A cor da metáfora: o racismo no livro didático de Língua Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Ivana Silva
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6312
Resumo: Taking the 10.639/03 Act and its guidelines in respect to the teaching of Afro-Brazilian history and culture in all educational sectors as mandatory, as well as examining the ways through which this act has been implemented through the detailed observation of the didactic material used our research focus on the representation of black population. Through an ideological and aesthetic analysis of literary excerpts of the material used in the classroom, we take not only literary theories as our basis, but also other theoretical support produced by scholars from the human and social sciences that deal with the ethnic-racial question that we consider as fundamental for the articulation of language with ideology.
id UFPB_414474a5e77ca15193de0f4c4f58713e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/6312
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling A cor da metáfora: o racismo no livro didático de Língua PortuguesaLivro didáticoPopulação negraLei 10.639/03RacismoDidactic bookLiteratureBlack populationRacismLiteraturaThe 10.639/03 actLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASTaking the 10.639/03 Act and its guidelines in respect to the teaching of Afro-Brazilian history and culture in all educational sectors as mandatory, as well as examining the ways through which this act has been implemented through the detailed observation of the didactic material used our research focus on the representation of black population. Through an ideological and aesthetic analysis of literary excerpts of the material used in the classroom, we take not only literary theories as our basis, but also other theoretical support produced by scholars from the human and social sciences that deal with the ethnic-racial question that we consider as fundamental for the articulation of language with ideology.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESTomando como ponto de partida o que prescreve a Lei 10.639/03 no tocante à obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Africana e Afro Brasileira em todos os níveis de ensino e a forma como ela vem sendo implementada, através de um dos principais instrumentos da escola o livro didático -, o presente trabalho tem como foco central verificar como se dá, no livro didático, a representação da população negra, através da análise ideo-estética dos excertos literários, nele presentes, realizada à luz não apenas das teorias literárias, mas também de outros suportes teóricos advindos das Ciências Humanas e Sociais voltados para a questão étnico-racial, que consideramos importante para a articulação da linguagem com a ideologia a ela subjacente.Universidade Federal da Paraí­baBRLetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFPBDantas, Elisalva de Fátima Madrugahttp://lattes.cnpq.br/2847027475247317Freitas, Ivana Silva2015-05-14T12:40:07Z2018-07-21T00:16:04Z2010-09-162018-07-21T00:16:04Z2009-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFREITAS, Ivana Silva. A cor da metáfora: o racismo no livro didático de Língua Portuguesa. 2009. 206 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2009.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6312porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-05T23:47:13Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/6312Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-05T23:47:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A cor da metáfora: o racismo no livro didático de Língua Portuguesa
title A cor da metáfora: o racismo no livro didático de Língua Portuguesa
spellingShingle A cor da metáfora: o racismo no livro didático de Língua Portuguesa
Freitas, Ivana Silva
Livro didático
População negra
Lei 10.639/03
Racismo
Didactic book
Literature
Black population
Racism
Literatura
The 10.639/03 act
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short A cor da metáfora: o racismo no livro didático de Língua Portuguesa
title_full A cor da metáfora: o racismo no livro didático de Língua Portuguesa
title_fullStr A cor da metáfora: o racismo no livro didático de Língua Portuguesa
title_full_unstemmed A cor da metáfora: o racismo no livro didático de Língua Portuguesa
title_sort A cor da metáfora: o racismo no livro didático de Língua Portuguesa
author Freitas, Ivana Silva
author_facet Freitas, Ivana Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dantas, Elisalva de Fátima Madruga
http://lattes.cnpq.br/2847027475247317
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Ivana Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
População negra
Lei 10.639/03
Racismo
Didactic book
Literature
Black population
Racism
Literatura
The 10.639/03 act
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic Livro didático
População negra
Lei 10.639/03
Racismo
Didactic book
Literature
Black population
Racism
Literatura
The 10.639/03 act
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description Taking the 10.639/03 Act and its guidelines in respect to the teaching of Afro-Brazilian history and culture in all educational sectors as mandatory, as well as examining the ways through which this act has been implemented through the detailed observation of the didactic material used our research focus on the representation of black population. Through an ideological and aesthetic analysis of literary excerpts of the material used in the classroom, we take not only literary theories as our basis, but also other theoretical support produced by scholars from the human and social sciences that deal with the ethnic-racial question that we consider as fundamental for the articulation of language with ideology.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-19
2010-09-16
2015-05-14T12:40:07Z
2018-07-21T00:16:04Z
2018-07-21T00:16:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FREITAS, Ivana Silva. A cor da metáfora: o racismo no livro didático de Língua Portuguesa. 2009. 206 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2009.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6312
identifier_str_mv FREITAS, Ivana Silva. A cor da metáfora: o racismo no livro didático de Língua Portuguesa. 2009. 206 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2009.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Letras
Programa de Pós-Graduação em Letras
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Letras
Programa de Pós-Graduação em Letras
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842904727027712