O uso de scordatura para a execução no violão de obras compostas para alaúde barroco : transcrição e exemplos extraídos da obra de Silvius Leopold Weiss
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/10557 |
Resumo: | Este trabalho visa analisar os problemas envolvidos na transcrição para o violão de obras compostas para alaúde barroco. São discutidas as diferenças entre os dois instrumentos relacionados à notação, número de cordas e afinação. É também apresentado um histórico do uso de scordatura nos diversos instrumentos de corda. São analisadas as características idiomáticas da música composta para alaúde barroco e as maneiras de adapta-las ao violão, propondo-se a utilização de afinação que reproduz no violão a relação intervalar das cordas do alaúde. Por fim é apresentada uma transcrição da Suíte XIII em Ré Maior, de S. L. Weiss, originalmente composta para alaúde barroco. |
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Borges, Rafael GarciaWolff, Daniel2007-08-30T05:13:13Z2007http://hdl.handle.net/10183/10557000598714Este trabalho visa analisar os problemas envolvidos na transcrição para o violão de obras compostas para alaúde barroco. São discutidas as diferenças entre os dois instrumentos relacionados à notação, número de cordas e afinação. É também apresentado um histórico do uso de scordatura nos diversos instrumentos de corda. São analisadas as características idiomáticas da música composta para alaúde barroco e as maneiras de adapta-las ao violão, propondo-se a utilização de afinação que reproduz no violão a relação intervalar das cordas do alaúde. Por fim é apresentada uma transcrição da Suíte XIII em Ré Maior, de S. L. Weiss, originalmente composta para alaúde barroco.The aim of the present work is to analyze the problems involved in transcribing for guitar works originally composed for the baroque lute. The differences between the two instruments regarding notation, number of strings and tuning are discussed, followed by an overview of the use of scordatura in a variety of plucked instruments. The idiomatic characteristics of the music written for the Baroque lute and the possibility to adapt them to the guitar are analyzed. Finally, a guitar transcription of the Suíte XIII in D Major, by S. L. Weiss, originally written to the baroque lute, is presented.application/pdfporViolão : TécnicaAlaúde : Instrumentos de cordaViolão : Alaúde barrocoScordatura : Instrumentos de cordaViolão : Transcrição musicalClassical guitarBaroque luteScordaturaTranscriptionO uso de scordatura para a execução no violão de obras compostas para alaúde barroco : transcrição e exemplos extraídos da obra de Silvius Leopold Weissinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2007doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000598714.pdf000598714.pdfTexto completoapplication/pdf6300750http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10557/1/000598714.pdff6231603cf0f4397522394056bb2d3f5MD51TEXT000598714.pdf.txt000598714.pdf.txtExtracted Texttext/plain66761http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10557/2/000598714.pdf.txt37815dc82703293bc189724ffc2870bcMD52THUMBNAIL000598714.pdf.jpg000598714.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1078http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10557/3/000598714.pdf.jpgdb9d37650f4484bb3ee327ec71143cd4MD5310183/105572018-10-05 07:45:47.897oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10557Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T10:45:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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