
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A interatividade no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE: a escola de gestores de educação básica da Paraíba
title_full A interatividade no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE: a escola de gestores de educação básica da Paraíba
title_fullStr A interatividade no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE: a escola de gestores de educação básica da Paraíba
title_full_unstemmed A interatividade no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE: a escola de gestores de educação básica da Paraíba
title_sort A interatividade no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE: a escola de gestores de educação básica da Paraíba
author Sousa, Elizenda Sobreira Carvalho de
author_facet Sousa, Elizenda Sobreira Carvalho de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aragão, Wilson Honorato
http://lattes.cnpq.br/4673228883610996
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Elizenda Sobreira Carvalho de
dc.subject.por.fl_str_mv Representações sociais
Interatividade
Ambientes virtuais
Moodle
Social representation
Interactivity
Virtual environments
Moodle
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Representações sociais
Interatividade
Ambientes virtuais
Moodle
Social representation
Interactivity
Virtual environments
Moodle
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The present work has as its objective, analyze the interactivity between the course participants, teacher, content, platform, specifically the use of the synchronous and asynchronous interactive tools in the process of teach-learning of the Virtual Environment of Learning AVA (Moodle), in the 1st Course of Specialization in School Management of the Program of Pos-graduation in Education of the UFPB. As a contribution and theoretical base adopted for the accomplishment of this study, were considered the social representations of Serge Moscovici and the positioning and concepts about the interaction and interactivity of several authors that argue this theme on the virtual environment of learning. It was used as a instrument to collect data, the participant comment, the virtual semistructured interview and the questionnaire of research, all of this material send through the virtual tools (e-mail, forum, message box), to learn the social representation of the course participants about the interactivity lived in the course. Finishing, each time must qualify more the interactivity between all the actors of distance education, so that it gets better results in the process of teach and learn virtually.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-02
2011-02-03
2015-05-07T15:10:03Z
2018-07-20T23:57:48Z
2018-07-20T23:57:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Elizenda Sobreira Carvalho de. A interatividade no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE: a escola de gestores de educação básica da Paraíba. 2010. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4936
identifier_str_mv SOUSA, Elizenda Sobreira Carvalho de. A interatividade no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE: a escola de gestores de educação básica da Paraíba. 2010. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842896363585536