Proteção à autoria e combate ao plágio acadêmico na FAINOR: referenciais didáticos instrucionais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Ronaldo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5908
Resumo: The systematic combat plagiarism is a major concern in academia today. Among the reasons for the practice of plagiarism in academic work can mention the ease in obtaining jobs and information on various topics and areas of knowledge , lack of time for research and writing , the lack of knowledge of relevant legislation and ignorance of the rules of quotes . Several studies on the topic have been developed and published , and educational institutions have been focusing their combat, is raising awareness of the importance of reducing their practice , whether through adoption of severe penalties institutional measures and also the orientation researchers how to do citations and references in accordance with the technical standards imposed . The purpose of this manual is to promote systematization of institutional policies on the Northeast Independent School ( FAINOR ) , so that students , teachers and researchers become aware of the importance of minimizing the practice of plagiarism at the institution , and present a set of combat actions which could significantly reduce its impact on academic papers.
id UFPB_a7c87b3a756c60b1a598ed3cf579a964
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/5908
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Proteção à autoria e combate ao plágio acadêmico na FAINOR: referenciais didáticos instrucionais.Propriedade IntelectualDireitos AutoraisPlágio AcadêmicoIntellectual PropertyCopyrightsAcademic PlagiarismCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThe systematic combat plagiarism is a major concern in academia today. Among the reasons for the practice of plagiarism in academic work can mention the ease in obtaining jobs and information on various topics and areas of knowledge , lack of time for research and writing , the lack of knowledge of relevant legislation and ignorance of the rules of quotes . Several studies on the topic have been developed and published , and educational institutions have been focusing their combat, is raising awareness of the importance of reducing their practice , whether through adoption of severe penalties institutional measures and also the orientation researchers how to do citations and references in accordance with the technical standards imposed . The purpose of this manual is to promote systematization of institutional policies on the Northeast Independent School ( FAINOR ) , so that students , teachers and researchers become aware of the importance of minimizing the practice of plagiarism at the institution , and present a set of combat actions which could significantly reduce its impact on academic papers.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESO combate sistemático ao plágio é uma das principais preocupações do meio acadêmico na atualidade. Entre as razões da prática do plágio nos trabalhos acadêmicos pode-se citar a facilidade na obtenção de trabalhos e de informações sobre os mais variados temas e áreas do conhecimento; a falta de tempo para a pesquisa e escrita; a falta de conhecimento da legislação pertinente e o desconhecimento das regras de citações. Diversos estudos sobre o tema têm sido desenvolvidos e publicados e as instituições de ensino têm dispensado especial atenção ao seu combate, seja promovendo a conscientização da importância da redução de sua prática, seja através de adoção de severas medidas institucionais sancionatórias e, ainda, a orientação aos pesquisadores de como se faz as citações e referências, de acordo com as normas técnicas instituídas. O objetivo deste manual é promover a sistematização de políticas institucionais no âmbito da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR), a fim que os discentes, docentes e pesquisadores se conscientizem da importância da minimização da prática do plágio na Instituição, além de apresentar um conjunto de ações de combate que poderão reduzir significativamente a sua incidência nos trabalhos acadêmicos.Universidade Federal da Paraí­baBREducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações AprendentesUFPBDias, Guilherme Ataídehttp://lattes.cnpq.br/9553707435669429Soares, Ronaldo2015-05-14T12:20:07Z2018-07-21T00:11:34Z2014-08-262018-07-21T00:11:34Z2014-02-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOARES, Ronaldo. Proteção à autoria e combate ao plágio acadêmico na FAINOR: referenciais didáticos instrucionais.. 2014. 91 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5908porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T01:33:40Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/5908Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T01:33:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Proteção à autoria e combate ao plágio acadêmico na FAINOR: referenciais didáticos instrucionais.
title Proteção à autoria e combate ao plágio acadêmico na FAINOR: referenciais didáticos instrucionais.
spellingShingle Proteção à autoria e combate ao plágio acadêmico na FAINOR: referenciais didáticos instrucionais.
Soares, Ronaldo
Propriedade Intelectual
Direitos Autorais
Plágio Acadêmico
Intellectual Property
Copyrights
Academic Plagiarism
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Proteção à autoria e combate ao plágio acadêmico na FAINOR: referenciais didáticos instrucionais.
title_full Proteção à autoria e combate ao plágio acadêmico na FAINOR: referenciais didáticos instrucionais.
title_fullStr Proteção à autoria e combate ao plágio acadêmico na FAINOR: referenciais didáticos instrucionais.
title_full_unstemmed Proteção à autoria e combate ao plágio acadêmico na FAINOR: referenciais didáticos instrucionais.
title_sort Proteção à autoria e combate ao plágio acadêmico na FAINOR: referenciais didáticos instrucionais.
author Soares, Ronaldo
author_facet Soares, Ronaldo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Guilherme Ataíde
http://lattes.cnpq.br/9553707435669429
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Ronaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Propriedade Intelectual
Direitos Autorais
Plágio Acadêmico
Intellectual Property
Copyrights
Academic Plagiarism
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Propriedade Intelectual
Direitos Autorais
Plágio Acadêmico
Intellectual Property
Copyrights
Academic Plagiarism
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The systematic combat plagiarism is a major concern in academia today. Among the reasons for the practice of plagiarism in academic work can mention the ease in obtaining jobs and information on various topics and areas of knowledge , lack of time for research and writing , the lack of knowledge of relevant legislation and ignorance of the rules of quotes . Several studies on the topic have been developed and published , and educational institutions have been focusing their combat, is raising awareness of the importance of reducing their practice , whether through adoption of severe penalties institutional measures and also the orientation researchers how to do citations and references in accordance with the technical standards imposed . The purpose of this manual is to promote systematization of institutional policies on the Northeast Independent School ( FAINOR ) , so that students , teachers and researchers become aware of the importance of minimizing the practice of plagiarism at the institution , and present a set of combat actions which could significantly reduce its impact on academic papers.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-26
2014-02-10
2015-05-14T12:20:07Z
2018-07-21T00:11:34Z
2018-07-21T00:11:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Ronaldo. Proteção à autoria e combate ao plágio acadêmico na FAINOR: referenciais didáticos instrucionais.. 2014. 91 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5908
identifier_str_mv SOARES, Ronaldo. Proteção à autoria e combate ao plágio acadêmico na FAINOR: referenciais didáticos instrucionais.. 2014. 91 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5908
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Educação
Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Educação
Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842899956006912