A usabilidade do ambiente virtual de aprendizagem Moodle sob o ponto de vista discente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Emerson Carvalho
Data de Publicação: 2018
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000gs61
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15243
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.
id UFSM_e682a2c6355b0f5471a9cd4b41a430f0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/15243
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A usabilidade do ambiente virtual de aprendizagem Moodle sob o ponto de vista discenteThe usability of the virtual Moodle learning environment under the student's viewpointUsabilidade do moodleErgonomia do moodleAmbiente virtual de aprendizagem moodleMoodle virtual learning environmentUsability of moodleMoodle ergonomicsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.The virtual learning environments have the function of mediating the learning teaching process, where the beneficiary is the student / user, which uses the didactic and technological resources provided by the environment. For this to occur in an efficient, interactive and user-friendly manner, the system must present a good level of usability, which in turn is measured by the degree of user satisfaction. The purpose of this work is to measure the usability level of the Virtual Learning Environment - Moodle of the Federal University of Santa Maria, specifically among students enrolled in the Specialization Course in Information Technology and Communication Applied to Education. For this purpose, an evaluation questionnaire was used based on seven ergonomic principles contained in NBR ISO 9241-110 and made available online to the students. Through the results obtained through the collected data were generated statistical data regarding the usability of the interfaces from a student point of view. The results were based on notes attributed to the ergonomic questions related to the system, the profiles of the interviewees were also identified for comparative purposes. The analysis of the data generated satisfactory and negative results on the usability of the environment, a large percentage disapproved and showed discontent with the contextualization of the evaluated items. At the end we verified the project objectives achieved as: to measure, evaluate, relate and verify the usability of AVA in relation to the quality of learning of users / students.Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem têm a função de mediar o processo ensino e aprendizagem, em que o beneficiário é o aluno/usuário, o qual utiliza os recursos didáticos e tecnológicos disponibilizado pelo ambiente. Para que isso ocorra de forma eficiente, interativa e amigável, o sistema deve apresentar um bom nível de usabilidade e que por sua vez é medida pelo grau de satisfação do usuário. A proposta do presente trabalho é mensurar o nível de usabilidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle da Universidade Federal de Santa Maria, especificamente entre os alunos matriculados no Curso de especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Educação. Para tanto foi usado um questionário avaliativo baseado nos sete princípios ergonômicos constantes na NBR ISO 9241-110 e disponibilizado on-line aos alunos. Através dos resultados obtidos mediante os dados coletados foram gerados dados estatísticos, referente à usabilidade das interfaces, sob o ponto de vista discente. Os resultados foram baseados em notas atribuídas aos quesitos ergonômicos vinculados ao sistema, os perfis dos entrevistados também foram identificados a fins comparativos. A análise dos dados gerou resultados satisfatórios e negativos sobre a usabilidade do ambiente, um grande percentual desaprova e demonstrou descontentamento com a contextualização dos itens avaliados. Ao final verificamos os objetivos do projeto alcançados como: mensurar, avaliar, relacionar e verificar a usabilidade do AVA em relação à qualidade de aprendizagem dos usuários/alunos.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Artes e LetrasFalkembach, Gilse Antoninha MorgentalRodrigues, Emerson Carvalho2019-01-08T13:41:13Z2019-01-08T13:41:13Z2018-12-012018Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15243ark:/26339/001300000gs61porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-08-11T15:47:53Zoai:repositorio.ufsm.br:1/15243Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-08-11T15:47:53Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A usabilidade do ambiente virtual de aprendizagem Moodle sob o ponto de vista discente
The usability of the virtual Moodle learning environment under the student's viewpoint
title A usabilidade do ambiente virtual de aprendizagem Moodle sob o ponto de vista discente
spellingShingle A usabilidade do ambiente virtual de aprendizagem Moodle sob o ponto de vista discente
Rodrigues, Emerson Carvalho
Usabilidade do moodle
Ergonomia do moodle
Ambiente virtual de aprendizagem moodle
Moodle virtual learning environment
Usability of moodle
Moodle ergonomics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A usabilidade do ambiente virtual de aprendizagem Moodle sob o ponto de vista discente
title_full A usabilidade do ambiente virtual de aprendizagem Moodle sob o ponto de vista discente
title_fullStr A usabilidade do ambiente virtual de aprendizagem Moodle sob o ponto de vista discente
title_full_unstemmed A usabilidade do ambiente virtual de aprendizagem Moodle sob o ponto de vista discente
title_sort A usabilidade do ambiente virtual de aprendizagem Moodle sob o ponto de vista discente
author Rodrigues, Emerson Carvalho
author_facet Rodrigues, Emerson Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Falkembach, Gilse Antoninha Morgental
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Emerson Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Usabilidade do moodle
Ergonomia do moodle
Ambiente virtual de aprendizagem moodle
Moodle virtual learning environment
Usability of moodle
Moodle ergonomics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Usabilidade do moodle
Ergonomia do moodle
Ambiente virtual de aprendizagem moodle
Moodle virtual learning environment
Usability of moodle
Moodle ergonomics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01
2018
2019-01-08T13:41:13Z
2019-01-08T13:41:13Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15243
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000gs61
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15243
identifier_str_mv ark:/26339/001300000gs61
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Artes e Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Artes e Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172341000306688