O processo de inclusão de pessoas com deficiência e a educação infantil: um estudo de caso na escola de educação básica- UFPB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonzaga, Andrea Karla de Souza
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4962
Resumo: This paper aims to analyze as it is the process of inclusion of disabled pupils in BasicEducationSchool - UFPB; identify which conceptions of the coordinators and teachers of the institution on the inclusion of persons with disabilities in regular schools and what methods they employto promote the learning of students with disabilities.The research, qualitative, began to study literature on the subject of inclusion, seeking to recall the historical - of Special Education to Inclusive Education - as well as identifying public educational policies, standards and the laws governing quality educationfor all, and its applicability in regular schools, promoting the inclusion of students with disabilities.It presumes that a child with disabilities is an integral part of society and has skills to be developed.Was possible to detect the resistance and the struggle of teachers to develop a proposal for inclusive practices and initiatives for the awakening of the educational practices of inclusion, to promote cognitive development, social and emotional development of students with disabilities.
id UFPB_b036991e1bfe6dfecfbcaf4b7d25776d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/4962
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling O processo de inclusão de pessoas com deficiência e a educação infantil: um estudo de caso na escola de educação básica- UFPBInclusãoDeficiênciaEducação InfantilInclusionDisabilitiesEarly Childhood EducationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis paper aims to analyze as it is the process of inclusion of disabled pupils in BasicEducationSchool - UFPB; identify which conceptions of the coordinators and teachers of the institution on the inclusion of persons with disabilities in regular schools and what methods they employto promote the learning of students with disabilities.The research, qualitative, began to study literature on the subject of inclusion, seeking to recall the historical - of Special Education to Inclusive Education - as well as identifying public educational policies, standards and the laws governing quality educationfor all, and its applicability in regular schools, promoting the inclusion of students with disabilities.It presumes that a child with disabilities is an integral part of society and has skills to be developed.Was possible to detect the resistance and the struggle of teachers to develop a proposal for inclusive practices and initiatives for the awakening of the educational practices of inclusion, to promote cognitive development, social and emotional development of students with disabilities.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEste trabalho tem como objetivo analisar como ocorre o processo de inclusão dos alunos com deficiência na Escola de Educação Básica - UFPB; identificar quais as concepções das coordenadoras e professoras da instituição sobre a inclusão de pessoas com deficiência na escola regular e quais as metodologias que empregam para a promoção das aprendizagens dos alunos com deficiência. A pesquisa, de caráter qualitativo, teve início com o estudo bibliográfico acerca da temática da inclusão, buscando rememorar a historicidade - da Educação Especial à Educação Inclusiva - bem como identificar as políticas públicas educacionais, as normas e as leis que regulamentam uma educação de qualidade para todos e a sua aplicabilidade na escola regular, promovendo a inclusão dos alunos com deficiência. Parte do pressuposto de que a criança com deficiência é parte integrante da sociedade e detém habilidades a serem desenvolvidas. Foi possível constatar a resistência e a luta das professoras para desenvolverem uma proposta de práticas inclusivas e as iniciativas para o despertar de práticas educacionais de inclusão, para promover o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos com deficiência.Universidade Federal da Paraí­baBREducaçãoPrograma de Pós Graduação em EducaçãoUFPBAraujo, Edineide Jezine Mesquitahttp://lattes.cnpq.br/1294753264777570Gonzaga, Andrea Karla de Souza2015-05-07T15:10:10Z2018-07-20T23:55:47Z2011-04-252018-07-20T23:55:47Z2010-09-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGONZAGA, Andrea Karla de Souza. O processo de inclusão de pessoas com deficiência e a educação infantil: um estudo de caso na escola de educação básica- UFPB. 2010. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4962porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T01:58:33Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/4962Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T01:58:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de inclusão de pessoas com deficiência e a educação infantil: um estudo de caso na escola de educação básica- UFPB
title O processo de inclusão de pessoas com deficiência e a educação infantil: um estudo de caso na escola de educação básica- UFPB
spellingShingle O processo de inclusão de pessoas com deficiência e a educação infantil: um estudo de caso na escola de educação básica- UFPB
Gonzaga, Andrea Karla de Souza
Inclusão
Deficiência
Educação Infantil
Inclusion
Disabilities
Early Childhood Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O processo de inclusão de pessoas com deficiência e a educação infantil: um estudo de caso na escola de educação básica- UFPB
title_full O processo de inclusão de pessoas com deficiência e a educação infantil: um estudo de caso na escola de educação básica- UFPB
title_fullStr O processo de inclusão de pessoas com deficiência e a educação infantil: um estudo de caso na escola de educação básica- UFPB
title_full_unstemmed O processo de inclusão de pessoas com deficiência e a educação infantil: um estudo de caso na escola de educação básica- UFPB
title_sort O processo de inclusão de pessoas com deficiência e a educação infantil: um estudo de caso na escola de educação básica- UFPB
author Gonzaga, Andrea Karla de Souza
author_facet Gonzaga, Andrea Karla de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araujo, Edineide Jezine Mesquita
http://lattes.cnpq.br/1294753264777570
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonzaga, Andrea Karla de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Deficiência
Educação Infantil
Inclusion
Disabilities
Early Childhood Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Inclusão
Deficiência
Educação Infantil
Inclusion
Disabilities
Early Childhood Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This paper aims to analyze as it is the process of inclusion of disabled pupils in BasicEducationSchool - UFPB; identify which conceptions of the coordinators and teachers of the institution on the inclusion of persons with disabilities in regular schools and what methods they employto promote the learning of students with disabilities.The research, qualitative, began to study literature on the subject of inclusion, seeking to recall the historical - of Special Education to Inclusive Education - as well as identifying public educational policies, standards and the laws governing quality educationfor all, and its applicability in regular schools, promoting the inclusion of students with disabilities.It presumes that a child with disabilities is an integral part of society and has skills to be developed.Was possible to detect the resistance and the struggle of teachers to develop a proposal for inclusive practices and initiatives for the awakening of the educational practices of inclusion, to promote cognitive development, social and emotional development of students with disabilities.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-17
2011-04-25
2015-05-07T15:10:10Z
2018-07-20T23:55:47Z
2018-07-20T23:55:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONZAGA, Andrea Karla de Souza. O processo de inclusão de pessoas com deficiência e a educação infantil: um estudo de caso na escola de educação básica- UFPB. 2010. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4962
identifier_str_mv GONZAGA, Andrea Karla de Souza. O processo de inclusão de pessoas com deficiência e a educação infantil: um estudo de caso na escola de educação básica- UFPB. 2010. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Educação
Programa de Pós Graduação em Educação
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Educação
Programa de Pós Graduação em Educação
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842892527894528