As técnicas jornalísticas no G1 em 1 minuto: estratégias de visibilidade para o G1
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16890 |
Resumo: | With the technological development and the expansion of new media, journalism began to modernize its format. The technical and technological aspects overlap functionalism and content. However, it is questioned to what extent the journalistic discourses of media conglomerates are able to fulfill the social function of journalism. Thus, it is sought to understand how journalistic techniques are used as a marketing strategy for platform visibility. This dissertation proposes to understand convergent journalism as a multiplatform practice, anchored in new technologies. And thus, to perceive the symbolic dimension of journalistic production. For this, the G1 in 1 Minute is used as object of study, since this bulletin allows a communication and mediatic bridge between the two platforms: television and hypermedia. In this way, the journalistic organizational structures are studied, as well as the demands and characteristics of the research object, within the television space and its correlation with cyberspace. |
id |
UFPB_57ce94725a280c5a7d54c28c1a1a102f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/16890 |
network_acronym_str |
UFPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
As técnicas jornalísticas no G1 em 1 minuto: estratégias de visibilidade para o G1JornalismoG1 em 1 minutoMarketingMultiplataformaJournalismMultiplataformG1 em 1 minuto – Técnicas jornalísticasTelejornalismoMídiaMarketing jornalísticoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOWith the technological development and the expansion of new media, journalism began to modernize its format. The technical and technological aspects overlap functionalism and content. However, it is questioned to what extent the journalistic discourses of media conglomerates are able to fulfill the social function of journalism. Thus, it is sought to understand how journalistic techniques are used as a marketing strategy for platform visibility. This dissertation proposes to understand convergent journalism as a multiplatform practice, anchored in new technologies. And thus, to perceive the symbolic dimension of journalistic production. For this, the G1 in 1 Minute is used as object of study, since this bulletin allows a communication and mediatic bridge between the two platforms: television and hypermedia. In this way, the journalistic organizational structures are studied, as well as the demands and characteristics of the research object, within the television space and its correlation with cyberspace.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESCom o desenvolvimento tecnológico e a ampliação das novas mídias, o jornalismo passou a modernizar seu formato. Os aspectos técnicos e tecnológicos se sobrepõem ao seu funcionamento e conteúdo. No entanto, questiona-se até como os discursos dos conglomerados midiáticos são capazes de cumprir a função social. Assim, busca-se perceber como as técnicas jornalísticas são utilizadas como estratégia de marketing para visibilidade de plataformas. Esta dissertação propõe entender o jornalismo convergente enquanto prática multiplataforma, ancorado nas novas tecnologias, e assim, perceber a dimensão simbólica da produção jornalística. Para isso, utiliza-se o G1 em 1 Minuto como objeto de estudo, uma vez que esse boletim permite uma ponte comunicacional e midiática entre as duas plataformas: televisão e a hipermídia. Dessa forma, estudam-se as estruturas organizacionais jornalísticas, bem como as demandas e características do objeto de pesquisa, dentro do espaço televisivo e na sua correlação com o ciberespaço.Universidade Federal da ParaíbaBrasilComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoUFPBPaiva, Cláudio Cardoso dehttp://lattes.cnpq.br/3105666841210272Freitas, Catarina Ferreira Sarmento de2020-02-27T17:50:59Z2019-04-292020-02-27T17:50:59Z2019-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16890porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2020-02-28T06:14:18Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/16890Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2020-02-28T06:14:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As técnicas jornalísticas no G1 em 1 minuto: estratégias de visibilidade para o G1 |
title |
As técnicas jornalísticas no G1 em 1 minuto: estratégias de visibilidade para o G1 |
spellingShingle |
As técnicas jornalísticas no G1 em 1 minuto: estratégias de visibilidade para o G1 Freitas, Catarina Ferreira Sarmento de Jornalismo G1 em 1 minuto Marketing Multiplataforma Journalism Multiplataform G1 em 1 minuto – Técnicas jornalísticas Telejornalismo Mídia Marketing jornalístico CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
As técnicas jornalísticas no G1 em 1 minuto: estratégias de visibilidade para o G1 |
title_full |
As técnicas jornalísticas no G1 em 1 minuto: estratégias de visibilidade para o G1 |
title_fullStr |
As técnicas jornalísticas no G1 em 1 minuto: estratégias de visibilidade para o G1 |
title_full_unstemmed |
As técnicas jornalísticas no G1 em 1 minuto: estratégias de visibilidade para o G1 |
title_sort |
As técnicas jornalísticas no G1 em 1 minuto: estratégias de visibilidade para o G1 |
author |
Freitas, Catarina Ferreira Sarmento de |
author_facet |
Freitas, Catarina Ferreira Sarmento de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paiva, Cláudio Cardoso de http://lattes.cnpq.br/3105666841210272 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Catarina Ferreira Sarmento de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo G1 em 1 minuto Marketing Multiplataforma Journalism Multiplataform G1 em 1 minuto – Técnicas jornalísticas Telejornalismo Mídia Marketing jornalístico CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
Jornalismo G1 em 1 minuto Marketing Multiplataforma Journalism Multiplataform G1 em 1 minuto – Técnicas jornalísticas Telejornalismo Mídia Marketing jornalístico CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
With the technological development and the expansion of new media, journalism began to modernize its format. The technical and technological aspects overlap functionalism and content. However, it is questioned to what extent the journalistic discourses of media conglomerates are able to fulfill the social function of journalism. Thus, it is sought to understand how journalistic techniques are used as a marketing strategy for platform visibility. This dissertation proposes to understand convergent journalism as a multiplatform practice, anchored in new technologies. And thus, to perceive the symbolic dimension of journalistic production. For this, the G1 in 1 Minute is used as object of study, since this bulletin allows a communication and mediatic bridge between the two platforms: television and hypermedia. In this way, the journalistic organizational structures are studied, as well as the demands and characteristics of the research object, within the television space and its correlation with cyberspace. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-29 2019-02-15 2020-02-27T17:50:59Z 2020-02-27T17:50:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16890 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16890 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Comunicação Programa de Pós-Graduação em Comunicação UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Comunicação Programa de Pós-Graduação em Comunicação UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br |
_version_ |
1801842957671727104 |