Extratos do tratado sobre os princípios fundamentais para tocar violino de Leopold Mozart: tradução e análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lilian Maria Pereira da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6623
Resumo: This paper takes as its object of exegetical analysis, based on the translation from English to Portuguese, the treatise on the fundamental principles for violin, written by Leopold Mozart, first published in 1756. The Portuguese version was based on the English version made by Editha Knocker and edited in 1948 by the Oxford University Press. The translation into Portuguese brings the possibility of a careful and specific study of the treatise, making possible an effective and clear apprehension of the ideas about the music and the violin, proposed and supported by Leopold Mozart. The fundamental categories elaborated in that work are explained in a more substantive and understandable way, which constitutes the core of this project. That treatise is a work of undeniable historical relevance and, along with the treatise for flute by J. J. Quantz and the one for keyboard by C. P. E. Bach, is one of the most significant works of the genre. In his work, L. Mozart deals not only with the technique for the violin and musical styles, but also displays an honest concern with the musical training of instrumentalists. In his didacticism, leads the reader to study the characteristics of violinistic musical practice, as well as the string instruments with bow, from the eighteenth century to the present day.
id UFPB_41ef0a2765564c627487b4a99f7286c8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/6623
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Extratos do tratado sobre os princípios fundamentais para tocar violino de Leopold Mozart: tradução e análiseInterpretação musicalEstética musicalLeopold MozartTratado para violinoMusical performancemusical aestheticsLeopold Mozartviolin treatiseARTES::MUSICAThis paper takes as its object of exegetical analysis, based on the translation from English to Portuguese, the treatise on the fundamental principles for violin, written by Leopold Mozart, first published in 1756. The Portuguese version was based on the English version made by Editha Knocker and edited in 1948 by the Oxford University Press. The translation into Portuguese brings the possibility of a careful and specific study of the treatise, making possible an effective and clear apprehension of the ideas about the music and the violin, proposed and supported by Leopold Mozart. The fundamental categories elaborated in that work are explained in a more substantive and understandable way, which constitutes the core of this project. That treatise is a work of undeniable historical relevance and, along with the treatise for flute by J. J. Quantz and the one for keyboard by C. P. E. Bach, is one of the most significant works of the genre. In his work, L. Mozart deals not only with the technique for the violin and musical styles, but also displays an honest concern with the musical training of instrumentalists. In his didacticism, leads the reader to study the characteristics of violinistic musical practice, as well as the string instruments with bow, from the eighteenth century to the present day.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESO presente trabalho toma por objeto de análise exegética, a partir da tradução do inglês para o português, o Tratado sobre os princípios fundamentais para tocar violino escrito por Leopold Mozart, publicado pela primeira vez em 1756. A versão para o português foi feita a partir da tradução para o inglês realizada por Editha Knocker e publicada, em 1948, pela Oxford University Press. A versão para o português abriu a possibilidade de seu mapeamento cuidadoso e específico, fazendo ser mais clara e efetiva a apreensão do ideário musical e violinístico proposto e sustentado por Leopold Mozart e explicitando, em termos mais substantivos e compreensíveis, as categorias fundamentais elaboradas no Tratado e que constituem o núcleo central desse projeto. O referido tratado é obra de relevância histórica incontestável e, configura, ao lado do tratado para flauta escrito por J. J. Quantz, e ao de C. P. E. Bach, para teclado, como uma das mais expressivas obras do gênero. Na sua pena tratadista, L. Mozart discorre não apenas sobre a técnica do violino e estilos musicais, mas, também, apresenta franca preocupação com relação à formação musical dos instrumentistas. Em seu didatismo, leva o leitor a conhecer as características da prática musical violinística, bem como dos instrumentos de corda com arco, desde o século XVIII até os dias atuais.Universidade Federal da Paraí­baBRMúsicaPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFPBChasin, Ibaneyhttp://lattes.cnpq.br/4346983513109569Silva, Lilian Maria Pereira da2015-05-14T12:52:37Z2018-07-21T00:23:24Z2015-01-222018-07-21T00:23:24Z2014-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Lilian Maria Pereira da. Extratos do tratado sobre os princípios fundamentais para tocar violino de Leopold Mozart: tradução e análise. 2014. 174 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6623porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T01:53:21Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/6623Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T01:53:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Extratos do tratado sobre os princípios fundamentais para tocar violino de Leopold Mozart: tradução e análise
title Extratos do tratado sobre os princípios fundamentais para tocar violino de Leopold Mozart: tradução e análise
spellingShingle Extratos do tratado sobre os princípios fundamentais para tocar violino de Leopold Mozart: tradução e análise
Silva, Lilian Maria Pereira da
Interpretação musical
Estética musical
Leopold Mozart
Tratado para violino
Musical performance
musical aesthetics
Leopold Mozart
violin treatise
ARTES::MUSICA
title_short Extratos do tratado sobre os princípios fundamentais para tocar violino de Leopold Mozart: tradução e análise
title_full Extratos do tratado sobre os princípios fundamentais para tocar violino de Leopold Mozart: tradução e análise
title_fullStr Extratos do tratado sobre os princípios fundamentais para tocar violino de Leopold Mozart: tradução e análise
title_full_unstemmed Extratos do tratado sobre os princípios fundamentais para tocar violino de Leopold Mozart: tradução e análise
title_sort Extratos do tratado sobre os princípios fundamentais para tocar violino de Leopold Mozart: tradução e análise
author Silva, Lilian Maria Pereira da
author_facet Silva, Lilian Maria Pereira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chasin, Ibaney
http://lattes.cnpq.br/4346983513109569
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lilian Maria Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Interpretação musical
Estética musical
Leopold Mozart
Tratado para violino
Musical performance
musical aesthetics
Leopold Mozart
violin treatise
ARTES::MUSICA
topic Interpretação musical
Estética musical
Leopold Mozart
Tratado para violino
Musical performance
musical aesthetics
Leopold Mozart
violin treatise
ARTES::MUSICA
description This paper takes as its object of exegetical analysis, based on the translation from English to Portuguese, the treatise on the fundamental principles for violin, written by Leopold Mozart, first published in 1756. The Portuguese version was based on the English version made by Editha Knocker and edited in 1948 by the Oxford University Press. The translation into Portuguese brings the possibility of a careful and specific study of the treatise, making possible an effective and clear apprehension of the ideas about the music and the violin, proposed and supported by Leopold Mozart. The fundamental categories elaborated in that work are explained in a more substantive and understandable way, which constitutes the core of this project. That treatise is a work of undeniable historical relevance and, along with the treatise for flute by J. J. Quantz and the one for keyboard by C. P. E. Bach, is one of the most significant works of the genre. In his work, L. Mozart deals not only with the technique for the violin and musical styles, but also displays an honest concern with the musical training of instrumentalists. In his didacticism, leads the reader to study the characteristics of violinistic musical practice, as well as the string instruments with bow, from the eighteenth century to the present day.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-30
2015-05-14T12:52:37Z
2015-01-22
2018-07-21T00:23:24Z
2018-07-21T00:23:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Lilian Maria Pereira da. Extratos do tratado sobre os princípios fundamentais para tocar violino de Leopold Mozart: tradução e análise. 2014. 174 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6623
identifier_str_mv SILVA, Lilian Maria Pereira da. Extratos do tratado sobre os princípios fundamentais para tocar violino de Leopold Mozart: tradução e análise. 2014. 174 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Música
Programa de Pós-Graduação em Música
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Música
Programa de Pós-Graduação em Música
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842914071937024