Reconhecimento de expressões faciais e tomada de decisão em crianças que vivenciam situações de bullying
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7748 |
Resumo: | Bullying is characterized by intentional, repetitive and persistent aggressive behavior, causing damage to the victim. Those involved in bullying may present behavior and emotions commitment. Aggressive individuals also demonstrate prejudice in decision-making. The objective of this study was to analyze the process of decision making and recognition of facial expressions in children who experience bullying. The study included 60 children aged between 10 and 11 years divided into 4 groups: offenders, victims, victims-offenders and control. Recognition tests of facial expressions, decision making and other executive functions pointed decision making deficit in offender group and deficit in cognitive flexibility and recognition of facial expression in the group of victims.The victims-aggressors shared negative characteristics of both victims and aggressors groups.This study shows that in addition to social and cultural variables, individual and neurocognitive variables also influence bullying behavior. |
id |
UFPB_460a26968081fd46f8ab91a8800250d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:tede/7748 |
network_acronym_str |
UFPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Reconhecimento de expressões faciais e tomada de decisão em crianças que vivenciam situações de bullyingBullying. Tomada de decisões. Expressões faciais.Bullying. Decision making. facial expression.CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIABullying is characterized by intentional, repetitive and persistent aggressive behavior, causing damage to the victim. Those involved in bullying may present behavior and emotions commitment. Aggressive individuals also demonstrate prejudice in decision-making. The objective of this study was to analyze the process of decision making and recognition of facial expressions in children who experience bullying. The study included 60 children aged between 10 and 11 years divided into 4 groups: offenders, victims, victims-offenders and control. Recognition tests of facial expressions, decision making and other executive functions pointed decision making deficit in offender group and deficit in cognitive flexibility and recognition of facial expression in the group of victims.The victims-aggressors shared negative characteristics of both victims and aggressors groups.This study shows that in addition to social and cultural variables, individual and neurocognitive variables also influence bullying behavior.O bullying é caracterizado por comportamento agressivo intencional, repetitivo e persistente, causando danos à vítima. Os envolvidos no bullying podem apresentar comprometimentos do comportamento e das emoções. Indivíduos agressivos demonstram prejuízo na tomada de decisão. O objetivo deste estudo consistiu em analisar o processo de tomada de decisão e o reconhecimento de expressões faciais em crianças que vivenciam bullying. Participaram do estudo 60 crianças com faixa etária de 10 e 11 anos divididos em 4 grupos: agressores, vítimas, vítimas-agressores e controle. Os testes de reconhecimento de expressões faciais, tomada de decisão e outras funções executivas apontaram déficit de tomada de decisão no grupo agressor e déficit de flexibilidade cognitiva e reconhecimento da expressão facial no grupo de vítimas. As vítimas-agressoras compartilharam características negativas tanto das vítimas quanto dos agressores. O presente estudo mostra que, além das variáveis sociais e culturais, as variáveis individuais e neurocognitivas também influenciam o comportamento de bullying.Universidade Federal da ParaíbaBrasilPsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e ComportamentoUFPBAlves, Nelson Torrohttp://lattes.cnpq.br/8037098495288980Minervino, Carla Alexandra da Silva Moitahttp://lattes.cnpq.br/2458875511918628Medeiros, Wandersonia Moreira Brito2016-01-26T12:19:39Z2018-07-21T00:34:31Z2018-07-21T00:34:31Z2015-04-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMEDEIROS, Wandersonia Moreira Brito. Reconhecimento de expressões faciais e tomada de decisão em crianças que vivenciam situações de bullying. 2015. 156 f. Dissertação (Mestrado em Neurociência Cognitiva e Comportamento) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7748porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T01:15:36Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/7748Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T01:15:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reconhecimento de expressões faciais e tomada de decisão em crianças que vivenciam situações de bullying |
title |
Reconhecimento de expressões faciais e tomada de decisão em crianças que vivenciam situações de bullying |
spellingShingle |
Reconhecimento de expressões faciais e tomada de decisão em crianças que vivenciam situações de bullying Medeiros, Wandersonia Moreira Brito Bullying. Tomada de decisões. Expressões faciais. Bullying. Decision making. facial expression. CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
title_short |
Reconhecimento de expressões faciais e tomada de decisão em crianças que vivenciam situações de bullying |
title_full |
Reconhecimento de expressões faciais e tomada de decisão em crianças que vivenciam situações de bullying |
title_fullStr |
Reconhecimento de expressões faciais e tomada de decisão em crianças que vivenciam situações de bullying |
title_full_unstemmed |
Reconhecimento de expressões faciais e tomada de decisão em crianças que vivenciam situações de bullying |
title_sort |
Reconhecimento de expressões faciais e tomada de decisão em crianças que vivenciam situações de bullying |
author |
Medeiros, Wandersonia Moreira Brito |
author_facet |
Medeiros, Wandersonia Moreira Brito |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Nelson Torro http://lattes.cnpq.br/8037098495288980 Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita http://lattes.cnpq.br/2458875511918628 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Wandersonia Moreira Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying. Tomada de decisões. Expressões faciais. Bullying. Decision making. facial expression. CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
Bullying. Tomada de decisões. Expressões faciais. Bullying. Decision making. facial expression. CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
description |
Bullying is characterized by intentional, repetitive and persistent aggressive behavior, causing damage to the victim. Those involved in bullying may present behavior and emotions commitment. Aggressive individuals also demonstrate prejudice in decision-making. The objective of this study was to analyze the process of decision making and recognition of facial expressions in children who experience bullying. The study included 60 children aged between 10 and 11 years divided into 4 groups: offenders, victims, victims-offenders and control. Recognition tests of facial expressions, decision making and other executive functions pointed decision making deficit in offender group and deficit in cognitive flexibility and recognition of facial expression in the group of victims.The victims-aggressors shared negative characteristics of both victims and aggressors groups.This study shows that in addition to social and cultural variables, individual and neurocognitive variables also influence bullying behavior. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-24 2016-01-26T12:19:39Z 2018-07-21T00:34:31Z 2018-07-21T00:34:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MEDEIROS, Wandersonia Moreira Brito. Reconhecimento de expressões faciais e tomada de decisão em crianças que vivenciam situações de bullying. 2015. 156 f. Dissertação (Mestrado em Neurociência Cognitiva e Comportamento) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7748 |
identifier_str_mv |
MEDEIROS, Wandersonia Moreira Brito. Reconhecimento de expressões faciais e tomada de decisão em crianças que vivenciam situações de bullying. 2015. 156 f. Dissertação (Mestrado em Neurociência Cognitiva e Comportamento) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015. |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7748 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Psicologia Programa de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Psicologia Programa de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br |
_version_ |
1823126936599134208 |