Aprendendo a ser menina: a publicidade como parte do processo de construção da identidade de gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pizzatto, Bianca Schuster
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/177710
Resumo: O presente trabalho busca analisar como as representações de gênero na publicidade voltada para o público infantil são elementos institucionalizados e que contribuem e negociam nas construções da identidade de gênero das meninas. Primeiramente são apresentados conceitos sobre a infância e sua relação com gênero e consumo, a partir de autores como Buckingham (2007), Del Priore (2006) e Louro (2014). Após, é abordada a questão das representações na publicidade, assim como a publicidade como um mecanismo de pedagogia cultural, participando, dessa forma, da construção da identidade de gênero dos sujeitos. O tópico é abordado através de conceitos de Gastaldo (2013), Rocha (2011) e Sabat (2013). O corpus do trabalho é composto por quatro vídeos publicitários que anunciam bonecas, todos da marca Estrela. A Análise de Conteúdo foi escolhida como procedimento metodológico, possibilitando um tratamento mais profundo do corpus a partir de categorias definidas com base no referencial teórico do trabalho e do próprio objeto empírico. As conclusões alcançadas demonstram como as representações de gênero na publicidade infantil analisada seguem modelos hegemônicos, assim como também são tensionados elementos desconstrucionistas, colaborando com a construção das identidades de gênero nas meninas.
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