O processo de inclusão de pessoas com deficiência e a educação infantil: um estudo de caso na escola de educação básica- UFPB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4962 |
Resumo: | This paper aims to analyze as it is the process of inclusion of disabled pupils in BasicEducationSchool - UFPB; identify which conceptions of the coordinators and teachers of the institution on the inclusion of persons with disabilities in regular schools and what methods they employto promote the learning of students with disabilities.The research, qualitative, began to study literature on the subject of inclusion, seeking to recall the historical - of Special Education to Inclusive Education - as well as identifying public educational policies, standards and the laws governing quality educationfor all, and its applicability in regular schools, promoting the inclusion of students with disabilities.It presumes that a child with disabilities is an integral part of society and has skills to be developed.Was possible to detect the resistance and the struggle of teachers to develop a proposal for inclusive practices and initiatives for the awakening of the educational practices of inclusion, to promote cognitive development, social and emotional development of students with disabilities. |
id |
UFPB_b036991e1bfe6dfecfbcaf4b7d25776d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:tede/4962 |
network_acronym_str |
UFPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo de inclusão de pessoas com deficiência e a educação infantil: um estudo de caso na escola de educação básica- UFPBInclusãoDeficiênciaEducação InfantilInclusionDisabilitiesEarly Childhood EducationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis paper aims to analyze as it is the process of inclusion of disabled pupils in BasicEducationSchool - UFPB; identify which conceptions of the coordinators and teachers of the institution on the inclusion of persons with disabilities in regular schools and what methods they employto promote the learning of students with disabilities.The research, qualitative, began to study literature on the subject of inclusion, seeking to recall the historical - of Special Education to Inclusive Education - as well as identifying public educational policies, standards and the laws governing quality educationfor all, and its applicability in regular schools, promoting the inclusion of students with disabilities.It presumes that a child with disabilities is an integral part of society and has skills to be developed.Was possible to detect the resistance and the struggle of teachers to develop a proposal for inclusive practices and initiatives for the awakening of the educational practices of inclusion, to promote cognitive development, social and emotional development of students with disabilities.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEste trabalho tem como objetivo analisar como ocorre o processo de inclusão dos alunos com deficiência na Escola de Educação Básica - UFPB; identificar quais as concepções das coordenadoras e professoras da instituição sobre a inclusão de pessoas com deficiência na escola regular e quais as metodologias que empregam para a promoção das aprendizagens dos alunos com deficiência. A pesquisa, de caráter qualitativo, teve início com o estudo bibliográfico acerca da temática da inclusão, buscando rememorar a historicidade - da Educação Especial à Educação Inclusiva - bem como identificar as políticas públicas educacionais, as normas e as leis que regulamentam uma educação de qualidade para todos e a sua aplicabilidade na escola regular, promovendo a inclusão dos alunos com deficiência. Parte do pressuposto de que a criança com deficiência é parte integrante da sociedade e detém habilidades a serem desenvolvidas. Foi possível constatar a resistência e a luta das professoras para desenvolverem uma proposta de práticas inclusivas e as iniciativas para o despertar de práticas educacionais de inclusão, para promover o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos com deficiência.Universidade Federal da ParaíbaBREducaçãoPrograma de Pós Graduação em EducaçãoUFPBAraujo, Edineide Jezine Mesquitahttp://lattes.cnpq.br/1294753264777570Gonzaga, Andrea Karla de Souza2015-05-07T15:10:10Z2018-07-20T23:55:47Z2011-04-252018-07-20T23:55:47Z2010-09-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGONZAGA, Andrea Karla de Souza. O processo de inclusão de pessoas com deficiência e a educação infantil: um estudo de caso na escola de educação básica- UFPB. 2010. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4962porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T01:58:33Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/4962Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T01:58:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de inclusão de pessoas com deficiência e a educação infantil: um estudo de caso na escola de educação básica- UFPB |
title |
O processo de inclusão de pessoas com deficiência e a educação infantil: um estudo de caso na escola de educação básica- UFPB |
spellingShingle |
O processo de inclusão de pessoas com deficiência e a educação infantil: um estudo de caso na escola de educação básica- UFPB Gonzaga, Andrea Karla de Souza Inclusão Deficiência Educação Infantil Inclusion Disabilities Early Childhood Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O processo de inclusão de pessoas com deficiência e a educação infantil: um estudo de caso na escola de educação básica- UFPB |
title_full |
O processo de inclusão de pessoas com deficiência e a educação infantil: um estudo de caso na escola de educação básica- UFPB |
title_fullStr |
O processo de inclusão de pessoas com deficiência e a educação infantil: um estudo de caso na escola de educação básica- UFPB |
title_full_unstemmed |
O processo de inclusão de pessoas com deficiência e a educação infantil: um estudo de caso na escola de educação básica- UFPB |
title_sort |
O processo de inclusão de pessoas com deficiência e a educação infantil: um estudo de caso na escola de educação básica- UFPB |
author |
Gonzaga, Andrea Karla de Souza |
author_facet |
Gonzaga, Andrea Karla de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Araujo, Edineide Jezine Mesquita http://lattes.cnpq.br/1294753264777570 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonzaga, Andrea Karla de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Deficiência Educação Infantil Inclusion Disabilities Early Childhood Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Inclusão Deficiência Educação Infantil Inclusion Disabilities Early Childhood Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This paper aims to analyze as it is the process of inclusion of disabled pupils in BasicEducationSchool - UFPB; identify which conceptions of the coordinators and teachers of the institution on the inclusion of persons with disabilities in regular schools and what methods they employto promote the learning of students with disabilities.The research, qualitative, began to study literature on the subject of inclusion, seeking to recall the historical - of Special Education to Inclusive Education - as well as identifying public educational policies, standards and the laws governing quality educationfor all, and its applicability in regular schools, promoting the inclusion of students with disabilities.It presumes that a child with disabilities is an integral part of society and has skills to be developed.Was possible to detect the resistance and the struggle of teachers to develop a proposal for inclusive practices and initiatives for the awakening of the educational practices of inclusion, to promote cognitive development, social and emotional development of students with disabilities. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09-17 2011-04-25 2015-05-07T15:10:10Z 2018-07-20T23:55:47Z 2018-07-20T23:55:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GONZAGA, Andrea Karla de Souza. O processo de inclusão de pessoas com deficiência e a educação infantil: um estudo de caso na escola de educação básica- UFPB. 2010. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4962 |
identifier_str_mv |
GONZAGA, Andrea Karla de Souza. O processo de inclusão de pessoas com deficiência e a educação infantil: um estudo de caso na escola de educação básica- UFPB. 2010. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010. |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4962 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba BR Educação Programa de Pós Graduação em Educação UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba BR Educação Programa de Pós Graduação em Educação UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br |
_version_ |
1801842892527894528 |