Reconhecimento de expressões faciais e tomada de decisão em crianças que vivenciam situações de bullying

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Wandersonia Moreira Brito
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7748
Resumo: Bullying is characterized by intentional, repetitive and persistent aggressive behavior, causing damage to the victim. Those involved in bullying may present behavior and emotions commitment. Aggressive individuals also demonstrate prejudice in decision-making. The objective of this study was to analyze the process of decision making and recognition of facial expressions in children who experience bullying. The study included 60 children aged between 10 and 11 years divided into 4 groups: offenders, victims, victims-offenders and control. Recognition tests of facial expressions, decision making and other executive functions pointed decision making deficit in offender group and deficit in cognitive flexibility and recognition of facial expression in the group of victims.The victims-aggressors shared negative characteristics of both victims and aggressors groups.This study shows that in addition to social and cultural variables, individual and neurocognitive variables also influence bullying behavior.
id UFPB_460a26968081fd46f8ab91a8800250d5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/7748
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Reconhecimento de expressões faciais e tomada de decisão em crianças que vivenciam situações de bullyingBullying. Tomada de decisões. Expressões faciais.Bullying. Decision making. facial expression.CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIABullying is characterized by intentional, repetitive and persistent aggressive behavior, causing damage to the victim. Those involved in bullying may present behavior and emotions commitment. Aggressive individuals also demonstrate prejudice in decision-making. The objective of this study was to analyze the process of decision making and recognition of facial expressions in children who experience bullying. The study included 60 children aged between 10 and 11 years divided into 4 groups: offenders, victims, victims-offenders and control. Recognition tests of facial expressions, decision making and other executive functions pointed decision making deficit in offender group and deficit in cognitive flexibility and recognition of facial expression in the group of victims.The victims-aggressors shared negative characteristics of both victims and aggressors groups.This study shows that in addition to social and cultural variables, individual and neurocognitive variables also influence bullying behavior.O bullying é caracterizado por comportamento agressivo intencional, repetitivo e persistente, causando danos à vítima. Os envolvidos no bullying podem apresentar comprometimentos do comportamento e das emoções. Indivíduos agressivos demonstram prejuízo na tomada de decisão. O objetivo deste estudo consistiu em analisar o processo de tomada de decisão e o reconhecimento de expressões faciais em crianças que vivenciam bullying. Participaram do estudo 60 crianças com faixa etária de 10 e 11 anos divididos em 4 grupos: agressores, vítimas, vítimas-agressores e controle. Os testes de reconhecimento de expressões faciais, tomada de decisão e outras funções executivas apontaram déficit de tomada de decisão no grupo agressor e déficit de flexibilidade cognitiva e reconhecimento da expressão facial no grupo de vítimas. As vítimas-agressoras compartilharam características negativas tanto das vítimas quanto dos agressores. O presente estudo mostra que, além das variáveis sociais e culturais, as variáveis individuais e neurocognitivas também influenciam o comportamento de bullying.Universidade Federal da ParaíbaBrasilPsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e ComportamentoUFPBAlves, Nelson Torrohttp://lattes.cnpq.br/8037098495288980Minervino, Carla Alexandra da Silva Moitahttp://lattes.cnpq.br/2458875511918628Medeiros, Wandersonia Moreira Brito2016-01-26T12:19:39Z2018-07-21T00:34:31Z2018-07-21T00:34:31Z2015-04-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMEDEIROS, Wandersonia Moreira Brito. Reconhecimento de expressões faciais e tomada de decisão em crianças que vivenciam situações de bullying. 2015. 156 f. Dissertação (Mestrado em Neurociência Cognitiva e Comportamento) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7748porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T01:15:36Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/7748Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T01:15:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Reconhecimento de expressões faciais e tomada de decisão em crianças que vivenciam situações de bullying
title Reconhecimento de expressões faciais e tomada de decisão em crianças que vivenciam situações de bullying
spellingShingle Reconhecimento de expressões faciais e tomada de decisão em crianças que vivenciam situações de bullying
Medeiros, Wandersonia Moreira Brito
Bullying. Tomada de decisões. Expressões faciais.
Bullying. Decision making. facial expression.
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short Reconhecimento de expressões faciais e tomada de decisão em crianças que vivenciam situações de bullying
title_full Reconhecimento de expressões faciais e tomada de decisão em crianças que vivenciam situações de bullying
title_fullStr Reconhecimento de expressões faciais e tomada de decisão em crianças que vivenciam situações de bullying
title_full_unstemmed Reconhecimento de expressões faciais e tomada de decisão em crianças que vivenciam situações de bullying
title_sort Reconhecimento de expressões faciais e tomada de decisão em crianças que vivenciam situações de bullying
author Medeiros, Wandersonia Moreira Brito
author_facet Medeiros, Wandersonia Moreira Brito
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Nelson Torro
http://lattes.cnpq.br/8037098495288980
Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita
http://lattes.cnpq.br/2458875511918628
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Wandersonia Moreira Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying. Tomada de decisões. Expressões faciais.
Bullying. Decision making. facial expression.
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic Bullying. Tomada de decisões. Expressões faciais.
Bullying. Decision making. facial expression.
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description Bullying is characterized by intentional, repetitive and persistent aggressive behavior, causing damage to the victim. Those involved in bullying may present behavior and emotions commitment. Aggressive individuals also demonstrate prejudice in decision-making. The objective of this study was to analyze the process of decision making and recognition of facial expressions in children who experience bullying. The study included 60 children aged between 10 and 11 years divided into 4 groups: offenders, victims, victims-offenders and control. Recognition tests of facial expressions, decision making and other executive functions pointed decision making deficit in offender group and deficit in cognitive flexibility and recognition of facial expression in the group of victims.The victims-aggressors shared negative characteristics of both victims and aggressors groups.This study shows that in addition to social and cultural variables, individual and neurocognitive variables also influence bullying behavior.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-24
2016-01-26T12:19:39Z
2018-07-21T00:34:31Z
2018-07-21T00:34:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MEDEIROS, Wandersonia Moreira Brito. Reconhecimento de expressões faciais e tomada de decisão em crianças que vivenciam situações de bullying. 2015. 156 f. Dissertação (Mestrado em Neurociência Cognitiva e Comportamento) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7748
identifier_str_mv MEDEIROS, Wandersonia Moreira Brito. Reconhecimento de expressões faciais e tomada de decisão em crianças que vivenciam situações de bullying. 2015. 156 f. Dissertação (Mestrado em Neurociência Cognitiva e Comportamento) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Psicologia
Programa de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Psicologia
Programa de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1823126936599134208