Utilização de imagens mentais na prática diária de estudantes do bacharelado em violão da UFPB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Donoso, Pablo Pérez
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7492
Resumo: Music education has undergone a number of changes in recent centuries. These changes do not happen in isolation but interact and are interdependent events with another knowledge areas. Dominant paradigm in musical instrument teaching, since the establishment of music education model appeared at eighteenth century conservatorie, has roots in Newtonian-Cartesian thinking. Nowadays can be observed a change of mindset from almost all areas, is the rise of new paradigms fleeing from fragmentation, mechanization and mind-body dissolution that the old paradigm suggests, these new paradigms are heading to a holistic and integrative vision. The aim of this study was to observe and analyze imagery utilization in guitar student's daily practice, as it considered them a key component in these emerging paradigms. Data were gathered with three UFPB bachelor's guitar students. Were observed the student's study routines, data analysis gave the understanding of the current state of the relationship and interactions between knowledge of the cognitive sciences and the musical instrument teaching / learning process in our context today.
id UFPB_bb36ea28288423595046d9922c07d26e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/7492
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Utilização de imagens mentais na prática diária de estudantes do bacharelado em violão da UFPBimagens mentais; violão clássico; ensino e aprendizagem de instrumento; cognição musical;mental imagery; classical guitar; instrumental teaching and learning; musical cognition;ARTES::MUSICAMusic education has undergone a number of changes in recent centuries. These changes do not happen in isolation but interact and are interdependent events with another knowledge areas. Dominant paradigm in musical instrument teaching, since the establishment of music education model appeared at eighteenth century conservatorie, has roots in Newtonian-Cartesian thinking. Nowadays can be observed a change of mindset from almost all areas, is the rise of new paradigms fleeing from fragmentation, mechanization and mind-body dissolution that the old paradigm suggests, these new paradigms are heading to a holistic and integrative vision. The aim of this study was to observe and analyze imagery utilization in guitar student's daily practice, as it considered them a key component in these emerging paradigms. Data were gathered with three UFPB bachelor's guitar students. Were observed the student's study routines, data analysis gave the understanding of the current state of the relationship and interactions between knowledge of the cognitive sciences and the musical instrument teaching / learning process in our context today.A educação musical vem sofrendo uma série de mudanças nos últimos séculos. Essas mudanças não acontecem de forma isolada mas interagem e são interdependentes aos acontecimentos de outras áreas do conhecimento. O paradigma dominante no ensino de instrumento, desde a implantação do modelo de ensino de música surgido nos conservatórios do século XVIII, tem raízes no pensamento newtoniano-cartesiano. Na atualidade é possível observar uma mudança na forma de pensar de praticamente todas as áreas, é o surgimento de novos paradigmas que fogem da fragmentação e mecanização, da separação entre mente e corpo que sugere o paradigma antigo e se encaminham a uma visão holística e integradora. O objetivo desta pesquisa foi de observar e analisar a utilização de imagens mentais na prática diária de estudantes de violão, por considerá-las um componente fundamental desses paradigmas emergentes. Foram colhidos dados com três estudantes de violão do bacharelado em música da UFPB. Observaram-se as rotinas de estudo dos alunos e, a partir da análise dos dados, foi possível compreender o estado atual das relações e interações existentes entre o conhecimento das ciências cognitivas e o ensino/aprendizagem de instrumento no nosso contexto na atualidade.Universidade Federal da ParaíbaBrasilMúsicaPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFPBRafael, Maurílio José Albinohttp://lattes.cnpq.br/2250392373491187Donoso, Pablo Pérez2015-05-26T11:44:48Z2018-07-21T00:22:58Z2018-07-21T00:22:58Z2014-04-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDONOSO, Pablo Pérez. Utilização de imagens mentais na prática diária de estudantes do bacharelado em violão da UFPB. 2014. 104 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7492porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T01:35:32Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/7492Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T01:35:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de imagens mentais na prática diária de estudantes do bacharelado em violão da UFPB
title Utilização de imagens mentais na prática diária de estudantes do bacharelado em violão da UFPB
spellingShingle Utilização de imagens mentais na prática diária de estudantes do bacharelado em violão da UFPB
Donoso, Pablo Pérez
imagens mentais; violão clássico; ensino e aprendizagem de instrumento; cognição musical;
mental imagery; classical guitar; instrumental teaching and learning; musical cognition;
ARTES::MUSICA
title_short Utilização de imagens mentais na prática diária de estudantes do bacharelado em violão da UFPB
title_full Utilização de imagens mentais na prática diária de estudantes do bacharelado em violão da UFPB
title_fullStr Utilização de imagens mentais na prática diária de estudantes do bacharelado em violão da UFPB
title_full_unstemmed Utilização de imagens mentais na prática diária de estudantes do bacharelado em violão da UFPB
title_sort Utilização de imagens mentais na prática diária de estudantes do bacharelado em violão da UFPB
author Donoso, Pablo Pérez
author_facet Donoso, Pablo Pérez
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rafael, Maurílio José Albino
http://lattes.cnpq.br/2250392373491187
dc.contributor.author.fl_str_mv Donoso, Pablo Pérez
dc.subject.por.fl_str_mv imagens mentais; violão clássico; ensino e aprendizagem de instrumento; cognição musical;
mental imagery; classical guitar; instrumental teaching and learning; musical cognition;
ARTES::MUSICA
topic imagens mentais; violão clássico; ensino e aprendizagem de instrumento; cognição musical;
mental imagery; classical guitar; instrumental teaching and learning; musical cognition;
ARTES::MUSICA
description Music education has undergone a number of changes in recent centuries. These changes do not happen in isolation but interact and are interdependent events with another knowledge areas. Dominant paradigm in musical instrument teaching, since the establishment of music education model appeared at eighteenth century conservatorie, has roots in Newtonian-Cartesian thinking. Nowadays can be observed a change of mindset from almost all areas, is the rise of new paradigms fleeing from fragmentation, mechanization and mind-body dissolution that the old paradigm suggests, these new paradigms are heading to a holistic and integrative vision. The aim of this study was to observe and analyze imagery utilization in guitar student's daily practice, as it considered them a key component in these emerging paradigms. Data were gathered with three UFPB bachelor's guitar students. Were observed the student's study routines, data analysis gave the understanding of the current state of the relationship and interactions between knowledge of the cognitive sciences and the musical instrument teaching / learning process in our context today.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-24
2015-05-26T11:44:48Z
2018-07-21T00:22:58Z
2018-07-21T00:22:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DONOSO, Pablo Pérez. Utilização de imagens mentais na prática diária de estudantes do bacharelado em violão da UFPB. 2014. 104 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7492
identifier_str_mv DONOSO, Pablo Pérez. Utilização de imagens mentais na prática diária de estudantes do bacharelado em violão da UFPB. 2014. 104 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Música
Programa de Pós-Graduação em Música
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Música
Programa de Pós-Graduação em Música
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842913097809920