Meninas e meninos: construção das identidades de gênero em crianças de dois anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sentís, Maria Dolly Paula Martín
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13410
Resumo: This work presents results of a research carried out in a full-time public Child Education Center in João Pessoa, Brazil, with a group of 2-year-old children. The objective was to identify the emergence of gender manifestations in children through their behaviors and interactions. Data collection included interviews with the educators and classroom observation. The text, located in the field of Cultural Studies, approaches the notions of identity and culture from this perspective, as well as the main psychological theories aiming at emphasizing the importance of the study of this age group in regard of the appearance of gender constructions in the imaginary of children and the reproduction of social roles. The research shows the different factors that contribute to the formation of gender identity in the daily life of the day care center, but also conceives the child as a subject that must be recognized in the investigation, implying a work with children and not about them. The results show how education has a normalizing tendency; nevertheless, children transgress. The study contributes to rethinking child education as a decisive step on the way to shaping gender identities and moving towards a new educational model with gender equality as a priority in education policies.
id UFPB_8b2b026d0e93369e6191edf48368671f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/13410
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Meninas e meninos: construção das identidades de gênero em crianças de dois anosGêneroEducação infantilIdentidades de gêneroGenderChild educationGender identityCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis work presents results of a research carried out in a full-time public Child Education Center in João Pessoa, Brazil, with a group of 2-year-old children. The objective was to identify the emergence of gender manifestations in children through their behaviors and interactions. Data collection included interviews with the educators and classroom observation. The text, located in the field of Cultural Studies, approaches the notions of identity and culture from this perspective, as well as the main psychological theories aiming at emphasizing the importance of the study of this age group in regard of the appearance of gender constructions in the imaginary of children and the reproduction of social roles. The research shows the different factors that contribute to the formation of gender identity in the daily life of the day care center, but also conceives the child as a subject that must be recognized in the investigation, implying a work with children and not about them. The results show how education has a normalizing tendency; nevertheless, children transgress. The study contributes to rethinking child education as a decisive step on the way to shaping gender identities and moving towards a new educational model with gender equality as a priority in education policies.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESEste trabalho apresenta resultados de uma pesquisa realizada em um Centro de Referência de Educação Infantil - CREI, público, de período integral, com um grupo de crianças de dois anos de idade, na turma do maternal I, em João Pessoa. O objetivo foi identificar as manifestações de gênero nas crianças por meio dos comportamentos e interações. Para coletar os dados foram realizadas entrevistas com as educadoras da turma e observação em sala. O texto, inserido no campo dos Estudos Culturais, faz uma aproximação das noções de identidade e cultura sob essa perspectiva e também das principais teorias psicológicas com o intuito de ressaltar a importância do estudo dessa faixa etária no que tange à aparição das construções de gênero no imaginário infantil e reprodução dos papéis sociais. A pesquisa mostra os diferentes fatores que contribuem para a formação das identidades de gênero no cotidiano da creche, mas também concebe a criança como um sujeito que deve ser reconhecido na investigação, se configurando como um trabalho com as crianças e não sobre elas. Os resultados mostram como a educação tem uma tendência normalizadora, porém ocorrem transgressões por parte das crianças. O estudo contribui para repensar a educação infantil como uma etapa decisiva para a conformação das identidades de gênero e avançar para um novo modelo educativo com a equidade de gênero como prioridade nas políticas educativas.Universidade Federal da ParaíbaBrasilEducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPBCarvalho, Maria Eulina Pessoa dehttp://lattes.cnpq.br/4066341343633963Sentís, Maria Dolly Paula Martín2019-02-12T18:43:41Z2019-02-122019-02-12T18:43:41Z2018-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13410porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2019-02-12T18:43:41Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/13410Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2019-02-12T18:43:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Meninas e meninos: construção das identidades de gênero em crianças de dois anos
title Meninas e meninos: construção das identidades de gênero em crianças de dois anos
spellingShingle Meninas e meninos: construção das identidades de gênero em crianças de dois anos
Sentís, Maria Dolly Paula Martín
Gênero
Educação infantil
Identidades de gênero
Gender
Child education
Gender identity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Meninas e meninos: construção das identidades de gênero em crianças de dois anos
title_full Meninas e meninos: construção das identidades de gênero em crianças de dois anos
title_fullStr Meninas e meninos: construção das identidades de gênero em crianças de dois anos
title_full_unstemmed Meninas e meninos: construção das identidades de gênero em crianças de dois anos
title_sort Meninas e meninos: construção das identidades de gênero em crianças de dois anos
author Sentís, Maria Dolly Paula Martín
author_facet Sentís, Maria Dolly Paula Martín
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Maria Eulina Pessoa de
http://lattes.cnpq.br/4066341343633963
dc.contributor.author.fl_str_mv Sentís, Maria Dolly Paula Martín
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Educação infantil
Identidades de gênero
Gender
Child education
Gender identity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Gênero
Educação infantil
Identidades de gênero
Gender
Child education
Gender identity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This work presents results of a research carried out in a full-time public Child Education Center in João Pessoa, Brazil, with a group of 2-year-old children. The objective was to identify the emergence of gender manifestations in children through their behaviors and interactions. Data collection included interviews with the educators and classroom observation. The text, located in the field of Cultural Studies, approaches the notions of identity and culture from this perspective, as well as the main psychological theories aiming at emphasizing the importance of the study of this age group in regard of the appearance of gender constructions in the imaginary of children and the reproduction of social roles. The research shows the different factors that contribute to the formation of gender identity in the daily life of the day care center, but also conceives the child as a subject that must be recognized in the investigation, implying a work with children and not about them. The results show how education has a normalizing tendency; nevertheless, children transgress. The study contributes to rethinking child education as a decisive step on the way to shaping gender identities and moving towards a new educational model with gender equality as a priority in education policies.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-06
2019-02-12T18:43:41Z
2019-02-12
2019-02-12T18:43:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13410
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842944040239104