Ensino religioso, representações sociais e formação docente: implicações sobre o processo de atuação do professor de ensino religioso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19872 |
Resumo: | We discuss about the social representations about teacher education and its importance to a healthy practice in religious education, directly influencing the stance taken by their teachers, and thus reaching the worldview of the students with whom they relate. We seek to start reporting the historical trajectory of Religious Education and the various changes over time in relation to the concept of Teacher Education, following the challenges relevant to teachers of Religious Education, seeking to know them through the Social Representations, understanding how the same in spite of dealing directly with common sense socially constructed, reveal the possible intentions we have about our stance against the religious education teacher and our degree of involvement in it. |
id |
UFPB_be7f999b41189810d3111f65c769f6b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/19872 |
network_acronym_str |
UFPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino religioso, representações sociais e formação docente: implicações sobre o processo de atuação do professor de ensino religiosoEnsino religiosoFormação docenteRepresentações sociaisReligious educationTeacher trainingSocial representationsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAWe discuss about the social representations about teacher education and its importance to a healthy practice in religious education, directly influencing the stance taken by their teachers, and thus reaching the worldview of the students with whom they relate. We seek to start reporting the historical trajectory of Religious Education and the various changes over time in relation to the concept of Teacher Education, following the challenges relevant to teachers of Religious Education, seeking to know them through the Social Representations, understanding how the same in spite of dealing directly with common sense socially constructed, reveal the possible intentions we have about our stance against the religious education teacher and our degree of involvement in it.NenhumaAbordamos acerca das Representações Sociais sobre formação docente e sua importância para uma prática sadia no Ensino Religioso, influenciando diretamente na postura assumida por seus professores, e consequentemente alcançando a visão de mundo dos discentes com quem se relacionam. Buscamos iniciar relatando a trajetória histórica do Ensino Religioso e das várias mudanças ocorridas ao longo do tempo com relação ao conceito de Formação Docente, seguindo para os desafios pertinentes aos professores de Ensino Religioso, procurando conhecê-los por meio das Representações Sociais, entendendo o quanto as mesmas, apesar de lidar diretamente com o senso comum socialmente construído, revelam as possíveis intenções que temos acerca da nossa postura docente frente ao Ensino Religioso e o nosso grau de comprometimento nisso.Universidade Federal da ParaíbaBrasilCiência das ReligiõesPrograma de Pós-Graduação em Ciências das ReligiõesUFPBSilva, Marinilson Barbosa dahttp://lattes.cnpq.br/9320767757082850Firmino, Girleine de Mélo Andrade2021-03-26T19:44:06Z2020-02-052021-03-26T19:44:06Z2012-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19872porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2021-06-25T00:28:22Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/19872Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2021-06-25T00:28:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino religioso, representações sociais e formação docente: implicações sobre o processo de atuação do professor de ensino religioso |
title |
Ensino religioso, representações sociais e formação docente: implicações sobre o processo de atuação do professor de ensino religioso |
spellingShingle |
Ensino religioso, representações sociais e formação docente: implicações sobre o processo de atuação do professor de ensino religioso Firmino, Girleine de Mélo Andrade Ensino religioso Formação docente Representações sociais Religious education Teacher training Social representations CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
title_short |
Ensino religioso, representações sociais e formação docente: implicações sobre o processo de atuação do professor de ensino religioso |
title_full |
Ensino religioso, representações sociais e formação docente: implicações sobre o processo de atuação do professor de ensino religioso |
title_fullStr |
Ensino religioso, representações sociais e formação docente: implicações sobre o processo de atuação do professor de ensino religioso |
title_full_unstemmed |
Ensino religioso, representações sociais e formação docente: implicações sobre o processo de atuação do professor de ensino religioso |
title_sort |
Ensino religioso, representações sociais e formação docente: implicações sobre o processo de atuação do professor de ensino religioso |
author |
Firmino, Girleine de Mélo Andrade |
author_facet |
Firmino, Girleine de Mélo Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Marinilson Barbosa da http://lattes.cnpq.br/9320767757082850 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Firmino, Girleine de Mélo Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino religioso Formação docente Representações sociais Religious education Teacher training Social representations CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
topic |
Ensino religioso Formação docente Representações sociais Religious education Teacher training Social representations CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
description |
We discuss about the social representations about teacher education and its importance to a healthy practice in religious education, directly influencing the stance taken by their teachers, and thus reaching the worldview of the students with whom they relate. We seek to start reporting the historical trajectory of Religious Education and the various changes over time in relation to the concept of Teacher Education, following the challenges relevant to teachers of Religious Education, seeking to know them through the Social Representations, understanding how the same in spite of dealing directly with common sense socially constructed, reveal the possible intentions we have about our stance against the religious education teacher and our degree of involvement in it. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-31 2020-02-05 2021-03-26T19:44:06Z 2021-03-26T19:44:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19872 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19872 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Ciência das Religiões Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Ciência das Religiões Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br |
_version_ |
1801842972456648704 |